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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SILVA, LIANE MARIA DA | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7729402837321797 | por |
dc.contributor.advisor1 | Veronez, Michele Regiane Dias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4294737927701301 | por |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T16:59:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, LIANE MARIA DA. MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DE TRIÂNGULOS EPISTEMOLÓGICOS. 2022. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1957 | - |
dc.description.resumo | No estudo por nós empreendido entendemos que a Modelagem Matemática pode ser descrita como um conjunto de procedimentos e conceitos necessários à solução de um problema e que nesses procedimentos os alunos utilizam ou produzem signos. Assumimos que os signos, como instrumentos de comunicação, carregam informações relativas aos conhecimentos, daqueles que os produzem, acerca daquilo que o signo referência. Além disso, pautadas nos pressupostos de Heinz Steinbring, consideramos os signos em associação com outros dois elementos: objeto/contexto de referência e conceito. Essa tríade é discutida nesta investigação a partir da denominação triângulo epistemológico. Com o propósito de discutir acerca da Modelagem Matemática a partir de triângulos epistemológicos que consideram os signos produzidos/manifestos por alunos ao longo do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, construímos triângulos epistemológicos de três atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos de um 4° ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, na disciplina de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. A metodologia de pesquisa que embasa nossas opções metodológicas é a abordagem qualitativa. As conexões estabelecidas entre signos, contexto de referência e conceito elucidam que os signos produzidos pelos alunos fazem alterar e modificar os contextos de referência, ao passo que os alunos avançam no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática, e provocam a emergência de conceitos diversos. Esse movimento retratado nos triângulos epistemológicos traz à tona o caráter dinâmico da Modelagem Matemática. Além disso, o olhar para os signos em associação com os outros dois vértices do triângulo epistemológico: contexto de referência e conceito, sugere que a leitura semiótica de uma atividade de modelagem matemática se constitui em uma junção de triângulos epistemológicos. Ponderamos que esses triângulos revelam que conceitos matemáticos, em atividades de modelagem matemática, se apresentam de forma articulada com o fenômeno estudado; que a interação entre professor e alunos favorece com que eles produzam signos mais elaborados e, dessa forma, ampliem o modo de ver e, de tratar, o fenômeno analisado; que é possível a abordagem e discussão de uma variedade de conceitos matemáticos ao longo do desenvolvimento de atividades de modelagem; que a Modelagem Matemática se mostra como um veículo para se ensinar e aprender matemática com significado, uma vez que conceitos matemáticos evocados vêm associados com o fenômeno em estudo. | por |
dc.description.abstract | In our previous study, we came to the conclusion that Mathematical Modeling can be described as a set of concepts and procedures that are necessary for the solution of a problem, and that in these procedures, the students use or produce signs. We had assumed that the signs – being instruments of communication – bear information relating to the knowledge of those who produce them about what the sign signifies. In addition, based on Heinz Steinbring’s presumptions, we regarded the signs in association with two other elements: object/context of reference and concept. In our investigations, we discuss this trinity under the name of epistemological triangle. With the goal of discussing Mathematical Modeling based on epistemological triangles, while taking into account the signs produced/manifested by the students as they performed Mathematical Modeling activities, we constructed epistemological triangles for three Mathematical Modeling assignments completed by undergraduates enrolled in the fourth term of a Mathematics Teaching Degree in a public university in the state of Paraná, Brazil, as part of a Mathematical Modeling class with a focus on Mathematics Education. We follow a qualitative approach for the methodological choices of our research. The conections that we establish between signs, concept and context of reference illustrate that, as the students progress with the Mathematical Modeling activities, the signs they produce cause the contexts of reference to be altered and modified, leading to the emergence of a variety of contexts. Such movement displayed in the epistomological triangles highlights the dynamic character of Mathematical Modeling. Furthermore, the act of observing the associations between the signs and the other two vertices of the epistomological triangle (context of reference and concept) suggests that the semiotic reading of a Mathematical Modeling activity comprises a junction of epistemological triangles. We speculate that the triangles show that mathematical concepts in mathematical modeling activities present themselves in unison with the phenomenon being studied; that the interaction between teachers and students aids them in producing more elaborate signs and as such expands how they see and treat the phenomenon; that it is possible to approach and discuss a variety of mathematical concepts throughout modeling activities; that Mathematical Modeling proves to be a valid medium for teaching and learning meaningful mathematics, once the mathematical concepts being elicited are connected to the phenomenon being studied. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-10-18T16:59:21Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Liane Maria da Silva.pdf: 1639534 bytes, checksum: b990894fec1baeffde8abef01e1ebef3 (MD5) Produto educacional - Liane Maria da Silva.pdf: 884426 bytes, checksum: 3a4cac91b1f8f19bc2648699ca2ada74 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-18T16:59:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Liane Maria da Silva.pdf: 1639534 bytes, checksum: b990894fec1baeffde8abef01e1ebef3 (MD5) Produto educacional - Liane Maria da Silva.pdf: 884426 bytes, checksum: 3a4cac91b1f8f19bc2648699ca2ada74 (MD5) Previous issue date: 2022-09-12 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8469/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Liane%20Maria%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8471/Produto%20educacional%20-%20Liane%20Maria%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Biologia | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Matemática | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Química | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Física | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Modelagem Matemática | por |
dc.subject | Semiótica | por |
dc.subject | Triângulo epistemológico | por |
dc.subject | Mathematical Modeling | eng |
dc.subject | Semiotics | eng |
dc.subject | Epistemological triangle | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.title | MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DE TRIÂNGULOS EPISTEMOLÓGICOS | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Liane Maria da Silva.pdf | Dissertação - Liane Maria da Silva | 1,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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