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dc.creatorWamms, Veronice Oliveira Cristo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5300568891320659por
dc.contributor.advisor1Martins, Ricardo André Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1826258645097740por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:12:16Z-
dc.date.available2015-09-02-
dc.date.issued2015-01-01-
dc.identifier.citationWAMMS, Veronice Oliveira Cristo. não consta. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/77-
dc.description.resumoMiguel Sanches Neto (2005) se apropria do recurso do hibridismo da linguagem, juntando a literatura e a história para contemplar a narrativa da saga de imigrantes italianos, que vêm para o Brasil, em 1890, para fundar uma colônia anarquista em Palmeira, no Paraná. Para tanto, ao compor o enredo, fala de um amor poliândrico entre três homens e uma mulher. Contudo, ao assim fazê-lo pelo recurso memorialístico de personagens históricas e fictícias, o autor revela como pano de fundo os discursos que circundam questões como as relações de poder entre os próprios sujeitos da narrativa com seus pares e o confronto destes indivíduos com as ideologias da família, da religião e do Estado. E é por meio desse paradoxo do desejo de unificação e de nacionalização de um grupo de pessoas tão diferentes entre si em torno de um mesmo ideal, é que sobressai a atmosfera de conflitos entre os sujeitos. A presente dissertação discute a relação discursiva entre língua e o conceito de nacionalismo como constitutivos da identidade de um povo a partir da observação dos entrecruzamentos do discurso histórico com o ficcional, bem como a relação dialógica da obra com os processos que fundem literatura e história para construir o conceito de nacionalidade, a partir da desconstrução do passado como forma de interpretar o presente. A análise dessa obra literária instaura efeitos de sentido pela sua construção narrativa e ressalta os lugares de onde se reproduzem os processos de dominação ainda recorrentes na sociedade contemporânea. A linguagem narrativa empregada desnuda discursos que conflitam o ideal de uma nação igualitária e fraterna com discursos que ideologizam reflexos da cultura dominante. Pela rememoração do passado nacional, ao contrário dos romances saudosistas, o autor representa nesta obra uma visão crítica e no nível da ficção sonda os sentidos dos dizeres desconhecidos na memória e na história viva.por
dc.description.abstractMiguel Sanches Neto appropriates the appeal of hybridism of language, literature and history together to contemplate the narrative of the saga of immigrants who come to Brazil, in 1890, to speak of a polyandrous romance between three men and one woman. However, to do this by the memory resource of historical and fictional characters, the author reveals how the literary plot backdrop the discourses surrounding issues such as power relationships between the subject of the narrative with their peers and the confrontation of these individual-duos with the ideologies of family, religion and the Estate, all representative of a dominant cultural power. And it is through this paradox of the desire for unification and nationalization of a group of people so different from each other around a common ideal that stands out the atmosphere of conflict between the subject and their identities. The present dissertation discusses on the discursive relationship between language and the concept of nationalism as constituting the identity of a people, from the observation of the narrative of Miguel Sanches Neto (2005), by intersecting the historical-documentary discourse with the fictional one, as well as the relationship of the work with dialogic processes that fuses literature and history to build the concept of nationality, from the deconstruction of the past as a way of interpreting the present. The analysis of the literary sense effects introduces for its narrative construction, as well as through it point out the places where they reproduce the processes of domination still recurring in contemporary society. The narrative language employed by Miguel Sanches Neto reveals speeches that conflict the ideal of an egalitarian and fraternal nation with discourses that spread ideological reflects of the dominant culture, such as subjectivity, individualism, private property. It is therefore as Linda Hutcheon (1991, p. 35) a form of "questioning the relationship between history and reality about the relationship between reality and language". On the other hand, from the point of view of the recollection of the past, the national author, unlike nostalgic novels, represents in this work a critical vision of that past, as affirms Lukács (2009) "exhuming the buried sense" or as White (1994) deconstructing the "petrified" directions in social memory.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:12:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR Veronice Oliveira Cristo Wamms.pdf: 928584 bytes, checksum: f8597aa47063d06be38c4ad1d09ccc8f (MD5) Previous issue date: 2015-01-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/684/PR%20Veronice%20Oliveira%20Cristo%20Wamms.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnacionalidadepor
dc.subjectmemóriapor
dc.subjectliteratura e históriapor
dc.subjectnationalityeng
dc.subjectmemoryeng
dc.subjectliterature and historyeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleSUJEITOS EM CONFLITO: ANARQUISMO E NACIONALIDADE EM UM AMOR ANARQUISTApor
dc.title.alternativenão constaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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