Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Padilha, Viviane Bertuol Pietreski | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7296272206652138 | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Sandro Aparecido dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1921374048453380 | por |
dc.date.accessioned | 2017-03-08T14:07:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-23 | - |
dc.identifier.citation | Padilha, Viviane Bertuol Pietreski. USO DAS TICS NO ENSINO DA TEMÁTICA ECOLOGIA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2016. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR . | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/551 | - |
dc.description.resumo | Hoje em dia encontramos alunos inquietos e desinteressados em salas de aula, e que possuem acesso às tecnologias em seu meio social. Procuramos aproximar essa realidade na busca do conhecimento, valorizando o conteúdo científico trabalhado e incentivando os alunos na participação ativa das aulas de ciências. Desenvolvemos uma proposta com a perspectiva de utilizar recursos diferenciados da metodologia tradicional. O objetivo foi facilitar a aprendizagem significativa na abordagem de conceitos que envolvem a temática ecologia: seres vivos, seres não vivos, cadeia alimentar e fotossíntese, para o 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Floriano Peixoto, Laranjeiras do Sul – PR. Procuramos desenvolver o respeito aos seres vivos e ao ecossistema onde vivem, a valorização da diversidade da vida e reconhecer a intrincada rede que ocorre nos ecossistemas naturais. Buscamos referenciar organizadores prévios, mapas conceituais, tecnologias da informação e comunicação na educação e a teoria da Aprendizagem Significativa. Utilizamos a pesquisa qualitativa na forma de pesquisa-ação. Para alcançar os objetivos propostos realizamos atividades que envolveram a utilização de um filme comercial como organizador prévio sobre o tema ecologia, atividades escritas de interpretação do filme, atividades que envolvem o uso de tecnologias disponíveis na web como pesquisas bibliográficas, jogos e simuladores e o uso de vídeos e mapas conceituais. As técnicas de coletas de dados se basearam na aplicação de um diagnóstico preliminar sobre tecnologia, de um pré e pós-teste sobre ecologia, e uma prova escrita, na participação dos alunos nas atividades, nas discussões e nos seminários. A análise dos dados permitiu verificar que os alunos utilizam as tecnologias em seu cotidiano, mas muito pouco para os estudos. Constatamos o desenvolvimento, a motivação e interação dos alunos da turma experimental numa perspectiva de aprendizagem significativa, por meio dos avanços ocorridos no rendimento escolar, na organização de respostas completas e consistentes e na construção de mapas conceituais coerentes com o conteúdo trabalhado. | por |
dc.description.abstract | In viewing the classrooms, we found restless and disinterested students, who have access to technology in their social environment. We tried to approximate this reality in search of knowledge, valuing the scientific content by working and encouraging students in active participation in science classes. For that, we developed a proposal with the perspective of using different resources than the traditional methodology. The aiming was to facilitate meaningful learning in the approach of concepts involving the ecological theme, in the concepts of living beings, not living beings, food chain and photosynthesis, for the 6th graders of Floriano Peixoto State Elementary School, Laranjeiras do Sul - PR. The respect for living beings and their ecosystem, the appreciation of life diversity and recognition of intricate network which exists in natural ecosystems were themes developed in classroom. In this study we applied previous organizers, concept maps, information and communication technologies, as well as the theory of meaningful learning for education. A methodological approach was the action research method type of qualitative research. To achieve our goals, activities were performed along the use of a commercial film as a previous organizer about the ecological theme, written interpretative activities about the movie, activities involving the use of technologies available on the web as literature searches, games and simulators and the use of video concept maps. The data collection techniques were based on application of preliminary technology diagnosis, pre and post-test about ecology, written tests, student’s participating in activities, discussions and seminars. Data analysis allowed us to verify that students use commonly the technology in their daily lives, but very little in their studies. We noticed the development, motivation and interaction of students from experimental class through a significant learning perspective likewise the improvement of school performance, organization of complete and consistent answers and construction of consistent concept maps related to worked content. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-08T14:07:12Z No. of bitstreams: 1 PR VIVIANE BERTUOL PIETRESKI PADILHA.pdf: 3063843 bytes, checksum: 82b5628a1556bec04e84eab4760cb8bd (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-08T14:07:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR VIVIANE BERTUOL PIETRESKI PADILHA.pdf: 3063843 bytes, checksum: 82b5628a1556bec04e84eab4760cb8bd (MD5) Previous issue date: 2016-11-23 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1663/VIVIANE%20BERTUOL%20PIETRESKI%20PADILHA.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1665/Produto%20Educacional_viviane.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Biologia | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Matemática | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Química | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Física | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | tecnologia da informação e comunicação | por |
dc.subject | ecologia | por |
dc.subject | ensino de ciências | por |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.subject | information technology and communication | eng |
dc.subject | ecology | eng |
dc.subject | science teaching | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.title | USO DAS TICS NO ENSINO DA TEMÁTICA ECOLOGIA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | por |
dc.title.alternative | Using of ICT’s on Ecology Teaching Content on Perspective of Meaningful Learning | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIVIANE BERTUOL PIETRESKI PADILHA.pdf | Viviane Bertuol Pietreski Padilha | 3,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto Educacional_viviane.pdf | “O FILME E A WEB NO ENSINO DE CONCEITOS DE ECOLOGIA” SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 3,41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.