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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2236
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | "MEU PEQUENO PREMATURO”: VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA DE CUIDADO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
Autor: | Oliveira, Marina Baptista de |
Primeiro orientador: | Fujinaga, Cristina Ide |
Resumo: | A prematuridade é concebida nos casos em que ocorre um parto pré-termo (PT), antes de 37 semanas de idade gestacional. Esses pacientes (em especial os PT extremos) apresentam um risco maior de complicações no período neonatal e re-hospitalizações se comparados aos recém-nascidos (RN) a termo. O público atingido por tal fenômeno vai além dos bebês nascidos prematuramente, suas famílias e cuidadores são constantemente afetados pelas especificidades que um cuidado com prematuro pode acarretar. Desta forma, faz-se necessário a construção e disseminação de ferramentas e estratégias de apoio para esses familiares e cuidadores de bebês nascidos prematuros. A presente pesquisa teve como objetivo geral validar a aparência e aplicabilidade do aplicativo móvel para celular “Meu Pequeno Prematuro”. O aplicativo “Meu Pequeno Prematuro” trata-se de uma ferramenta de educação em saúde desenvolvida por profissionais de saúde para pais, familiares e cuidadores de nascidos prematuros e já disponibilizada em plataformas digitais. Os objetivos específicos foram validar a aparência, conteúdo e aplicabilidade do aplicativo, em sua nova versão, a partir de juízes expertises, familiares de prematuro e a partir dos profissionais de saúde que compõem a Linha de Cuidado Materno-Infantil, nos três níveis de atenção à saúde da 4° Regional de Saúde do Paraná. Trata-se de uma pesquisa metodológica, composta por diferentes ferramentas de pesquisa, meios de análise e por diferentes grupos de participantes. As ferramentas de pesquisa foram questionários de validação que utilizaram a escala Likert como parâmetro e também os diários de campo. Os meios de análise dependeram do número de participantes de cada grupo e do tipo de conteúdo a ser analisado. O grupo de juízes expertises por possuir um n=3 foi analisada de maneira descritiva, já o grupo de profissionais de saúde, compostos por um n= 102 possibilitou tanto uma análise estatística quanto descritiva e narrativa. A análise es análise estatística, descritiva e narrativa também aconteceu com o grupo de familiares compostos por um n= 36. A análise descritiva e narrativa só foi possível devido a realização de apresentações presenciais da nova versão do aplicativo, tanto nos serviços de saúde quanto nas residências dos familiares de prematuros. A partir das validações de aparência, conteúdo e aplicabilidade realizadas foi observado um nível alto de aceitação dos públicos participantes. |
Abstract: | Prematurity is considered to be when there is a preterm birth (PT), before 37 weeks of gestational age. These patients (especially extreme PTs) have a higher risk of complications in the neonatal period and re-hospitalizations compared to full-term newborns (NBs). The public affected by this phenomenon goes beyond babies born prematurely; their families and caregivers are constantly affected by the specificities that caring for premature babies can entail. It is therefore necessary to build and disseminate support tools and strategies for these families and caregivers of babies born prematurely. The general aim of this research was to validate the appearance and applicability of the "Meu Pequeno Prematuro" mobile application. The "Meu Pequeno Prematuro" app is a health education tool developed by health professionals for parents, family members and caregivers of premature babies and already available on digital platforms. The specific objectives were to validate the appearance, content and applicability of the app, in its new version, from expert judges, family members of premature babies and from the health professionals who make up the Maternal and Child Care Line, at the three levels of health care in the 4th Health Region of Paraná. This is a methodological study made up of different research tools, means of analysis and different groups of participants. The research tools were validation questionnaires using the Likert scale as a parameter and field diaries. The means of analysis depended on the number of participants in each group and the type of content to be analyzed. The group of expert judges, with n=3, was analyzed descriptively, while the group of health professionals, made up of n=102, allowed for statistical, descriptive and narrative analysis. The statistical, descriptive and narrative analysis also took place with the group of family members made up of n= 36. The descriptive and narrative analysis was only possible due to face-to-face presentations of the new version of the app, both in health services and in the homes of the relatives of premature babies. The appearance, content and applicability validations carried out showed a high level of acceptance by the participating public. |
Palavras-chave: | Educação em saúde Aplicativos móveis Recém-Nascido Prematuro Desenvolvimento Infantil Práticas interdisciplinares Health Education Mobile Applications Premature Child Development Interdisciplinary Placement |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Saúde de Irati |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar) |
Citação: | Oliveira, Marina Baptista de. "MEU PEQUENO PREMATURO”: VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA DE CUIDADO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. 2024. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2236 |
Data de defesa: | 8-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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