Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/92
Tipo do documento: Dissertação
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título(s) alternativo(s): Didactic Sequence of animal tales for teaching of oral comprehension and production in German Language of childhood education
Autor: Queroz, Josiete Cristina Schneider 
Primeiro orientador: Stutz, Lidia
Resumo: A presente pesquisa de mestrado possui como principal objetivo compreender qual é a contribuição de uma sequência didática (SD) de contos de animais para a compreensão e produção oral em língua alemã (LA) na educação infantil (EI). Os objetivos específicos são: a) Construir um modelo didático (MD) sobre os gêneros contos de animais, exemplares e maravilhosos conforme os níveis de análise do interacionismo sociodiscursivo (ISD); b) Elaborar uma SD e, posteriormente, analisá-la, com base nas capacidades de linguagem mobilizadas; c) Analisar as capacidades de linguagem demonstradas pelos alunos durante a produção inicial (PI) e final (PF). Este estudo é relevante para os professores de língua estrangeira (LE) para crianças, principalmente para os de LA levando-se em conta que não há publicações nessa área e os materiais didáticos são escassos (QUEROZ, 2014). Para realizá-lo, nos ancoramos no ISD (BRONCKART, 1999/2012; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004/2013) cuja premissa é a aprendizagem de uma língua como um conhecimento construído a partir das interações sociais. Desse modo, propomos a utilização de uma SD sobre o gênero contos de animais como instrumento para ensino. Como as obras originais dos irmãos Grimm e do russo Sergei Prokofjew são compostas por uma linguagem difícil e rebuscada decidimos utilizar as adaptações de Garcia, 2013; Marti, 2008; Kuster, 2004; Brandstetter; Holzer, 2003 e um conto original de Carle, 2010. Com esse trabalho visamos intervir na ordem do ensino e aprendizagem em um contexto composto por crianças de faixa etária entre três e quatro anos de idade, os quais estão inseridos na rede particular de ensino. A geração dos dados foi realizada em três fases: i) observação participativa das aulas com registro das situações em diários e duas fichas de observação; ii) avaliação inicial para diagnosticar as capacidades de linguagem dos alunos; e iii) a gravação em vídeo das práticas realizadas com a SD. Os resultados das observações apontam para a dificuldade dos alunos com a língua, uma vez que a maioria deles só possui um ano de LA. Além disso, concluímos que o grupo pesquisado é bastante heterogêneo, composto por um aluno portador da Síndrome de Asperger, por alunos com problemas de audição, de visão, além das dificuldades de concentração e aceitação mútua. A partir da análise da SD aplicada pudemos constatar que as 40 atividades organizadas em quatro módulos são compostas predominantemente pelas capacidades de significação (CS) e capacidades linguístico-discursivas (CLD). Essas atividades contribuíram para a recontação do conto de animais Das gro?e Radieschen. Além disso, os alunos passaram a utilizar expressões, vocabulário e enunciados trabalhados durante a SD, no seu cotidiano, demonstrando a real apreensão da linguagem.
Palavras-chave: Sequência Didática
Educação Infantil
Língua Alemã
Didactic Sequence
Childhood Education
German Language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: QUEROZ, Josiete Cristina Schneider. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. 275 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/92
Data de defesa: 1-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf3,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.