Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStrugal, Drielle-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0303409803601102por
dc.contributor.advisor1Kataoka, Adriana Massaê-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6163079816594256por
dc.contributor.advisor-co1Heerdt, Bettina-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6454387839993031por
dc.date.accessioned2019-12-17T16:22:56Z-
dc.date.issued2018-04-27-
dc.identifier.citationStrugal, Drielle. WEBQUEST BIODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. 2018. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1247-
dc.description.resumoAs questões ambientais têm sido cada vez mais debatidas e fazem parte do contexto social do aluno. Por este motivo, a escola torna-se responsável por promover mudanças nas atitudes capazes de provocar a transformação social. Porém, o que se observa é a superficialidade com que a Educação Ambiental (EA) é abordada na escola. A webquest pode ser considerada uma metodologia que facilita o entendimento de conceitos fundamentais a serem compreendidos pelos alunos, bem como auxiliar na inserção da EA na escola. Com base nessas premissas, surge a questão central proposta nesta pesquisa: a metodologia webquest elaborada a partir de uma perspectiva de EA Crítica pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em relação à temática biodiversidade? Para responder a esta questão elaborou-se a webquest Biodiversidade a partir de uma perspectiva da EA crítica baseada nos três momentos pedagógicos, proposto que visou proporcionar uma dinâmica didática organizacional a temática proposta. O objetivo desta pesquisa foi compreender a contribuição da webquest Biodiversidade para a alfabetização biológica e a abordagem da EA Crítica no contexto escolar. Ao considerar os objetivos da presente investigação, apoiou-se na pesquisa do tipo qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários pré e pós teste. O universo da pesquisa foi constituído por 20 estudantes, do 7º ano do ensino fundamental II, de uma escola particular de ensino, localizada no município de Guarapuava- PR. As informações foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. As informações foram avaliadas em relação a duas perspectivas, a alfabetização biológica e os princípios da EA Crítica, que foram submetidas à validação pelo grupo de pesquisa Núcleo de Educação Ambiental. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes atingiu o nível multidimensional de alfabetização biológica e a concepção conservacionista do ambiente prevaleceu mesmo após a intervenção pedagógica. Diante disso, percebe-se a necessidade da implantação de metodologias de ensino contextualizadas que promovam a reflexão do estudante acerca da realidade social e que possibilitem a construção do sujeito crítico.por
dc.description.abstractEnvironmental discussions have been more and more debated and are inserted in the student social context. For this reason, the school has become responsible to promote changes in attitudes able to do a social transformation. However, the superficiality about Environmental Education approached at school is often observed. The webquest can be seen as a methodology that makes easier the learning of fundamental concepts by the students, as well as help in the insertion of Environmental Education in school. Based on these premises, the central question proposed in this research arises: can the webquest methodology elaborated from a Critical EE perspective contribute to the teaching-learning process in relation to the biodiversity theme? In order to answer this question, the Biodiversity webquest from a Critical EE perspective was elaborated, based on the three pedagogical moments that intended to provide a didactic organizational dynamics to the proposed theme. This research intends to understand the Biodiversity webquest contribution to the biological literacy and the Critical EE approach in the scholar context. Through the objectives for this paper, this investigation was based on the qualitative research. The instruments for data collection were pre and post tests questionnaires. Twenty students of the 7th grade of elementary school, in a private school located in Guarapuava-PR, composed the research. Data were analyzed using the Bardin content analysis technique. Two perspectives analyzed it: the biological literacy and the Critical Environmental Education principles, which were submitted to validation by the Environmental Education Nucleus research group. The results showed that most of the students got the multidimensional level of biological literacy, and the conservationist conception of the environment prevailed even after the pedagogical intervention. Therefore, it is necessary to implement the contextualized teaching methodologies that promote student reflection about the social reality and make able the construction of the critical subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-12-17T16:22:56Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Drielle Strugal.pdf: 2386632 bytes, checksum: 3c85dffc76d73014564604f9c59d72f0 (MD5) Produto educacional - Drielle Strugal.pdf: 1289987 bytes, checksum: bdc1669c2a4438fc51e86ddcef7f3f75 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-17T16:22:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Drielle Strugal.pdf: 2386632 bytes, checksum: 3c85dffc76d73014564604f9c59d72f0 (MD5) Produto educacional - Drielle Strugal.pdf: 1289987 bytes, checksum: bdc1669c2a4438fc51e86ddcef7f3f75 (MD5) Previous issue date: 2018-04-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4232/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Drielle%20Strugal.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4234/Produto%20educacional%20-%20Drielle%20Strugal.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização biológicapor
dc.subjectWebQuestpor
dc.subjectmomentos pedagógicospor
dc.subjecteducação ambiental críticapor
dc.subjectBiological literacyeng
dc.subjectWebQuesteng
dc.subjectpedagogical momentseng
dc.subjectcritical environmental educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleWEBQUEST BIODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICApor
dc.title.alternativeBiodiversity Webquest: an analyze from the Biological Literacy and the Critical Environmental Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Drielle Strugal.pdfDissertação - Drielle Strugal2,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto educacional - Drielle Strugal.pdfProduto educacional - Drielle Strugal1,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.