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dc.creatorCandido, Eliton Eduardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490337183805138por
dc.contributor.advisor1Xavier, César Rey-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3089810988505514por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:13:02Z-
dc.date.available2016-02-12-
dc.date.issued2015-11-05-
dc.identifier.citationCANDIDO, Eliton Eduardo. MESTIÇAGEM, ETNIA e INTERCULTURALIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES INTERRACIAIS NA SOCIEDADE IRATIENSE. 2015. 155 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/219-
dc.description.resumoO Brasil é conhecido internacionalmente, desde meados do século XIX, como o país da mistura de raças e desde então, autores dos mais variados ramos das ciências e dos mais variados locais do mundo realizam estudos contra e a favor desta mestiçagem. Nesta pesquisa estudamos a mestiçagem, acreditando que escrever sobre esse tema é escrever sobre como é ser brasileiro e sobre a identidade nacional. A mestiçagem como fator identitário do povo brasileiro ganha dimensões culturais, antropológicas, psicológicas e sociais, pois envolve todos os aspectos da vida cotidiana do brasileiro, suas crenças, seus saberes, sua forma de relacionar-se com o mundo concreto e abstrato e com a forma de ser diferente dos outros povos. Entendemos que a mestiçagem não é natural, ela foi e ainda é um projeto político com bases racistas, e que o dispositivo da mestiçagem no Brasil sempre teve como ponto de partida a superioridade da raça e cultura branca, europeia, sobre as outras raças e culturas, africanas e indígenas. Desta forma, a mestiçagem deve ser vista como um fato histórico, com suas contradições, conflitos e potencialidades. Os principais estudos sobre a mestiçagem no Brasil ocuparam-se de discutir as relações entre negros, brancos, indígenas e seus pontos positivos ou negativos tomando como base a existência de uma hierarquia entre as raças. Nosso desafio aqui é discutir a mestiçagem, também entre os descendentes de europeus, no nosso caso ucraniano e polonês, mostrando que a mesma envolveu todas as raças e etnias que se encontram em nosso território. Utilizamos como base teórica a filosofia intercultural para mostrar que a mestiçagem pode e deve ser realizada considerando a igualdade de importância entre as raças envolvidas e que neste processo não existe uma hierarquia racial, e sim, uma constante troca de saberes de forma linear, sendo que todos os envolvidos devem ter o mesmo lugar. Para realizarmos nossa pesquisa e coletarmos os dados necessários entrevistamos quatro casais interraciais, residentes no município de Irati, Pr.. A mestiçagem, enquanto dispositivo de poder, superou seu objetivo principal, que era o de branquear a população através da mestiçagem entre brancos e negros. Atualmente, a mestiçagem ocorre com os mais diversos grupos raciais e com as composições mais diversas possíveis, o que torna a mestiçagem um dispositivo estrutural da sociedade brasileira. Pensar como esse processo aconteceu, nos obstáculos que os casais entrevistados precisaram superar para formarem as novas famílias surgidas destas uniões, pode trazer uma nova gama de possibilidades para pensar a mestiçagem brasileira. Essas novas possibilidades podem explicar um contexto do povo brasileiro até agora pouco estudado, o contexto contemporâneo da mestiçagem.por
dc.description.abstractBrazil is internationally known, since the mid of the nineteenth century, as the country of mixed races. Since then, authors of various branches of science and various locations around the world conduct studies against and in favor of this miscegenation. In this research we studied the miscegenation, believiereeng that writing on this theme is to write about what it`s like to be brazilian, and it`s about national identity. The miscegenation as an identity factor of the Brazilian people, has cultural, anthropological, psychological and social, dimensions as it involves all aspects of everyday life of Brazilians, their beliefs, their knowledge, their way of relating with the world concrete and abstract and with how to be different from other people. We believe that miscegenation is not natural, it was and still is a political project with racist bases, and that the device of miscegenation in Brazil has always had as its starting point the superiority of the white race and culture, on the other races and cultures, such as African and indigenous. In this way, the mixed races should be seen as a historical fact, with its contradictions, conflicts and potential. The main studies about miscegenation in Brazil occupied themselves with discussing relations between blacks, whites, Indians and their positive or negative points based on the existence of a hierarchy between the races. Our challenge here is discuss the miscegenation, also among the descendants of Europeans, in our case, Ukrainian and Polish, showing that the same involved all races and ethnicities who are in our territory. We use as theoretical basis the intercultural philosophy to show that mixed races can, and should be done considering the equal importance between the races involved and during this process there is no racial hierarchy, but a constant exchange of knowledge in a linear way, where everyone involved, must have the same place. The miscegenation, while power device, has exceeded its main goal, which was to whiten the population through miscegenation between blacks and whites. Currently, the fusion occurs with the most diverse racial groups and with the widest possible compositions, which makes the miscegenation a structural device of the Brazilian society. To think about how this process happened, which obstacles these couples had to overcome to form new families arising from these unions can bring a new range of possibilities for thinking the Brazilian miscegenation. These new possibilities may explain the context of the Brazilian people, so far, little studied the contemporary context of miscegenation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:13:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR ELITON EDUARDO CANDIDO.pdf: 1037456 bytes, checksum: 805b86ba97d7632059072db154b82e66 (MD5) Previous issue date: 2015-11-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1055/PR%20ELITON%20EDUARDO%20CANDIDO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Saúde de Iratipor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMestiçagempor
dc.subjectRelações Interraciaispor
dc.subjectEtniaspor
dc.subjectFilosofia Interculturalpor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectMixed Raceseng
dc.subjectInterracial Relationshipseng
dc.subjectEthnic groupseng
dc.subjectIntercultural Philosophyeng
dc.subjectInterculturalityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleMESTIÇAGEM, ETNIA e INTERCULTURALIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES INTERRACIAIS NA SOCIEDADE IRATIENSEpor
dc.title.alternativenão constaeng
dc.typeDissertaçãopor
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