Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKaliberda, Ana Marcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902622923665616por
dc.contributor.advisor1Xavier, César Rey-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3089810988505514por
dc.contributor.advisor-co1Velozo, Emerson L.-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228700231927300por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:12:59Z-
dc.date.available2015-07-28-
dc.date.issued2015-03-26-
dc.identifier.citationKALIBERDA, Ana Marcia. A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar. 2015. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/202-
dc.description.resumoO respeito à diversidade cultural é fundamental para promover uma convivência harmoniosa e democrática nas sociedades atuais. No Brasil, a mistura de diversas culturas migratórias com os povos que aqui já habitavam, fez com que a Constituição Federal (1988), juntamente com a LDB (1996), procurassem assegurar a educação diferenciada a esses grupos sociais, respeitando suas características, história e cultura. Entretanto, muito da prática educacional ainda configura um currículo homogêneo. Sabendo que a educação diferenciada frente a contextos multiculturais implica em novos desafios, o objetivo desta pesquisa é analisar como é trabalhada essa modalidade de educação em determinada escola, cuja marca é justamente a diversidade étnica e cultural. Pretende-se argumentar alternativas sob os auspícios da filosofia intercultural, a qual atende os requisitos para se trabalhar os dois elementos postos aqui em destaque, a saber, educação diferenciada e multiculturalidade. Mediante observação participante e entrevistas semiestruturadas junto a professores e dirigentes da escola, a pesquisa concentra-se na metodologia utilizada pelos professores do 6° ano para fomentar o processo de ensino-aprendizagem, confrontando-a com os desafios intrínsecos ao perfil multiétnico do corpo discente desta escola.por
dc.description.abstractRespect for cultural diversity is essential to promote a harmonious and democratic coexistence in today`s societies. In Brazil, the mixture of various migratory cultures with people already living here, made the Federal Constitution (1988), along with the LDB (1996), seek to ensure the differentiated education to these social groups, respecting their characteristics, history and culture. However, much of the educational practice still sets a homogeneous curriculum. Knowing that differentiated education facing multicultural contexts implies new challenges, the objective of this research is to analyze how is applied this type of education in a school whose brand is precisely the ethnic and cultural diversity. The intention is to argue alternatives under the auspices of intercultural philosophy, which meets the requirements to work the two elements highlighted here, namely differentiated education and multiculturalism. Through participant observation and semi-structured interviews with teachers and school leaders, the research focuses on the methodology used by teachers of the 6th year to promote the process of teaching and learning, comparing it with the intrinsic challenges to the multiethnic profile of the student body of this school.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf: 712413 bytes, checksum: 8b1f03c24c7ab8141f0a53d5b336ae1d (MD5) Previous issue date: 2015-03-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/939/PR%20ANA%20MARCIA%20KALIBERDA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Saúde de Iratipor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectEducação diferenciadapor
dc.subjectMulticulturalidadepor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectSchool Communityeng
dc.subjectDifferentiated educationeng
dc.subjectmulticulturalityeng
dc.subjectInterculturalityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf695,72 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.