???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1224
Tipo do documento: Dissertação
Título: Compreendendo a criança com Altas Habilidades/Superdotação para poder atuar: experiências da Formação Continuada de Educadores Infantis em Guarapuava/PR
Autor: Santos, Iolete Ribeiro dos 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Primeiro coorientador: Lira, Aliandra Cristina Mesomo
Resumo: Esta pesquisa surgiu das inquietações acerca das dificuldades que as educadoras infantis possuem para compreender e atuar com as crianças talentosas que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) da cidade de Guarapuava-PR. Tal preocupação ocorreu mediante acompanhamento pedagógico realizado nas instituições de Educação Infantil, quando foi possível perceber que algumas práticas desenvolvidas pelos educadores não contemplavam as orientações advindas dos documentos educacionais e leis acerca da Educação Especial de modo a oportunizar o acesso das crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) à escola comum desde a etapa da Educação Infantil, como assegura a Lei de Bases e Diretrizes Nacionais (LDB/9394/96). Assim, a presente pesquisa teve por objetivo geral averiguar se o estudo realizado na formação continuada contribuiu para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos educadores participantes da pesquisa, de maneira a proporcionar-lhes saberes que os levem a compreender as crianças talentosas, refletindo sobre suas práticas pedagógicas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa-ação realizada em 4 etapas: 1º etapa - elaboramos um projeto de formação continuada na perspectiva inclusiva, 2º etapa - envolvemos os educadores infantis dos Centros Municipais de Educação Infantil da região urbana de Guarapuava, 3º etapa - realizamos minicursos sobre os aspectos do desenvolvimento infantil e aprendizagem e as características gerais apresentadas pelos superdotados e talentosos. Nessa etapa também criamos um grupo no Facebook: “Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil”. Na 4º etapa – realizamos encontros com os educadores com o objetivo de esclarecer questões referentes à compreensão do instrumento e devido preenchimento. Durante esses encontros, realizamos observações quanto ao interesse, expectativas e angústias desses profissionais quanto à inclusão da criança com indicativos de AH/SD e realizamos também uma entrevista com os educadores. Como caminho metodológico para discussão dos dados coletados privilegiou-se o discurso dos educadores infantis. Os resultados apontaram que a maioria dos educadores não compreendem sobre a psicologia da criança de 3 e 4 anos de idade. Todavia, o curso de formação continuada possibilitou a sensibilização desses educadores, porém poucos se motivaram a implementar o conhecimento elaborado para promover atividades criativas que visassem potencializar os talentos das crianças. Portanto, consideramos que compreender sobre a psicologia da criança talentosa na etapa de educação infantil é o primeiro passo para atuar na elaboração de atividades enriquecedoras que desenvolvam suas potencialidades.
Abstract: This research was originated in concerns about preschool teachers’ difficulties regarding to understand and to teach gifted children in Child Education Municipal Centers (CEMCs) in Guarapuava city, PR. This concern was based on pedagogical follow-up into these Child Education institutions when it was possible to realize some teachers’ practices haven’t contemplated educational guidelines and laws about Special Education to give opportunities to children with special educational necessities (EEN) go to school since Child Education as the Law of National Bases and Guidelines (LDB/9394/96) guarantees. Then, the objective of this research was to investigate if the study during continuing training helped to improve the teachers’ pedagogical practice to provide them some knowledge to understand gifted children and to think about their pedagogical practice. This research was qualitative and characterized as action research. It was carried out in 4 moments: 1rt step – we elaborated a project to continuing training based on inclusive education, 2nd step – we invited teachers from Child Education Municipal Centers on urban region in Guarapuava city, 3rd - we conducted courses about children’s development characteristics and gifted children’s general characteristics. In this step, we also started a group on Facebook called: “High Abilities/Giftedness in Child Education”. The 4th step was to meet teachers to explain the instrument of research and how to fill it. During meetings we noted teachers’ interest, expectancies and anguish regarding gifted children inclusion and we also interviewed them. Method to debate data was participants’ discourse. Results were the most of teachers do not understand the third-four-old children psychology. But the continuing training helped teachers to become more aware about the subject and the most of them were motivated to elaborate creative activities based on learned knowledge to develop children’s talents. So we consider the first step to elaborate enriching activities to develop potentials is to understand the gifted child psychology during Child Education.
Palavras-chave: altas habilidades
formação continuada de professores
educação infantil
High Abilities
Continuing Education to Teachers
Child Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Santos, Iolete Ribeiro dos. Compreendendo a criança com Altas Habilidades/Superdotação para poder atuar: experiências da Formação Continuada de Educadores Infantis em Guarapuava/PR. 2017. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1224
Data de defesa: 28-Sep-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IOLETE RIBEIRO DOS SANTOS.pdfIOLETE RIBEIRO DOS SANTOS2,41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.