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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2437
Tipo do documento: | Tese |
Título: | ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE COMO TEMA ESTRUTURANTE DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA |
Autor: | Silveira, Jorge William Pedroso ![]() |
Primeiro orientador: | Laat, Erivelton Fontana de |
Resumo: | A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) traz consigo dados alarmantes sobre condutas de saúde de adolescentes entre 13 e 17 anos de idade, em que apenas 28% relataram prática suficiente de atividade física (com pelo menos 60 minutos diários de atividade física) corroborando com a alta porcentagem (aproximadamente 20%) de adolescentes brasileiros com sobrepeso, associando estas condições (sedentarismo e obesidade) ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, acarretando em problemas de saúde para a vida egressa destes. Uma das alternativas consideradas mais eficazes enfrentamento desta realidade é a prática de atividade física intrínseca ao currículo da disciplina de educação física em âmbito escolar, apresentando como subterfúgio para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e consciência física e mental a respeito do conceito ampliado de saúde, visando o bem estar biológico, psicológico, social e até mesmo organizacional dos escolares e posteriormente na vida adulta. Para tal, documentos com prescrições e estratégias de trabalho na referida disciplina vêm sendo publicados como é o caso da Base Nacional Comum Curricular e do Guia de Atividade Física para a população brasileira que são norteadores e buscam contemporizar a Lei de Diretrizes e Bases aos anseios atuais e práticas que estão em voga na sociedade; além de programas realizados pelo Estado que visam o monitoramento e ações positivas para o desenvolvimento dos discentes como por exemplo, a própria PeNSE, o Programa Saúde na Escola, porém, que não tem apresentado a efetividade necessária. Nesse prisma, o presente estudo tem como ponto focal discretizar a partir da PeNSE quais os principais fatores que contribuem para essa deficiência nos resultados, e, buscar junto aos documentos norteadores formas de adaptar o que está prescrito, apresentando como produto um documento que sintetize ações eficazes em prol tanto da saúde quanto da educação dos adolescentes brasileiros. A pesquisa está dividida em quatro artigos/capítulos ordenando em primeiro lugar os resultados da PeNSE (2019), seguido da apresentação da BNCC para a Educação Física e suas aplicabilidades; em um terceiro momento expondo as sugestões do Ministério da Saúde para a comunidade escolar, através do Guia de Atividade Física para a População Brasileira; e por fim, apresentando o documento promovido pela UNESCO em 2015, denominado Quality Physical Education, que contempla a Educação Física em âmbito escolar para diversos países. Após expor a defasagem de atividade física pelos escolares brasileiros, seus determinantes, e possíveis consequências; o presente estudo traz ilações entre as incoerências da BNCC, e a falta de identidade do componente curricular Educação Física que vem sendo entendido como expressão cultural, e não como promoção de saúde, a qual de forma maiêutica, se mostra como o cerne não apenas da justificativa de sua presença no âmbito escolar, como de toda a sua existência enquanto área do conhecimento. |
Abstract: | The National School Health Survey (PeNSE) brings with it alarming data on the health behavior of adolescents between 13 and 17 years of age, in which only 28% reported sufficient physical activity (with at least 60 minutes of physical activity daily) corroborating the high percentage (approximately 20%) of Brazilian adolescents who are overweight, associating these conditions (sedentary lifestyle and obesity) with the development of chronic non-communicable diseases, resulting in health problems for their later lives. One of the alternatives considered most effective in coping with this reality is the practice of physical activity intrinsic to the physical education curriculum at school, presenting as a subterfuge for the development of healthy habits and physical and mental awareness regarding the expanded concept of health, aiming to the biological, psychological, social and even organizational well-being of schoolchildren and later in adult life. To this end, documents with prescriptions and work strategies in the aforementioned discipline have been published, such as the National Common Curricular Base and the Physical Activity Guide for the Brazilian population, which are guidelines and seek to adapt the Law of Guidelines and Bases to current concerns. and practices that are in vogue in society; in addition to programs carried out by the State that aim at monitoring and positive actions for the development of students, such as PeNSE itself, the Health at School Program, however, which has not shown the necessary effectiveness. In this perspective, the present study's focal point is to discretize from PeNSE which are the main factors that contribute to this deficiency in results, and, together with the guiding documents, seek ways to adapt what is prescribed, presenting as a product a document that summarizes actions effective in favor of both the health and education of Brazilian adolescents. The research is divided into four articles/chapters, first ordering the results of PeNSE (2019), followed by the presentation of the BNCC for Physical Education and its applicability; in a third moment, exposing the Ministry of Health's suggestions for the school community, through the Physical Activity Guide for the Brazilian Population; and finally, presenting the document promoted by UNESCO in 2015, called Quality Physical Education, which covers Physical Education at school level in several countries. After exposing the lack of physical activity among Brazilian schoolchildren, its determinants, and possible consequences; The present study draws conclusions between the inconsistencies of the BNCC, and the lack of identity of the Physical Education curricular component, which has been understood as a cultural expression, and not as health promotion, which in a maieutical way, shows itself as the core not only of justification of its presence in the school environment, as well as of its entire existence as an area of knowledge. |
Palavras-chave: | Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar Educação Física de Qualidade Educação Física Escolar Saúde do escolar Atividade Física National School Health Survey Quality Physical Education School Physical Education Schoolar health Physical activity |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Saúde de Irati |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Doutorado) |
Citação: | Silveira, Jorge William Pedroso. ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE COMO TEMA ESTRUTURANTE DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA. 2024. 79 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Doutorado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2437 |
Data de defesa: | 14-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Doutorado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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