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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/280
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | INSERÇÃO DA QUÍMICA VERDE EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE GRADUAÇÃO |
Título(s) alternativo(s): | Insertion of green chemistry in undergraduate experimental activities |
Autor: | Hrysyk, Angélica de Sousa |
Primeiro orientador: | Takata, Neide Hiroko |
Primeiro coorientador: | Fujiwara, Sérgio Toshio |
Resumo: | Para se planejar ou reformular rotas sintéticas de tal forma a torná-las menos, ou nada, contaminantes, a Química Verde (QV) estabelece doze princípios básicos que norteiam o planejamento de sínteses. Dessa forma, neste trabalho foram aplicados oito dos princípios da QV em alguns procedimentos experimentais das disciplinas de Química Analítica Qualitativa e Química Orgânica. Na disciplina de Química Analítica para o experimento de determinação do grupo do cobre (chumbo, cádmio, cobre, mercúrio e bismuto) foi proposta uma metodologia alternativa, esse grupo foi trabalhado de forma teórica, onde os alunos acompanham todas as etapas do experimento por fotos passo-a-passo do experimento, os demais roteiros que não envolvem metais de difícil descarte (como, por exemplo, cálcio, potássio, magnésio, ferro, entre outros) são executados normalmente. Na disciplina de Química Orgânica trabalhou-se com o experimento de síntese e caracterização do butanal. Usualmente, obtêm-se o produto butanal a partir da oxidação do butanol utilizando a solução sulfocrômica (K2Cr2O7/H2SO4) que contém o cromo VI, considerado nocivo. Neste trabalho este foi substituído por uma solução oxidante sulfopermangânica (KMnO4/H2SO4). Foi também utilizada a mistura de hipoclorito de sódio em meio ácido, considerado um agente oxidante "verde", para obtenção do butanal e da butanona, a partir do butanol e butan-2-ol, respectivamente. Para minimizar a formação de resíduos, na preparação da acetanilida e dibenzalacetona, a quantidade de reagentes foi reduzida significativamente (experimento em microescala). O cálculo de eficiência atômica foi aplicada no experimento de nitração da acetanilida. As atividades propostas contemplam a maioria dos princípios propostos pela QV, demonstrando que, através de pequenas iniciativas é possível inserir a QV nas disciplinas do curso de Química. |
Abstract: | To plan or reformulate synthetic routes so as to make them less, or nothing, contaminants, Green Chemistry provides twelve basic principles that guide the planning of syntheses. Thus, this study applied the eight principles of Green Chemistry in some experimental procedures of the disciplines of Qualitative Analytical Chemistry and Organic Chemistry. In the discipline of analytical chemistry experiment for the determination of the group of copper (lead, cadmium, copper, mercury and bismuth) proposed an alternative methodology, this group was working in a theoretical way, where students follow all steps of the experiment for photos the experiment, other routes not involving discard of difficult metals (eg, calcium, potassium, magnesium, iron, etc.) are performed normally. In the discipline of Organic Chemistry worked with the experimental synthesis and characterization of butanal. Usually, one obtains the butanal product from the oxidation of butanol using K2Cr2O7/H2SO4 solution containing chromium VI considered harmful. In this work this was replaced by an oxidizing solution KMnO4/H2SO4. It was also used a mixture of sodium hypochlorite in acid medium, an oxidizing agent considered "green" for obtaining butanal and butanone from the butanol and butan-2-ol, respectively. To minimize the formation of residues, in the preparation of acetanilide and dibenzalacetona, the quantity of reagents was greatly reduced (in microscale experiment). The efficiency calculation was applied to the atomic experiment nitration of acetanilide. Proposed activities include most of the principles proposed by Green Chemistry, demonstrating that through small initiatives can enter the Green Chemistry in the discipline of chemistry course. |
Palavras-chave: | Química Verde Ensino de Química Green Chemistry Chemistry Teaching |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química (Mestrado) |
Citação: | HRYSYK, Angélica de Sousa. INSERÇÃO DA QUÍMICA VERDE EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE GRADUAÇÃO. 2012. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/280 |
Data de defesa: | 1-Jan-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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