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dc.creatorMatos, Larissa Aparecida Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2558292699995224por
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Paulo Rogério Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1559766893291724por
dc.contributor.advisor-co1Banczek, Everson do Prado-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7523573139592166por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:11:25Z-
dc.date.available2014-06-13-
dc.date.issued2013-12-18-
dc.identifier.citationMATOS, Larissa Aparecida Corrêa. Corrosion study of ferrous alloys in diesel and biodiesel. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Biocombustiveis) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/21-
dc.description.resumoO biodiesel é um combustível renovável, capaz de auxiliar na redução das emissões de gases poluentes para a atmosfera. O biocombustível, no entanto é passível de contaminação por água, traços de metais, microorganismos e outras impurezas, que alteram as propriedades iniciais do combustível. A utilização de biodiesel deteriorado implica no contato deste com peças e estruturas metálicas dos sistemas automotivos e de armazenamento, que pode ocasionar a corrosão. A corrosão em combustíveis é de difícil determinação direta, devido as condutividades necessárias para aplicação do método eletroquímico convencional. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia indireta para a o estudo da corrosão de metais expostos a combustíveis e biocombustíveis, por meio da imersão do metal por determinado período no combustível e posterior imersão em um eletrólito forte para obtenção dos parâmetros eletroquímicos. Amostras de aço carbono SAE 1010 e de aço inoxidável AISI 304 foram imersas em amostras de diesel e biodiesel na ausência e presença de E. coli, a 30°C. Ensaios eletroquímicos foram realizados após a imersão por 10 dias no combustível. Os resultados indicam que tanto aço carbono quanto o aço inoxidável são atacados pelos combustíveis e que o microrganismo acelera o processo corrosivo. A presença de metal catalisa as reações de auto-oxidação do biodiesel. Para o aço inoxidável, o diesel foi mais corrosivo que as variedades de biodiesel estudadas, enquanto que para o aço carbono o biodiesel mixer mostrou-se mais corrosivo que diesel. Na presença do microorganismo, as variedades de biodiesel estudadas mostraram-se mais corrosivas que o diesel mineral.por
dc.description.abstractBiodiesel is an renewable fuel, that can help reduce emissions of greenhouse gases to atmosphere. The biofuel, however, is prone to contamination by water, metals, microorganisms and other impurities that can change the initial properties of the fuel. The contact of damaged fuel with automotive systems and storage tanks can cause corrosion. Determination of corrosion by fuels and biofuels direct is difficulted by the conductivity necessary to use the conventional electrochemical method. Therefore, it is proposed to study the corrosion of metals exposed to fuel and biofuel by indirect method, by immersing the metal on the fuel for a period and then immerse it on a strong electrolyte to obtain the electrochemical parameter. Samples of carbon steel SAE 1010 and stainless steel AISI 304 were immersed in biodiesel and diesel samples in presence and absence of E. coli, at 30°C. Electrochemical measures were realized after 10 days of immersion. The results indicate that both carbon steel and stainless steels are damaged by the fuels and that the microorganism accelerates the corrosive process. The metal`s presence accelerates the auto-oxidation of biodiesel. For stainless steel, diesel was more corrosive than the varieties of biodiesel studied, while for carbon steel, biodiesel mixer was more corrosive than diesel. In microorganism presence, the varieties of biodiesel studied were more corrosive than mineral diesel.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:11:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR LARISSA MATOS.pdf: 7393680 bytes, checksum: 8286708c19ea627368c470abf1de0ef6 (MD5) Previous issue date: 2013-12-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/554/PR%20LARISSA%20MATOS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Bioenergia (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaço carbono SAE 1010por
dc.subjectaço inoxidável AISI 304por
dc.subjectEscherichia colipor
dc.subjectbiocombustívelpor
dc.subjectcarbon steel SAE 1010eng
dc.subjectstainless steel AISI 304eng
dc.subjectEscherichia colieng
dc.subjectbiofueleng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleEstudo da corrosão de ligas ferrosas em diesel e biodieselpor
dc.title.alternativeCorrosion study of ferrous alloys in diesel and biodieseleng
dc.typeDissertaçãopor
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