Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCzarnieski , Helen Karine-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6793180935402461por
dc.contributor.advisor1Germinari , Geyso Dongley-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3411158801771346por
dc.date.accessioned2020-02-28T21:39:14Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.citationCzarnieski, Helen Karine. CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA LOCAL PRESENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA. 2019. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1287-
dc.description.resumoA investigação tem como âmago a história local do município de Guarapuava e o seu ensino. Buscou compreender as concepções de história local na disciplina História presentes no ensino fundamental I do município de Guarapuava – PR. Nessa direção, analisou o currículo municipal, as ideias dos professores e os manuais didáticos utilizados nas escolas. O estudo se desenvolveu no campo da Educação Histórica, para a qual Peter Lee concebe o conceito de ideias históricas substantivas e ideias de segunda ordem, instrumental que permitiria a compreensão que os professores têm de História, recorrendo também ao teórico Jörn Rüsen, cuja obra reflete sobre a consciência histórica. A partir dessa fundamentação foi feita opção por uma metodologia qualitativa, com a qual foi possível privilegiar aplicação de questionários exploratórios sobre o campo investigativo, posteriormente, entrevistas com professores se referindo ao estudo principal. Ressalto que na pesquisa empírica, por meio dos questionários exploratórios foi possível identificar várias fontes utilizadas pelos professores, entre elas, a mais mencionada são os manuais didáticos. Em vista disso, eles também foram analisados posteriormente. A dissertação foi desenvolvida na linha "Espaços de Prática e Relações de Poder", do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro/PR.por
dc.description.abstractThe research has at its core the local history of Guarapuava municipality and its teaching. It sought to understand the conceptions of local history in the history subject present in elementary school I of Guarapuava - PR. In this sense, it analyzed the municipal curriculum, the teachers' ideas and the textbooks used in schools. The study was developed in the field of Historical Education, for which Peter Lee conceives the concept of substantive historical ideas and second-order ideas, a tool that would allow to evaluate teachers’ understanding of history, also resorting to theorist Jörn Rüsen, whose work reflects about historical consciousness. From this reasoning, a qualitative methodology was chosen, through which it was possible to privilege the application of exploratory survey about the investigative field, and later interviews with teachers referring to the main study. I emphasize that in the empirical research, through the exploratory survey it was possible to identify several sources used by teachers, among them, the most mentioned are the textbooks. Therefore, they were also analyzed later. The thesis was developed in the research field "Spaces of Practice and Power Relations", of the Postgraduate Program in History, of Centro Oeste State University - Unicentro / PR.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2020-02-28T21:39:14Z No. of bitstreams: 1 HELEN KARINE CZARNIESKI.pdf: 3319583 bytes, checksum: d418a0013e83b630eb1328649922de93 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-28T21:39:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELEN KARINE CZARNIESKI.pdf: 3319583 bytes, checksum: d418a0013e83b630eb1328649922de93 (MD5) Previous issue date: 2019-07-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4522/HELEN%20KARINE%20CZARNIESKI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória Localpor
dc.subjectConsciência Históricapor
dc.subjectEducação Históricapor
dc.subjectLocal Historyeng
dc.subjectHistorical consciousnesseng
dc.subjectHistorical Educationpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleCONCEPÇÃO DE HISTÓRIA LOCAL PRESENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELEN KARINE CZARNIESKI.pdfHELEN KARINE CZARNIESK3,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.