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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1631
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | READAPTAÇÃO FUNCIONAL DE PROFESSORES: A percepção dos diretores das Escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino de um dos Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná |
Autor: | Guedes, Regeane Vaz ![]() |
Primeiro orientador: | Laat, Erivelton Fontana de |
Resumo: | Ocupando um lugar único na sociedade, a atribuição do professor é a de contribuir na formação do aluno, atuando através do processo ensino-aprendizagem. No entanto, o que se nota é que o desempenho de tal função, tão privilegiada, tem sofrido um constante desgaste social, o que tem levado inúmeros docentes ao afastamento de suas funções: a readaptação funcional. O objetivo do estudo foi conhecer as dificuldades encontradas e quais estratégias são utilizadas pelos gestores escolares ao receber professores em Readaptação Funcional. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo exploratório, realizado colégios pertencentes à Rede Estadual de Ensino de um dos Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná. Os dados foram coletados por meio de questionários online e entrevista semiestruturada. Para análise e interpretação dos dados, optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (1979). As informações apontaram que os diretores encontram dificuldades em fazer com que o professor readaptado se sinta valorizado nas novas funções, bem como na atribuição das mesmas; evidenciam ainda que têm utilizado o diálogo como a ferramenta de acolhimento e de encaminhamento das atividades dos professores em Readaptação Funcional; denunciam haver preconceitos e estigmatização por parte dos demais profissionais em relação aos professores readaptados; constatam a necessidade de acompanhamento por profissionais da saúde, e da construção de uma diretriz para nortear a condução das atividades após readaptação definitiva. Pode-se verificar nos discursos dos diretores, que lidar com a Readaptação Funcional de professores ainda é um processo frágil, que demanda muito esforço e bom senso, não só por parte dos mesmos, como também dos próprios profissionais readaptados. Nos discursos foram apontadas: situações de preconceito e estigmatização a estes profissionais por parte dos colegas; necessidade da formalização de fluxo de recepção deste professor que agora não mais está exercendo sua função primária que é de ministrar aulas; ainda pontuaram a urgência em se criar mecanismos de enfrentamento que os impulsionem a encontrar significado em sua nova função, de modo a não agravar ainda mais a saúde dos referidos profissionais. |
Abstract: | Occupying a unique place in society, the assignment of the teacher is to contribute to the education of the student, acting through the teaching-learning process. However, what is noticeable is that the performance of this function, so privileged, has undergone constant social wear and tear, which has led many professors to withdraw from their functions: functional readaptation. The objective of the study was know the difficulties found and the strategies used by the school administrators when receiving teachers in functional rehabilitation. Thys is a qualitative study, descriptive exploratory, carried out at schools from the Regional Education Centers of the State of Paraná. The data were collected through online surveys and semi-structured interview. Bardin’s content analysis (1979) was adopted for the analysis and interpretation of data. Information point that the school’s principals find difficulties in making the rehabilitated teachers feel appreciated in their new duties, as well as in assigning these; they also show that dialogue has been used as a tool when receiving and assigning duties for the teachers in functional rehabilitation at school; they report the existence of prejudice and stigmatization by other professionals towards the rehabilitated teachers, and determine the need of follow ups with health professionals and the creation of a guideline to direct the conduction of the activities after the definitive rehabilitation. The current study allowed us to see in the principals’ speeches that dealing with the Functional Rehabilitation is still a fragile process that demands great effort and common sense, not only by the principals but also by the rehabilitated professional. These speeches list situations of prejudice and stigmatization by coworkers and a need to formalize the reception flow of this teacher who is no longer exercising his primary function which is to teach classes, they also pointed out the urgency of creating coping mechanisms that drive them to find meaning in their new role, so as not to further aggravate the health of these professionals. |
Palavras-chave: | Gestão Escolar Saúde do trabalhador Readaptação Funcional Professores School Management Occupational Health Functional Readjustment Teachers |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Saúde de Irati |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar) |
Citação: | Guedes, Regeane Vaz. READAPTAÇÃO FUNCIONAL DE PROFESSORES: A percepção dos diretores das Escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino de um dos Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná. 2019. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1631 |
Data de defesa: | 30-Sep-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado) |
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