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dc.creatorBender, Likelli Simão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645813479472073por
dc.contributor.advisor1Baretta, Luciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952747443477278por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:12:20Z-
dc.date.available2016-06-30-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationBENDER, Likelli Simão. Beginning readers` performance in English: public service announcement (PSA). 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/94-
dc.description.resumoO presente estudo investigou o desempenho de leitores iniciantes em textos do gênero anúncio de utilidade pública - PSA. Vinte alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Guarapuava-PR, com idade entre 12 e 15 anos, participaram desta pesquisa. O desempenho dos participantes foi averiguado, por meio de análise das estratégias de leitura por eles utilizadas, enquanto liam dois textos do gênero textual anúncio de utilidade pública - PSA, em língua inglesa, sendo que o primeiro dos textos deveria ser lido com o objetivo de ler por entretenimento, e o segundo, com objetivo de ler para estudar para um teste. Um dos instrumentos da pesquisa, portanto, foi o Protocolo Verbal de Pausa (CAVALCANTI, 1989), na versão adaptada por Tomitch (2003), que possibilitou averiguar as estratégias de leitura utilizadas pelos participantes. Outros três instrumentos foram utilizados com a finalidade de triangular os dados, sendo perguntas de compreensão referentes a cada um dos textos, questionários retrospectivos, e o questionário de perfil leitor dos participantes, adaptado do PISA (2009). As verbalizações feitas durante a aplicação do Protocolo de Pausa foram transcritas e as estratégias de leitura foram categorizadas de acordo com a categorização proposta por Block (1986), adaptada por Baretta (1998). As perguntas de compreensão foram elaboradas levando em conta a categorização de tarefas de leitura elaborada por Pearson e Johnson (1987), sendo as respostas avaliadas conforme critérios elaborados pela própria pesquisadora. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa e também quantitativa, por meio da análise de resultados obtidos a partir dos registros do Protocolo de Pausa e dos escores para as perguntas de compreensão, com a contribuição de dados do questionário retrospectivo e do perfil do leitor para a discussão de resultados. Os dados indicam que os participantes realizaram a leitura de forma ascendente, tentando extrair informações do texto, palavra por palavra. As estratégias utilizadas para cada um dos textos não demonstrou diferença significativa, o que indica que os participantes não realizaram uma leitura diferente para cada um dos objetivos propostos, ou seja, ler por entretenimento e ler para estudar para um teste. Os resultados corroboraram para a percepção da pesquisadora, durante a coleta de dados, de que os participantes não se ativeram aos objetivos solicitados para a execução da tarefa. Embora os participantes tenham utilizado de estratégias variadas e que podem levar à compreensão leitora, muitas vezes não souberam como, quando ou por quê utilizá-las, sendo que a maioria percebeu que tinha problemas de compreensão, mas não soube utilizar das estratégias mais adequadas para saná-los.por
dc.description.abstractThis study investigated the performance of beginning readers with Public Service Announcement (PSA) texts. The participants in this research were twenty eighth grade students of a public elementary school, in the city of Guarapuava-PR, aged between 12 and 15 years. The performance of the participants was examined by the analysis of the reading strategies used when reading two texts from the PSA genre, in English. The first of the texts should be read with the purpose of entertainment, and the second, with the purpose of studying for a test. One of the research instruments was the Pause Protocol Procedure (CAVALCANTI, 1989), in the version adapted by Tomitch (2003), which made it possible to investigate the reading strategies used by the participants. Three other instruments were used in order to triangulate the data: comprehension questions for each of the texts, retrospective questionnaires and the participants` reader profile questionnaires, adapted from the PISA (2009). The verbalizations made while applying the Pause Protocol were transcribed, and the reading strategies were categorized according to the classification proposed by Block (1986) and adapted by Baretta (1998). The comprehension questions were elaborated taking into account the categorization developed by Pearson and Johnson (1987), and the responses were scored according to criteria developed by the researcher. Data analysis was qualitatively and quantitatively analyzed, through the analysis of the results obtained from the Pause Protocol Procedure, the comprehension questions, the retrospective questionnaire and the reader profile. On the whole, data indicate that the participants read adopting the bottom up mode, trying to extract information from the text, word by word. The strategies used for each of the texts showed no significant difference, indicating that participants did not read differently for each of the proposed objectives, i.e., read for entertainment and read to study for a test. The results corroborated the perception of the researcher, while collecting data, that participants did not attend to the objectives posed for each of the texts. Although participants used different strategies that can lead to comprehension, they often did not know how, when or why to use them, since the majority of the participants realized that they had trouble in understanding, but failed to use appropriate strategies in order to solve them.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:12:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR LIKELLI SIMAO BENDER.pdf: 1263813 bytes, checksum: 9700d7e469133e03f6c470e70abda30f (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/666/PR%20LIKELLI%20SIMAO%20BENDER.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcompreensão leitorapor
dc.subjectestratégias de leiturapor
dc.subjectensino de língua inglesapor
dc.subjectleitura com diferentes objetivospor
dc.subjectProtocolo Verbal de Pausapor
dc.subjectreading comprehensioneng
dc.subjectreading strategieseng
dc.subjectEnglish language teachingeng
dc.subjectread for different purposeseng
dc.subjectPause Protocol Procedureeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDESEMPENHO DE LEITORES INICIANTES EM LÍNGUA INGLESA: TEXTOS DO GÊNERO ANÚNCIO DE UTILIDADE PÚBLICA - PSApor
dc.title.alternativeBeginning readers` performance in English: public service announcement (PSA)eng
dc.typeDissertaçãopor
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