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Tipo do documento: Dissertação
Título: LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA E SUAS TAREFAS DE LEITURA
Título(s) alternativo(s): The English language textbook and its reading tasks
Autor: Azevedo, Luciane Monteiro 
Primeiro orientador: Baretta, Luciane
Resumo: As tarefas de leitura são de grande importância para o aprendizado dos alunos, pois colaboram para a aquisição dos conhecimentos, para a reflexão sobre as diferentes relações do texto e também para a participação ativa do estudante na construção do significado dos textos. Esta pesquisa dedica-se a investigar as tarefas de leitura apresentadas em livros didáticos de Língua Inglesa. Justifica-se o interesse em realizar a presente investigação principalmente porque esses livros, adotados atualmente como material didático nos colégios estaduais, estão disponíveis há apenas quatro anos na Rede Pública de Ensino do Paraná. Busca-se, inicialmente, rever conceitos relativos à leitura, observando-se como ela acontece e as habilidades e competências necessárias ao ato de ler, uma vez que a leitura é um instrumento importantíssimo na vida social e escolar do sujeito e vai além da decodificação dos textos, envolvendo diversos processos de interação com o texto. Na sequência, apresenta-se a história do livro didático no Brasil e como esse material constitui-se como parte importante na formação do leitor, além de ser utilizado por grande parte dos professores em sala de aula como fonte de informação impressa. Como principal parte deste estudo, traz-se a análise das tarefas de leitura presentes nos livros didáticos "Prime: Inglês para o Ensino Médio" para a 1ª, 2ª e 3ª séries; e "Vontade de Saber Inglês" para o 6°, 7°, 8° e 9° anos, ambos utilizados com alunos da Rede de Ensino Público do Paraná, especialmente em Guarapuava. A análise dos livros didáticos foi feita tendo como embasamento a taxionomia de Subescalas de Leitura utilizada pelo Programme for International Student Assessment (PISA), a qual está categorizada em três domínios (Identificação e Recuperação das Informações; Interpretação da Informação e Reflexão), subdivididos em 5 níveis, sendo o nível 1 o mais básico e o 5 o mais alto na Subescala, em termos de competências e habilidades leitoras requeridas. 196 tarefas de leitura (TL) foram selecionadas e analisadas nesta pesquisa, compreendendo 28 tarefas de leitura de cada volume das duas coleções. Os dados revelam que apesar das TL contemplarem os três domínios da Subescala (Identificação da Informação, Interpretação da Informação, e Reflexão), em todos os anos e séries, eles não contemplam todos os níveis (1, 2, 3, 4 e 5) de leitura, ou seja, não há ocorrência de TL nos níveis 4 e 5, e que demandam competências e habilidades de nível superior, como por exemplo, a elaboração de inferências, construir a ideia central de um texto quando ela está implícita, ou quando há informações concorrentes. As TL de nível 3 são praticamente inexistentes, com ocorrências insignificantes no ensino Médio, com porcentagens de 3,57% no domínio Identificação e Recuperação da Informação e 3,57% e 10,71% no domínio Reflexão. Essas porcentagens não refletem uma quantidade mínima para que o aluno do Ensino Médio, ao concluir o curso, seja capaz de desempenhar satisfatoriamente as tarefas requeridas pela sociedade que o cerca e que demanda um cidadão ativo e crítico.
Abstract: Reading tasks are of great importance to the students` learning process for they help in the acquisition of knowledge, in the reflection about different textual relations and for the student`s active participation in the construction of meaning. This research aims at investigating the reading tasks presented in English textbooks and is justified by the fact that these textbooks have been adopted for the last four years in Public Schools in the Paraná State. The research begins with the revision of concepts related to the reading area, the analysis of how the act of reading occurs, as well and the skills and competences required to it. This is an important instrument in the social and educational life of the subject, for it goes beyond decoding and involves many processes of interaction with the text. Following, the history of the textbook in Brazil is presented since this material is constituted as an important part in the reader formation and also because a great part of the teachers use it as a printed source of information. As the principal part of this study there is the presentation of the analysis of the reading tasks brought by the textbooks "Prime: Inglês para o Ensino Médio", for high school and "Vontade de Saber Inglês" for junior high school students, both used in the Public Schools in Guarapuava, Paraná. The analysis of the textbooks was conducted based on the taxonomy of Reading Literacy Subscales used by the Programme for International Student Assessment (PISA), which is divided into 3 domains (Reading for Information, Interpreting Texts and Reflecting and Evaluating) and 5 levels, being 1 the most basic and 5 the highest in the Subscale regarding reading skills and abilities. 196 reading tasks were selected and analyzed in this study, comprising 28 tasks for each textbook from each series under consideration. Data analysis reveals that although the reading tasks include the 3 domains of the Subscale in all the school years, they do not include all the reading levels (1, 2, 3, 4 and 5). That is to say, there are no occurrences of reading tasks in levels 4 and 5 that require skills and abilities of higher order, as for instance, generation of inferences, construction of main idea of implicit information, or when there is concurrent information. Level 3 reading tasks are practically nonexistent in high school with 3,57% in the reading for information domain, 3,57% and 10,71% in the reflecting and evaluating domain. These percentages do not reflect the minimum so as the high school graduate can be able to perform satisfactorily the tasks required by the society that surrounds him and envisions an active and critic citizen.
Palavras-chave: Leitura
Livro Didático
Tarefas de Leitura
PISA
Reading
Textbook
Reading Tasks
PISA
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: AZEVEDO, Luciane Monteiro. LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA E SUAS TAREFAS DE LEITURA. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/72
Data de defesa: 26-Fev-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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