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dc.creatorKomar, Marcelo Fabricio Chociai-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2284217995259304por
dc.contributor.advisor1Burak, Dionisio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096837034284131por
dc.date.accessioned2019-12-20T18:21:17Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.citationKomar, Marcelo Fabricio Chociai. MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: AÇÕES E INTERAÇÕES. 2017. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1279-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta aspectos da Modelagem Matemática na Educação Matemática, capazes de constituir-se em alternativa para os processos de ensino e aprendizagem da Matemática no âmbito do Ensino Fundamental da Educação Básica. O foco da nossa investigação centrou-se na seguinte questão: Que elementos da Modelagem Matemática, na concepção da Educação Matemática, se constituem nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental? O objetivo geral consiste em estabelecer a Modelagem como uma metodologia de ensino e aprendizagem da Matemática, a partir da análise dos elementos proporcionados pelas ações e interações dos estudantes e professor, no desenvolvimento de atividades de Modelagem. A partir do objetivo geral delimitamos os objetivos específicos: identificar e analisar aspectos pedagógicos, psicológicos e comportamentais percebidos nos estudantes quando envolvidos nas atividades de Modelagem Matemática. Também observar em que medida a atitude do professor favorece aprendizagem envolvendo a Modelagem Matemática. Para cumprimento da questão e objetivos esta investigação é concebida na perspectiva qualitativa/interpretativa, com delineamento na perspectiva de Lüdke e André (1986). O tratamento dos dados segue a perspectiva de Bogdan e Biklen (1994). Buscamos nesse delineamento compreender, a partir dos dados coletados, sob o ponto de vista docente, a possibilidade de o professor pesquisar o processo do ensino, e sob a ótica dos estudantes, ações e procedimentos capazes de favorecer a aprendizagem dos conteúdos matemáticos e aprendizagens de outros campos do conhecimento, uma vez que podem indicar caminhos e estratégias e, sugerir questionamentos que beneficiam ao estudante assumir um papel ativo na construção de seu conhecimento, antes tratado de maneira cartesiana e tradicional. Os resultados desta pesquisa apontam que a Modelagem Matemática, na perspectiva assumida oportuniza a capacidade de desenvolvimento da autonomia decorrentes da ação de pensar, refletir, buscar dados, levantar e encontrar solução para os problemas proporcionados pela coleta de dados, em relação ao tema escolhido. A interação entre os participantes, professores e estudantes, revelou-se como um elemento potencializador do desenvolvimento das atividades e de aprendizagens, tanto do conteúdo matemático como de outros aspectos não matemáticos que se relacionam ao desenvolvimento de um tema, proporcionando o desenvolvimento de ações que favorecem o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes.por
dc.description.abstractThe present work presents aspects of Mathematical Modelling in Mathematics Education, capable of being an alternative to the teaching and learning processes of Mathematics in the scope of Basic Education of Basic Education. The focus of our research focused on the following question: What elements of Mathematical Modelling, in the conception of Mathematics Education, are constituted in the teaching and learning processes of Elementary School students? The general objective is to establish Modelling as a teaching and learning methodology of Mathematics, based on the analysis of the elements provided by the actions and interactions of the students and teacher, in the development of Modelling activities. From the general objective we delimit the specific objectives: to identify and to analyze pedagogical, psychological and behavioral aspects perceived in the students when involved in the activities of Mathematical Modelling. Also observe to what extent the teacher's attitude favors learning involving Mathematical Modelling. For the fulfillment of the question and objectives this research is conceived in the qualitative/interpretive perspective, with a design from the perspective of Lüdke and André (1986). The treatment of the data follows the perspective of Bogdan and Biklen (1994). In this outline we intend to understand, from the collected data, from the point of view of the teacher, the possibility of the teacher researching the teaching process, and from the perspective of the students, actions and procedures able to favor the learning of the mathematical contents and learning of other fields of knowledge, since they may indicate ways and strategies and suggest questions that benefit the student to take an active role in the construction of their knowledge, previously treated in a Cartesian and traditional way. The results of this research point out that Mathematical Modelling, from the perspective assumed, allows for the capacity to develop autonomy resulting from the action of thinking, reflecting, searching for data, raising and finding solutions to the problems provided by data collection, in relation to the chosen theme. The interaction between the participants, teachers and students, has proved to be a potentiating element in the development of activities and learning, both in mathematical content and in other non-mathematical aspects related to the development of a theme, providing the development of actions that critical and reflective thinking of students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-12-20T18:21:17Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marcelo Fabricio Chociai Komar.pdf: 4018555 bytes, checksum: ce08902dc07663d55f8597d6ad800d9d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-20T18:21:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marcelo Fabricio Chociai Komar.pdf: 4018555 bytes, checksum: ce08902dc07663d55f8597d6ad800d9d (MD5) Previous issue date: 2017-11-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4510/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Fabricio%20Chociai%20Komar.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectMathematical Modellingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: AÇÕES E INTERAÇÕESpor
dc.title.alternativeMathematical Modelling in the teaching and learning process of Mathematics in Elementary School: actions and interactionseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática



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