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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1085
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ESTUDO DO DESEMPENHO E DAS EMISSÕES GASOSAS DE MOTORES NÃO-RODOVIÁRIOS DE PEQUENO PORTE OPERANDO COM GASOLINA E ÁLCOOL ETÍLICO ANIDRO COMBUSTÍVEL (AEAC) MISTURADOS EM DIFERENTES PROPORÇÕES |
Autor: | Ribeiro, Camilo Bastos |
Primeiro orientador: | Schirmer, Waldir Nagel |
Resumo: | O presente estudo avaliou o comportamento dos gases monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos totais (HCT) em função dos teores de AEAC adicionados à gasolina A (E0, E10, E20, E27), do uso de motores monocilíndricos de diferentes tamanhos (13 e 6,5 hp), das cargas aplicadas aos motores e da relação ar-combustível (A/C) admitida no cilindro. Ainda, para as mesmas misturas, foi verificado o desempenho dos dois motores em termos de consumos mássico, específico e energético das misturas combustíveis e eficiência de cada sistema motor-gerador, em função da potência do motor e das cargas a eles aplicadas. O tratamento estatístico dos dados de emissões gasosas foi feito por meio de análise de variância (ANOVA) e os dados de desempenho foram submetidos à análise de variância com um fator (ANOVA one-way). A semelhança no comportamento dos dados de concentrações dos gases, consumos e eficiência entre os dois motores (13 e 6,5hp) foi verificada por correlação linear de Pearson. Os resultados mostraram que, para ambos os motores, quando houve o acréscimo do teor de etanol na mistura, as concentrações dos gases de exaustão (CO e HC) reduziram significativamente e o consumo de combustível apresentou uma leve tendência de aumento; os acréscimos de cargas aplicadas aos motores implicaram em um aumento nas emissões de CO e HC e nos consumos de combustível. Em geral, o maior conteúdo de AEAC (oxigenados) nas misturas combustíveis apresentaram maior efeito sobre as emissões gasosas, comparado ao efeito sobre os consumos e eficiência dos conjuntos (que foram mais influenciados pela variação de cargas). As análises estatísticas adotadas comprovaram que a variação dos fatores adotados para realização dos ensaios de emissões (mistura, carga e lambda) e desempenho (mistura e carga) tiveram maior influência nas variáveis resposta, quando comparado à variação da potência do motor. |
Abstract: | The present study evaluated the behavior of carbon monoxide (CO) and total hydrocarbons (HCT) as a function of the AEAC levels added to gasoline A (E0, E10, E20, E27), the use of single cylinder engines of different sizes (13 and 6,5 hp), the loads applied to the engines and the air-fuel ratio (A/C) allowed in the cylinder. For the same mixtures, the performance of the two engines in terms of mass, specific and energetic consumption of the fuel mixtures and efficiency of each engine-generator system was verified, as a function of engine power and the loads applied to them. The statistical treatment of gaseous emissions data was performed by means of analysis of variance (ANOVA) and performance data were submitted to analysis of variance with one factor (ANOVA one-way). The similarity in the data behavior of concentration gases, consumption and efficiency between the two engines (13 and 6,5 hp) was verified by Pearson's linear correlation. The results showed that, for both engines, when there was an increase in the ethanol content in the mixture, the exhaust gases (CO and HC) concentrations decreased significantly and the fuel consumption presented a slight tendency to increase; the increases of loads applied to the engines implied an increase in CO and HC emissions and fuel consumption. In general, the higher content of AEAC (oxygenated) in fuel mixtures had a greater effect on the gaseous emissions, compared to the effect on the consumptions and efficiency of the sets (which were more influenced by the variation of loads). The statistical analysis adopted showed that the variation of the factors adopted for the emission tests (mixture, load and lambda) and performance (mixture and load) had a greater influence on the response variables when compared to the engine power variation. |
Palavras-chave: | Combustíveis Motores de ciclo Otto Bioenergia Poluição atmosférica Fuels Cycle Otto engines Bioenergy Atmospheric pollution |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA ENGENHARIAS CIENCIAS BIOLOGICAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Bioenergia (Mestrado) |
Citação: | RIBEIRO, Camilo Bastos. ESTUDO DO DESEMPENHO E DAS EMISSÕES GASOSAS DE MOTORES NÃO-RODOVIÁRIOS DE PEQUENO PORTE OPERANDO COM GASOLINA E ÁLCOOL ETÍLICO ANIDRO COMBUSTÍVEL (AEAC) MISTURADOS EM DIFERENTES PROPORÇÕES. 2017. 65 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Bioenergia - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1085 |
Data de defesa: | 22-Aug-2017 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Bioenergia |
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