???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/99
Tipo do documento: Dissertação
Título: MILITARY DISCOURSE: An Analysis of Media Representations and Spoken Interactions in Battalions of the Brazilian Army
Autor: Bueno, José Osvaldo Sampaio 
Primeiro orientador: Heberle, Viviane Maria
Resumo: Esta tese investiga o discurso militar, comparando representações pela mídia e interações verbais em batalhões do Exército Brasileiro. Considerando o Exército Brasileiro como um ambiente fechado, muitas das representações pela mídia tendem a transmitir questões relativas a autoritarismo e aspereza em relação a interações entre superiores e subordinados. Assim, analiso uma música, um programa de TV, dois filmes, três artigos de revista e duas tiras de histórias em quadrinhos e oito extratos de interações verbais entre superiores e subordinados, gravadas em dois batalhões do Exército Brasileiro, em dois estados diferentes do Brasil. Formulo as seguintes perguntas de pesquisa: 1) como a mídia representa o discurso militar?; 2) como o Exército Brasileiro representa o discurso militar, em relação às questões de poder, autoridade, disciplina e educação?; 3) quais são as principais características das conversações institucionais e casuais encontradas em interações verbais no exército?; e 4) em quais circunstâncias pode ocorrer a conversação casual, envolvendo superiores e subordinados no Exército Brasileiro?. Para responder minhas perguntas, analiso os dados conforme a metafunção interpessoal e registro, escolhas de modo, modalização e características de conversações pragmáticas e casuais, de acordo com a Lingüística Sistêmica Funcional e os conceitos de poder, ordem social e mudanças sociais, apresentados na Análise Crítica do Discurso. Os resultados sugerem que superiores modalizam e modulam os comandos, para reduzir os efeitos de poder e autoridade; os superiores não usam ofensas para comandar subordinados; os superiores consideram e respeitam as opiniões dos subordinados, uma vez que os subordinados usam uma alta proporção de orações declarativas nas interações; ocorrências de informalidade são permeadas por orações mínimas, gírias, jargões, palavrões e vocativos, reduzindo os efeitos da hierarquia. Esta tese serve para desmistificar pré-julgamentos em relação ao discurso militar, e para destacá-lo como um campo desconhecido, interessante e vasto a ser estudado.
Palavras-chave: discurso militar
Lingüística Sistêmica Funcional
Análise Crítica do Discurso
representações da mídia
interações verbais
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: BUENO, José Osvaldo Sampaio. MILITARY DISCOURSE: An Analysis of Media Representations and Spoken Interactions in Battalions of the Brazilian Army. 2005. 168 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Florianópolis, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/99
Data de defesa: 11-Apr-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose Osvaldo Sampaio.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.