Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Kaliberda, Ana Marcia | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7902622923665616 | por |
dc.contributor.advisor1 | Xavier, César Rey | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3089810988505514 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Velozo, Emerson L. | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6228700231927300 | por |
dc.date.accessioned | 2016-09-20T12:12:59Z | - |
dc.date.available | 2015-07-28 | - |
dc.date.issued | 2015-03-26 | - |
dc.identifier.citation | KALIBERDA, Ana Marcia. A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar. 2015. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/202 | - |
dc.description.resumo | O respeito à diversidade cultural é fundamental para promover uma convivência harmoniosa e democrática nas sociedades atuais. No Brasil, a mistura de diversas culturas migratórias com os povos que aqui já habitavam, fez com que a Constituição Federal (1988), juntamente com a LDB (1996), procurassem assegurar a educação diferenciada a esses grupos sociais, respeitando suas características, história e cultura. Entretanto, muito da prática educacional ainda configura um currículo homogêneo. Sabendo que a educação diferenciada frente a contextos multiculturais implica em novos desafios, o objetivo desta pesquisa é analisar como é trabalhada essa modalidade de educação em determinada escola, cuja marca é justamente a diversidade étnica e cultural. Pretende-se argumentar alternativas sob os auspícios da filosofia intercultural, a qual atende os requisitos para se trabalhar os dois elementos postos aqui em destaque, a saber, educação diferenciada e multiculturalidade. Mediante observação participante e entrevistas semiestruturadas junto a professores e dirigentes da escola, a pesquisa concentra-se na metodologia utilizada pelos professores do 6° ano para fomentar o processo de ensino-aprendizagem, confrontando-a com os desafios intrínsecos ao perfil multiétnico do corpo discente desta escola. | por |
dc.description.abstract | Respect for cultural diversity is essential to promote a harmonious and democratic coexistence in today`s societies. In Brazil, the mixture of various migratory cultures with people already living here, made the Federal Constitution (1988), along with the LDB (1996), seek to ensure the differentiated education to these social groups, respecting their characteristics, history and culture. However, much of the educational practice still sets a homogeneous curriculum. Knowing that differentiated education facing multicultural contexts implies new challenges, the objective of this research is to analyze how is applied this type of education in a school whose brand is precisely the ethnic and cultural diversity. The intention is to argue alternatives under the auspices of intercultural philosophy, which meets the requirements to work the two elements highlighted here, namely differentiated education and multiculturalism. Through participant observation and semi-structured interviews with teachers and school leaders, the research focuses on the methodology used by teachers of the 6th year to promote the process of teaching and learning, comparing it with the intrinsic challenges to the multiethnic profile of the student body of this school. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-20T12:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf: 712413 bytes, checksum: 8b1f03c24c7ab8141f0a53d5b336ae1d (MD5) Previous issue date: 2015-03-26 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/939/PR%20ANA%20MARCIA%20KALIBERDA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Saúde de Irati | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Educação diferenciada | por |
dc.subject | Multiculturalidade | por |
dc.subject | Interculturalidade | por |
dc.subject | School Community | eng |
dc.subject | Differentiated education | eng |
dc.subject | multiculturality | eng |
dc.subject | Interculturality | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.title | A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf | 695,72 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.