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Tipo do documento: Dissertação
Título: GÊNEROS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DE MATERIAL APOSTILADO
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Cacilho, Marco Antonio 
Primeiro orientador: Stutz, Lidia
Resumo: Com o presente estudo objetivamos contribuir para a análise de material apostilado de língua portuguesa, motivados pela necessidade de aprimorar o contexto do ensino com gêneros textuais digitais. Assim, nosso objetivo geral é analisar as aulas que apresentam os gêneros digitais como objetos de ensino de material apostilado para alunos que estão concentrados no primeiro ano do Ensino Médio. Os objetivos específicos são: I) realizar um levantamento sobre quais gêneros textuais do meio digital essas aulas abordam; II) compreender o plano global das aulas que apresentam os gêneros digitais como objetos de ensino por meio da macroestrutura; III) analisar as atividades das aulas que apresentam os gêneros digitais como objetos de ensino por meio das capacidades de linguagem. Na investigação é utilizada a abordagem qualitativa, quantitativa e a pesquisa de caráter documental. Salientamos que o material escolhido conta com três cadernos destinados aos alunos: 1) o livro-texto, que apresenta a teoria correspondente à programação apresentada, desenvolvida em capítulos, com modelos de aplicação e atividades resolvidas. 2) A apostila-caderno, utilizada nas aulas, que estrutura a apresentação da aula em forma de tópicos, sinopses, resumos, atividades para serem desenvolvidas em sala e as tarefas mínimas e complementares que levam o aluno à consulta do caderno de exercícios. 3) O caderno de exercícios, que contém todos os exercícios sugeridos nas tarefas mínimas e complementares e apresenta também as respostas e resoluções dessas atividades. Entendemos a importância dessa análise para termos uma visão precisa sobre a configuração apresentada e a forma como são distribuídas as tarefas e textos de um dos capítulos que versa sobre os gêneros digitais. Sublinhamos que a temática abordada concentra-se em material utilizado por turmas de primeiro ano do Ensino Médio e que faz parte do planejamento proposto pelo sistema de ensino. A análise torna-se relevante por levar-nos a uma reflexão sobre as propostas de ensino subjacentes ao material didático. O arcabouço teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo com o conceito de gêneros textuais (BRONCKART, 2012; SCHNEUWLY, 2004), as noções de capacidades de linguagem, macroestrutura (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; DOLZ; TOULOU, 2008), bem como as noções de gêneros textuais digitais (XAVIER, 2005; MARCUSCHI, 2008) e material apostilado (PIERONI, 1998; BUNZEN, 2001; AMORIM, 2008; SILVA, 2008) ancoram o nosso estudo. Os resultados apontam que o material apostilado em análise não contempla de modo satisfatório os gêneros digitais. Por meio da análise dos textos e atividades, verificamos que nenhum deles é de fato um exemplar do gênero, o que impede o aluno de operacionalizar recursos tecnológicos oriundos da contemporaneidade e impede, pois, o contato com outras maneiras de ler e escrever. No que tange à análise da macroestrutura, entendemos ser esta um recurso satisfatório que nos permite uma visão amplificada para compreendermos os objetos a serem ensinados. Sobre as capacidades de linguagem, constatamos que a maioria das atividades as contemplam de modo indireto, visto o caráter fictício e superficial da temática. Diante disso, acreditamos que o material apostilado utilizado por alunos concentrados no primeiro ano do Ensino Médio precisa de reformulações para um trabalho adequado em relação os gêneros digitais.
Abstract: The aim of this study is to contribute to the analysis of Portuguese language handout, driven by the need of improving the textual genre teaching, in terms of digital means. Thus, the main aim is to analyze which classes provide digital genres as handout teaching objects, geared to pupils of high school first year. The specific aims are: I) to undertake a mapping of which are the textual genres of digital means approached in such classes; II) to comprehend the global plan of classes that provide the digital genres as teaching objects, through their macrostructure; III) to analyze class activities which provide digital genres as teaching objects, by means of language capacities. In order to conduct this research, we used qualitative and quantitative approaches, and documentary research. We emphasize that the material chosen offers three students` books: 1) the text-book, which presents the theory corresponding to the scheduling showed, developed into chapters, approaching application models and answered activities; 2) the handout-book used between classes, which structure the class presentation into topics, synopses, summaries, activities to be worked at classes, and minimal and complementary tasks that lead the pupil to check the exercise-book; 3) the exercise-book, which contains every single exercise suggested in the minimal and complementary tasks, and also brings answers and solves each of them. We keep in mind the importance of this analysis to get a broader vision about the configuration presented, and the way that tasks and texts are distributed in one chapter that envisage digital means. We highlight that the approached theme is concentrated into the material used by high school first years, and it is part of educational system proposed planning. We attach importance to the analysis, for it leads to a thought about underlying teaching purposes into the didactic material. This study is anchored by sociodiscursive interactionism and text genre (BRONCKART, 2012; SCHNEUWLY, 2004) theoretical frameworks, by language capacities and macrostructure concepts (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; DOLZ; TOULOU, 2008), as well digital genre (XAVIER, 2005; MARCUSCHI, 2008) and handout concepts (PIERONI, 1998; BUNZEN, 2001; AMORIM, 2008; SILVA, 2008). The results show that the handout studied does not consider textual genres from digital means in a satisfactory manner. Through texts and activities analyzed, we observed that none of them are in fact a copy of addressed genre, what prevents the pupil to operationalize technological resources from worldwide, and, therefore, it prevents the contact with other ways of reading and writing. In terms of macrostructure analysis, we see it as an important resource which allows us a comprehensive view of objects that must be taught. Concerning to language capacities, we noticed that most of activities bring them to bear, indirectly, due to fictitious and superficial theme`s nature. At that, to reach the goal of teaching digital genres, it is necessary to reshape the handout used by high school first year pupils.
Palavras-chave: Gêneros digitais
material apostilado
capacidades de linguagem
Digital genres
handout
language capacities
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: CACILHO, Marco Antonio. GÊNEROS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DE MATERIAL APOSTILADO. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/95
Data de defesa: 1-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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