???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2141
Tipo do documento: Dissertação
Título: PROBLEMAS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS TEORIAS ÁCIDO-BASE DE BRÖNSTED-LOWRY E LEWIS
Autor: FAUSTINO, LARISSA DE LIMA 
Primeiro orientador: Rosa, Elisa Aguayo da
Resumo: No Ensino Superior, no primeiro ano do curso de Química, é por meio da disciplina de Química Geral que os estudantes têm contato com os conceitos fundamentais da área e seus três níveis de conhecimentos: macroscópico, microscópico e simbólico. Comumente os alunos demonstram dificuldades em transitar entre esses níveis, ao passo que também relatam pouca compreensão dos próprios conceitos ou modelos da ciência, como as teorias ácido-base. Sob o aporte da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, refletiu-se sobre a necessidade de auxiliar o aluno na significação dos conteúdos, de modo que o material didático também deveria atender o mesmo princípio, o de ser potencialmente significativo. Nesta perspectiva, o objetivo desse trabalho foi investigar as possibilidades e implicações dos Problemas Potencialmente Significativos, denominados de PPS, quando aplicados ao conteúdo ácido-base de Brönsted-Lowry e Lewis em uma disciplina de Química Geral no Ensino Superior. No formato de situação-problema ou estudo de caso, os PPS contemplaram temáticas atrativas e articuladas a uma situação cotidiana ou profissional da área Química, a fim de incitar a relação teoria-prática e uma melhor compreensão dos níveis microscópico e simbólico do conteúdo mencionado. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas com docentes, aplicação de questionários e dos próprios PPS junto aos acadêmicos. Os resultados apontaram que, quando o assunto é teoria ácido-base, os alunos carregam subsunçores frágeis, não desenvolvem satisfatoriamente as explicações e não conseguem exprimir os símbolos das movimentações eletrônicas entre espécies ácidas e básicas. Ao mesmo tempo, há indícios de que os PPS podem despertar a interação, a mediação e a investigação em aula, resultando serem potenciais para uso dos docentes na graduação.
Abstract: In Higher Education, in the first year of the Chemistry course, students have contact with the fundamental concepts of the field and its three levels of knowledge (macroscopic, microscopic, and symbolic) through the subject of General Chemistry. Commonly, students demonstrate difficulties in transitioning among these levels, while also reporting limited understanding of the scientific concepts or models, such as acid-base theories. Under the framework of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, reflection was made on the need to assist the student in the meaningful assimilation of content, so that the instructional material should also adhere to the same principle of being potentially meaningful. From this perspective, the aim of this study was to investigate the possibilities and implications of Potentially Meaningful Problems, referred to as PMPs, when applied to the Brönsted-Lowry and Lewis acid-base content in a General Chemistry course at the Higher Education level. In the format of problem situations or case studies, the PMPs encompassed attractive themes linked to everyday or professional situations in the field of Chemistry, aiming to encourage the integration of theory and practice and a better understanding of the microscopic and symbolic levels of the mentioned content. This was a qualitative research in which data were collected through bibliographic research, interviews with teachers, questionnaires, and the use of the PMPs with the students. The results indicated that, when it comes to the acid-base theory, students possess weak subsumers, do not satisfactorily develop explanations, and are unable to express the symbols of electronic movements between acidic and basic species. At the same time, there is evidence that PMPs can stimulate interaction, mediation, and investigation in the classroom, proving to be potential resources for instructors in undergraduate education.
Palavras-chave: Ensino de química
Aprendizagem significativa
Resolução de problemas
Ácidos e bases
Chemistry education
Meaningful learning
Problem-solving
Acids and bases
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química (Mestrado)
Citação: FAUSTINO, LARISSA DE LIMA. PROBLEMAS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS TEORIAS ÁCIDO-BASE DE BRÖNSTED-LOWRY E LEWIS. 2023. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2141
Data de defesa: 24-Aug-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Larissa de Lima Faustino.pdfDissertação - Larissa de Lima Faustino1,23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.