???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2380
Tipo do documento: Dissertação
Título: QUÍMICA DO MORANGO: POTENCIALIDADES DE MINI-SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA
Título(s) alternativo(s): Production of didactic mini-sequences for teaching chemistry with a focus on “Strawberry Chemistry”: CTSA Approach
Autor: Ignachewski, Franciely 
Primeiro orientador: Rosa, Elisa Aguayo da
Resumo: Este trabalho investiga as potencialidades das Mini-sequências Didáticas (MSD) com abordagem CTSA no ensino de Química, focando na temática "Química do Morango". A proposta mostrou-se eficaz ao proporcionar uma aprendizagem contextualizada e significativa, alinhada com a BNCC, DCN e PCNEM, e contribuindo para o ODS 4 da Agenda 2030 da ONU. Trata-se de uma pesquisa mista, de natureza quali-quantitativa, que teve como objetivo investigar as potencialidades de mini-sequências didáticas, que articulam problemas, experimentações e questões contextuais, para motivar o ensino e a aprendizagem de Química. A coleta de dados se deu por meio de um curso de extensão e formação, na cidade de Guarapuava-PR, para acadêmicos do curso de Licenciatura em Química e professores do Ensino Médio. Os resultados indicam que as MSD têm potencial para facilitar a compreensão e fixação dos conteúdos pelos alunos, graças à simplicidade dos experimentos e à familiaridade com a temática dos morangos. A abordagem CTSA tem potencial para promover uma aprendizagem mais relevante e significativa. Os professores valorizaram a organização em MSD, que facilitou o planejamento e execução das atividades. No entanto, identificaram desafios como aulas tumultuadas, falta de colaboração dos alunos e dificuldades para adquirir materiais. Estes obstáculos refletem as condições estruturais das escolas, não o produto educacional em si. A oficina de capacitação docente confirmou a receptividade dos professores as metodologias inovadoras e destacou a importância do suporte contínuo e da adaptação às necessidades específicas de cada escola. Em conclusão, as MSD com abordagem CTSA na temática "Química do Morango" têm potencial para fortalecer a compreensão dos conceitos científicos e incentivar uma abordagem investigativa, apesar dos desafios. O investimento em formação continuada e suporte institucional é crucial para ampliar o impacto positivo dessa iniciativa. Nesse trabalho, o produto educacional desenvolvido dispôs, portanto, de mini-sequências didáticas e suas articulações, a fim de aprimorar a prática docente e estimular os alunos em um processo de aprendizagem contextualizado e significativo dos conceitos de química e suas aplicações.
Abstract: This work investigates the potential of mini-sequenced didactic (MSD) approaches using the CTSA framework in chemistry education, focusing on the theme "Chemistry of Strawberries". The proposal proved effective in providing contextualized and meaningful learning, aligned with the BNCC, DCN, and PCNEM guidelines, and contributing to SDG 4 of the UN 2030 Agenda. This mixed-methods research, both qualitative and quantitative in nature, aimed to explore the potential of mini-sequenced didactic approaches that integrate problems, experiments, and contextual issues to motivate the teaching and learning of chemistry. Data collection was conducted through an extension and training course in Guarapuava-PR, involving chemistry undergraduate students and high school teachers. The results indicate that MSDs have the potential to facilitate students' understanding and retention of content due to the simplicity of the experiments and the familiarity with the theme of strawberries. The CTSA approach has the potential to promote more relevant and meaningful learning. Teachers appreciated the organization in MSD, which facilitated the planning and execution of activities. However, they identified challenges such as chaotic classes, lack of student collaboration, and difficulties in acquiring materials. These obstacles reflect the structural conditions of the schools, not the educational product itself. The teacher training workshop confirmed the receptivity of teachers to innovative methodologies and highlighted the importance of continuous support and adaptation to the specific needs of each school. In conclusion, MSDs with a CTSA approach on the theme "Chemistry of Strawberries" have the potential to strengthen the understanding of scientific concepts and encourage a critical and investigative approach despite the challenges. Investing in continuous training and institutional support is crucial to expanding the positive impact of this initiative. Therefore, this work developed an educational product composed of mini-sequenced didactic approaches and their articulations to improve teaching practices and engage students in a contextualized and meaningful learning process of chemistry concepts and their applications.
Palavras-chave: Contextualização
CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente)
Aprendizagem Significativa e Experimentação
Contextualization
STSE (Science, Technology, Society, and Environment)
Meaningful Learning and Experimentation
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Ignachewski, Franciely. QUÍMICA DO MORANGO: POTENCIALIDADES DE MINI-SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA. 2024. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2380
Data de defesa: 28-Aug-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Franciély Ignachewski.pdfDissertação Franciély Ignachewski8,68 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Produto Educacional Franciely.pdf Produto Educacional Franciely13,46 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.