Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/519
Tipo do documento: Dissertação
Título: GRUPOS DE PODER E TERRITÓRIO: OS SUÁBIOS DO DANÚBIO, SEGREGAÇÃO E COOPERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-SUL DO PARANÁ
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Boschiero, Gilson Aparecido 
Primeiro orientador: Silva, Márcia da
Resumo: Este trabalho busca compreender como os suábios do Danúbio, imigrantes do leste europeu (Iugoslávia, Hungria e Romênia) se constituem como grupo de poder político-econômico e a contribuição destes para o desenvolvimento da região de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. Os suábios do Danúbio foram expulsos do sudeste da Europa para viver em campos de refugiados na Áustria após a Segunda Guerra Mundial. Em decorrência, 500 famílias inscreveram-se em um projeto que visava a criação de uma cooperativa agrícola no Brasil a partir de incentivos governamentais. Com a chegada ao Brasil fundaram a Cooperativa Agrária em 1951. Em termos de procedimentos metodológicos o trabalho foi elaborado a partir da investigação qualitativa obtida pela coleta de dados documentais sobre a cooperativa, a vida cultural e político-econômica dos imigrantes, dados secundários de órgãos institucionais e entrevistas. Como resultados podemos afirmar que a instalação do grupo contribuiu/cooperou economicamente para o município, mas não de forma homogênea, com a implantação de novas técnicas agrícolas e com a criação de postos de trabalho. Por outro lado, o assentamento dos suábios resultou em um processo de segregação territorial e na intensa valorização da tradição e cultura germânicas.
Abstract: The proposal of this research was to comprehend how the Danube Swabians, immigrants from Eastern Europe (Yugoslavia, Hungary and Romania) are constituted as a political and economic power group and the contribution of this group to the development of the region of Guarapuava, in south-central Paraná, Brazil. The Danube Swabians were expelled from southeastern Europe to live in refugee camps in Austria after the Second World War. As a result, 500 families enrolled in a project that aimed to create an agricultural cooperative in Brazil with governmental incentives. After their arrival in Brazil, they founded Cooperativa Agrária in 1951. In terms of methodological procedures, the investigation was based on qualitative research obtained by collecting documentary data about the cooperative, the cultural, political and economic life of the immigrants, institutions secondary data and interviews. As a result, we found that the installation of that group contributed/cooperated economically with the county, but not homogeneously, with the implementation of new farming techniques and the jobs creation. In the other hand, the settlement of the Swabians resulted in a process of territorial segregation and in an intense self-appreciation of Germanic traditions and culture.
Palavras-chave: Território
grupos de poder
cooperação
segregação
desenvolvimento local/regional
Territory
power groups
cooperation
segregation
local / regional development
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado)
Citação: BOSCHIERO, Gilson Aparecido. GRUPOS DE PODER E TERRITÓRIO: OS SUÁBIOS DO DANÚBIO, SEGREGAÇÃO E COOPERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-SUL DO PARANÁ. 2014. 209 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/519
Data de defesa: 11-Abr-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR GILSON APARECIDO BOSCHIERO.pdf5,34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.