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Tipo do documento: Dissertação
Título: UMA VOZ FEMININA NO SÉCULO XVII: A AUTOBIOGRAFIA DE ANTÓNIA MARGARIDA DE CASTELO BRANCO
Título(s) alternativo(s): A FEMALE VOICE IN THE XVII CENTURY: THE AUTOBIOGRAPHY OF ANTÓNIA MARGARIDA DE CASTELO BRANCO
Autor: Volupca, Paula Aparecida 
Primeiro orientador: Rodrigues, Raquel Terezinha
Resumo: A autobiografia vem chamando cada vez mais a atenção de estudiosos de diversas áreas/disciplinas, como aponta Philippe Lejeune: "[...] a autobiografia leva-nos a nos abrir para outras disciplinas, essencialmente a psicanálise, a psicologia, a sociologia, a história. [...]" (LEJEUNE, 2008, p. 66). Essas áreas vêm constituindo-se como sinalizadoras de novos direcionamentos para o estudo das escritas de si, que passaram, ao longo dos últimos tempos, a serem consideradas como prática sócio-cultural, cujas dimensões histórica e contextual levam o pesquisador a integrar os elementos de outras disciplinas, a fim de formular suas ideias a respeito da temática. Na literatura, em especial, o gênero memorialístico, por apresentar compromisso com a verdade, instiga o pesquisador a investigar elementos constitutivos do seu contexto de produção e a estabelecer o que Lejeune denomina de "pactos autobiográficos", possibilitando assim, a recriação de um momento histórico e suas implicações sociais, a fim de que se possa ilustrar com a devida propriedade quais elementos foram cruciais no desenvolvimento de uma determinada obra. Assim, o objetivo deste trabalho é a realização da leitura da Autobiografia de Antónia Margarida de Castelo Branco (1983) levando-se em conta o modelo interpretativo proposto por Fredric Jameson, proposto em seu livro O inconsciente político (1992), de uma leitura realizada a contrapelo, ou seja, uma leitura realizada para além do que o texto traz em sua aparência. Outros aspectos analisados, nesta dissertação, são as "estratégias de contenção" e o "conteúdo manifesto", também a partir da proposta de Fredric Jameson em O Inconsciente Político (1992). Estas estratégias tratam daquilo que o autor deixou de dizer, por algum motivo, ao produzir seu texto. Elas tratam, segundo o teórico, do que não aparece na superfície do texto, mas sim do que está nas entrelinhas, ou seja, as armadilhas utilizadas pelo autor da obra, consciente ou inconscientemente, para mascarar determinados temas que vão além do conteúdo manifesto. Leva-se em conta também alguns elementos da "Estética da Recepção" de Hans Robert Jauss (1994), dentre eles o "horizonte de expectativas" e a "fusão de horizontes", a fim de se perceber os efeitos da obra sobre os leitores e a sua permanência ao longo do tempo. Finalmente, a análise da Autobiografia de Antónia Margarida de Castelo Branco enquanto obra literária de cunho memorialista faz-se também conforme os apontamentos de Roberto Schwarz, no seu livro Duas Meninas (1997).
Abstract: The autobiography has been drawing more and more attention of scholars from various subjects/disciplines, as pointed out by Philippe Lejeune: "[...] the autobiography takes us to open ourselves to other subjects, mainly psychoanalysis, psychology, sociology, the story. [...]" (Lejeune, 2008, p. 66). These areas have formed as signaling new directions for the study of the writings themselves, now, over the last time, to be considered as a socio-cultural practice whose historical and contextual dimensions lead the researcher to integrate the elements of other disciplines, in order to formulate their ideas about the topic. In the literature, in particular the memorialistic genre by presenting commitment to truth, encourages the researcher to investigate constituent elements of their context of production and to establish what Lejeune calls "autobiographical pact", thus enabling the recreation of a history moment and its social implications, so that we can illustrate with due property which elements were crucial in the development of a particular work. The objective of this work is the realization of reading of the Autobiography of Antónia Margarida de Castelo Branco (1983) taking into account the interpretative model proposed by Fredric Jameson, proposed in his book O inconsciente político (1992), a reading done against the grain, in others words a reading done beyond what the text brings in its appearance. Other aspects analyzed in this work, are the "containment strategies" and the "manifest content", also from the proposal of Fredric Jameson in the O Inconsciente Político (1992). These strategies deal of what he did not say, for some reason, to produce your text. They treat, according to the theoretical, than not appear in the text of the superficial, but what`s between the lines, that is, the traps used by the author of the work, consciously or unconsciously, to mask certain topics that go beyond the manifest content. It takes into account also some elements of "Aesthetics of Reception" of the Hans Robert Jauss (1994), including the "horizon of expectations" and the "fusion of horizons" in order to realize the effects of work on readers and their permanence over time. Finally, analysis of the Autobiography of Antónia Margarida de Castelo Branco as a literary work of memoirist nature also makes up as the Roberto Schwarz notes in his book Duas meninas (1997).
Palavras-chave: Antónia Margarida de Castelo Branco
autobiografia
memória
escrita feminina conventual
a mulher no período barroco-português
Antonia White Castle Daisy
autobiography
memory
the woman in the Baroque-Portuguese period
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: VOLUPCA, Paula Aparecida. UMA VOZ FEMININA NO SÉCULO XVII: A AUTOBIOGRAFIA DE ANTÓNIA MARGARIDA DE CASTELO BRANCO. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/76
Data de defesa: 1-Jan-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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