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Tipo do documento: Dissertação
Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INSTRUMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS COM LEUCEMIA
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Ansolin, Marcia 
Primeiro orientador: Oliveira, Jáima Pinheiro de
Resumo: Estudo voltado à compreensão das experiências da criança diante do câncer, com suas características abordadas em variados contextos. Trata-se de uma proposta que contempla ações voltadas para crianças com leucemia e suas dificuldades, sendo que, essas dificuldades podem estar relacionadas ao tratamento rigoroso que a doença impõe a esta criança, privando-a do contato de seus familiares, de seus amigos e da escola, privando-a também de vários aspectos, como: determinados alimentos e alguns tipos de brincadeiras. O objetivo deste trabalho foi verificar por meio da contação de histórias, a compreensão que as crianças com leucemia têm sobre suas vivências durante o processo de doença e seu tratamento. Esta pesquisa foi efetuada com crianças, atendidas dentro de uma instituição comunitária, de apoio ao portador de câncer, em um município localizado na região centro-sul do Paraná, durante o ano de 2014. A amostra contou com a participação de 3 crianças, sendo duas do gênero feminino e uma do gênero masculino, com idade variando entre seis e dez anos, em tratamento/controle de Leucemia tipo Linfocítica Aguda (LLA). Foram propostas e executadas 7 sessões de Intervenção, sendo 6 sessões de "contação de histórias" e 1 de atividades livres referente às histórias contadas. Ao final de cada sessão era solicitada a produção de um desenho para as crianças, para fins de complementação dos relatos obtidos. A análise de dados, baseada na fala das crianças e na caracterização da produção do desenho, indicou elementos das histórias contadas e o perfil de cada criança. Os resultados obtidos permitiram observar que cada criança se expressa e se porta conforme sua personalidade, as condições físicas e emocionais no momento da sessão. Os resultados permitiram verificar também, que o uso de atividades lúdicas que envolvem a "contação de histórias" e o desenho oferece oportunidades para a criança expressar o que sente, ou o que ela vivenciou ou vivencia no momento, bem como suas aspirações para o futuro. Por outro lado, essas expressões das crianças marcam um ponto importante: o momento atual vivido. Dessa forma, sugerimos a continuação desta pesquisa, com crianças portadoras de doenças crônicas, em outros estágios e situações, utilizando-se de metodologia longitudinal, a fim de comparar e avançar nos resultados obtidos até o momento.
Abstract: Study aimed to understand the experiences of children in front of cancer, with its features addressed in different contexts. This is a proposal that includes actions for children with leukemia and their difficulties. These difficulties may be related to the harsh treatment that the disease imposes to them, depriving the contact to their families, their friends and school, also depriving another various aspects, such as certain foods and some types of play. The aim of this study was to verify through storytelling, the understanding that children with leukemia have on their experiences during the process of disease and its treatment. This research was carried out with children, answered within a Community institution in support of the cancer patient in a city located in the south central region of Paraná, during the year 2014. The sample with the participation of three children, two female and one male, aged between six and ten years in treatment/control of Leukemia Acute Lymphocytic type (ALL). Were proposed and implemented 7 sessions of intervention, divided by 6 sessions of "storytelling" and 1 free activities relating to storytelling. At the end of each session was asked to produce a design for children, for the purpose of complementing obtained reports. Data analysis based on the speech of children and to characterize the design production, said elements of storytelling and every child`s profile. The results obtained propose that each child is expressed and port as your personality, physical and emotional conditions at the time of the session. The results also showed that the use of play activities involving "storytelling" and the design offers opportunities for children to express what they feel, or what they experienced or experiences at the present time, as well as their aspirations for the future . Furthermore, these expressions of children mark an important point: the current moment lived. Thus, we suggest the continuation of this research on children with chronic diseases, in other stages and situations, using longitudinal methodology in order to compare and forward the results to date.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil
Contação de Histórias
Câncer Infantil
Leucemia
Desenho Infantil
Child Development
Storytelling
Childhood Cancer
Leukemia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: ANSOLIN, Marcia. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INSTRUMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS COM LEUCEMIA. 2015. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/208
Data de defesa: 26-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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