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dc.creatorKitor, Glauber Luciano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081685655117041por
dc.contributor.advisor1Melquíades, Fábio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8539939787669526por
dc.date.accessioned2017-03-09T17:03:02Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationKitor, Glauber Luciano. FEIRAS DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE CANTAGALO - PR. 2016. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/560-
dc.description.resumoO presente estudo foi desenvolvido no Colégio Estadual Olavo Bilac – Ensino fundamental e Médio, situado no município de Cantagalo – Paraná, no ano de 2014 e teve como elementos propulsores algumas aulas com seminários sobre temas de Física e aulas com experimentos demonstrados pelo professor, nos anos de 2010 e 2011. A partir disso, surgiu a ideia de solicitar aos estudantes que pesquisassem e desenvolvessem um pequeno projeto para ser apresentado nas aulas de Física. A qualidade de algumas apresentações, que incluem uma produção e/ou procedimento experimental, despertou a ideia de realizar uma mostra científica na escola. A primeira feira foi realizada em 2012, a partir da reunião pedagógica. O objetivo deste estudo foi relatar a realização de uma Feira de Conhecimentos em todas as suas etapas. Além disso, foi investigar, através de uma abordagem interpretativa, se as atividades de pesquisa realizadas pelos estudantes, sob orientação dos professores, socializadas através das Feiras de Conhecimentos, contribuíam para melhorar o aprendizado em Física. Adicionalmente, foi elaborado um Guia de Instruções para Realização de Feiras de Conhecimentos na Educação Básica. Assim sendo, foi realizado um estudo de caso dessas Feiras, que se iniciou com um levantamento do perfil social, econômico, político, cultural e concepção de pesquisa dos estudantes. Foram entrevistados 49 dos 1600 estudantes, o que perfaz uma amostra de 3%. Em seguida, foram realizadas algumas atividades de ensaio para a Feira de Conhecimentos, a partir das quais foram elaborados um pré-teste e um pós-teste de conhecimentos, sendo o último aplicado aproximadamente 1 mês após as práticas, para verificar se houve aprendizagem dos conhecimentos formais. Houve evolução conceitual nas duas turmas pesquisadas, sendo que a turma que apresentou um resultado melhor no pré-teste obteve uma taxa de variação maior no rendimento. Foi realizada uma avaliação dos projetos e da apresentação dos mesmos, para avaliar outras formas de conhecimento adquiridos pelos participantes. Além disso, foi realizada uma entrevista de satisfação direcionada a todos os participantes e visitantes, sendo educadores, estudantes e pais e responsáveis por alunos. A grande maioria aprovou a realização de Feiras de Conhecimentos na Educação Básica, sendo essa aprovação unânime entre os professores. O maior ganho em conhecimento ocorreu durante as atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes, sob orientação do professor. Além da maior interação entre ambos, ocorreu uma maior busca de conhecimentos para resolver os problemas concernentes ao projeto que se estava desenvolvendo. O Guia de instruções foi disponibilizado para Diretores e Equipes Pedagógicas de duas escolas, os quais consideraram o guia adaptável e/ou aplicável à realidade das respectivas instituições.por
dc.description.abstractThis study was developed in the State College Olavo Bilac - Fundamental and High School in municipality of Cantagalo – Paraná in 2014 and had as thruster elements some classes with seminars on topics of physics, and classes with experiments demonstrated by the teacher in the years 2010 and 2011. From this came the idea to ask to the students researching and developing a small project to be presented in Physics classes. The quality of some performances, including a production and / or experimental procedure, raised the idea of holding a scientific fair at school. The first Fair was held in 2012, from the pedagogical meeting. The objective of this study was to report the realization of a Knowledge Fair in all its stages. Furthermore, the intention was to investigate if, through an interpretative approach, the research activities carried out by students under the guidance of their teachers and socialized by Knowledge Fairs, contributed to improve learning in Physics. Additionally, was created a Instructions Guide to Fairs on the Basic Education. A case study was conducted of these Fairs, which began with a survey of the social, economic, political and cultural profiles, and understanding of studentes about research activity. It were interviewed 49 of 1600 students, which amounts to a sample of 3%. Then, there were some activities assay for Fair knowledge, from which have developed a pre-test and post-test knowledge, the later being applied about 1 month after the practices to see if there was learning formal knowledge. There were conceptual evolution in both groups surveyed, and the group that presented a better result in the pre-test obtained a higher growth rate in yield. An evaluation of projects and submission of applications was conducted to evaluate other forms of knowledge acquired by the participants. Furthermore, a satisfaction interview was conducted directed to all participants and visitors, being educators, students and parents of students. The vast majority approved the holding of Knowledge Fairs on Basic Education, which was unanimous approval among teachers. The biggest knowledge gain occured during the practical activities developed by the students, under teacher guidance. In addition to increased interaction between both, there is a greater gain of knowledge pursuit to solve problems concerning the project that is being developed. The Instructions Guide to fairs was made available to Directors and Pedagogical Teams from two schools, which considered an adaptive and applicable guide to the reality of the respective institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-09T17:03:01Z No. of bitstreams: 1 PR GLAUBER LUCIANO KITOR.pdf: 1118650 bytes, checksum: 51dfba87ffecd917954cc59090f91ae9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-09T17:03:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR GLAUBER LUCIANO KITOR.pdf: 1118650 bytes, checksum: 51dfba87ffecd917954cc59090f91ae9 (MD5) Previous issue date: 2016-02-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1567/PR%20GLAUBER%20LUCIANO%20KITOR.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFeiras de Ciênciaspor
dc.subjectMostra Científicapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectScience Fairseng
dc.subjectScience Showseng
dc.subjectexperimentationeng
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleFEIRAS DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE CANTAGALO - PRpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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