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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/224
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | INTERDISCIPLINARIDADE EM ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF): ESTUDO NA CIDADE-SEDE DA 4ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ |
Título(s) alternativo(s): | não consta |
Autor: | Schmitt, Vania |
Primeiro orientador: | Novello, Daiana |
Primeiro coorientador: | Carraro, Emerson |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho foi diagnosticar e promover o conhecimento sobre a interdisciplinaridade nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade-sede da 4ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, a cidade de Irati. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), visando obter as informações sobre o número de unidades com equipes de ESF na cidade. Após esta etapa, foi aplicado um questionário validado para diagnosticar a interdisciplinaridade nas unidades. Uma ação educativa interdisciplinar foi realizada por meio da metodologia da roda de conversa e auxílio de um álbum seriado, a qual visava aumentar o conhecimento de informações conceituais sobre o trabalho interdisciplinar. Para verificar os resultados obtidos com esta ação educativa, foi aplicado um questionário validado para analisar a satisfação dos participantes em relação à intervenção. Para análise estatística foram utilizados os testes de qui-quadrado e exato de Fisher, além da regressão logística para avaliar a associação das variáveis e o entendimento da existência do trabalho interdisciplinar nas equipes. Participaram da pesquisa 41 indivíduos de uma população total de 44 profissionais cadastrados no CNES. Observou-se que apesar da maioria (87,8%) dos profissionais afirmar a existência do trabalho interdisciplinar, não houve diferença estatística entre as variáveis avaliadas. No entanto, em relação ao conhecimento prévio sobre o tema abordado na ação educativa, constatou-se que os profissionais de nível superior possuem maior entendimento sobre o assunto que os de nível médio/ técnico (p=0,012). A ação educativa apresentou avaliação positiva pelos participantes, porém, ressaltaram que as informações recebidas teriam contribuição mediana em sua atuação profissional, devido a algumas dificuldades apontadas: falta de profissionais e de capacitações nas equipes sobre o trabalho interdisciplinar. Conclui-se que, no geral, os profissionais avaliados relatam ter conhecimento sobre o trabalho interdisciplinar, além de afirmarem realizar esta prática apesar das dificuldades relatadas. Sugere-se que novas ações governamentais sejam realizadas com intuito de ampliar as equipes e promover ações de educação em saúde. |
Abstract: | The main objective of this study was to diagnose and promote knowledge about interdisciplinary teams in the Family Health Strategy (FHS) for the host city of theth4 Regional Paraná State Health, the city of Irati. It was performed a bibliometric research in National Register of Health Establishments (NRHE), in order to obtain the information about the number of units with FHS teams in the city. After this step, a questionnaire was applied validated to diagnose the interdisciplinarity in the units. An interdisciplinary educational action was carried out by means of the methodology of the wheel of conversation and a album show, which aimed to increase knowledge of conceptual information about interdisciplinary work. To verify the results obtained with this educational activity, a questionnaire was applied validated to analyze the satisfaction of participants in relation to the intervention. For statistical analysis we used the chi-square and Fisher exact test, apart from logistic regression to assess the Association of variables and understanding of interdisciplinary work in teams. Forty-one individuals participated in the research of a total population of 44 professionals registered in the NRHE. It was observed that although the majority (87.8%) of professionals assert the existence of interdisciplinary work, there was no statistical difference between the evaluated variables. However, in relation to prior knowledge on the topic discussed in educational activity, it was found that the top-level professionals have greater understanding about the subject that the middle-level technical (p=0.012). The educational action presented positive evaluation by participants, however, stressed that the information received would have median contribution in their professional activity, due to some difficulties pointed out: lack of professional skills in interdisciplinary work teams. It is concluded that, overall, the professionals evaluated report having knowledge about the interdisciplinary work, in addition to claiming this practice despite the difficulties reported. It is suggested that new governmental actions are carried out in order to extend the teams and promote health education initiatives. |
Palavras-chave: | Atenção básica Saúde pública Saúde da família Primary Care Public Health Family Health |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Saúde de Irati |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar) |
Citação: | SCHMITT, Vania. INTERDISCIPLINARIDADE EM ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF): ESTUDO NA CIDADE-SEDE DA 4ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ. 2015. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/224 |
Data de defesa: | 25-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado) |
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