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Tipo do documento: Dissertação
Título: A LEITURA, O ENSINO DE LITERATURA E O LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA SOCIAL
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Fracaro, Karina de Fátima Larocca 
Primeiro orientador: Mello, Claudio de Almeida
Primeiro coorientador: Baretta, Luciane
Resumo: A pesquisa Retratos da leitura no Brasil, em sua 3ª edição, realizada no ano de 2011, revela que os índices históricos de leitura no país ainda continuam baixos, com apenas 4,0 livros por habitantes/ano, em 2011. Parece certo que a influência dos professores em sala de aula é o maior determinante para o incremento nas atividades de leitura, sendo considerada motivo de incentivo para a sua prática em 45% dos entrevistados, pessoas escolhidas aleatoriamente pelo Instituto Pró-Livro. O enfoque estaria no trabalho com a leitura literária como base do trabalho escolar, destacando-se o manuseio do livro didático, como ferramenta essencial para o aprendizado. Partindo de tais formulações, colocamos como centro da nossa pesquisa a análise do livro didático intitulado Português Contexto, Interlocução e Sentido, volume 2, destinado ao 2° ano do Ensino Médio para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, utilizado pela Escola Estadual Elzira Correia de Sá, localizada no Município de Ponta Grossa, Paraná, no qual verificamos a didática e a metodologia empregada pelas autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, enfocando, especificamente, o trabalho sugerido para o emprego da literatura. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativo-interpretativa, a qual tem por metodologia o exame das atividades propostas pelo LD, e requer que utilizemos o referencial bibliográfico e a análise documental, baseando-nos nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, (DCLPL) e Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), a fim de relacionarmos a figura do leitor de literatura com as referências fornecidas pela didática apresentada pelo livro na sua composição. Dentre os aspectos observados verificamos que o LD segue uma convenção conhecida tradicionalmente, de um saber "institucionalizado", ou seja, contempla uma programação consensual disciplinar, onde não se verifica o ensino da literatura voltado para a prática social. Verifica-se uma orientação simplista e positivista, sendo que os capítulos não trazem nenhuma obra completa, apenas fragmentos de obras que dificultam a contextualização da época e a compreensão de sentido. Fica evidente que há um grande afastamento entre teoria e prática, pois, no livro como um todo, estão presentes atividades com a função de um conhecimento sobre a literatura ainda que superficial. Percebe-se que as orientações do LD desviam-se do que é previsto pelas diretrizes de um ensino como prática social, pois apresentam uma compreensão limitada sobre a complexidade do ensino da leitura literária. Não há identificação com a valorização da formação do leitor literário nem com o desenvolvimento do prazer pela leitura. Este trabalho justifica-se, pois sua relevância para os estudos literários em contribuir para a compreensão dos materiais didáticos na constituição de leitores, da leitura crítica, da habilidade de promover a literatura como prática social e da formação de um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, aberto às renovações e disposto a caminhar pela experiência estética, sendo acompanhado pela literatura em seu cotidiano social.
Abstract: Lecture portraits recherche au Brésil, dans sa 3e édition, tenue en 2011, révèle que les taux de lecture historiques dans le pays sont encore faibles, avec seulement 4,0 livres par habitant / an en 2011. Il semble certain que le influence des enseignants dans la salle de classe est le principal déterminant de l`augmentation des activités de lecture, et est considérée comme une raison incitation pour sa pratique 45% des répondants, les gens choisis au hasard par le Pro-Book Institut. L`accent serait mis sur la collaboration avec la lecture littéraire comme base de travail scolaire, mettant en évidence la manipulation du manuel comme un outil essentiel pour l`apprentissage. A partir de ces formulations, nous placer au centre de notre étude, l`analyse du manuel intitulé contexte portugais, Interlocution et Direction, Volume 2, pour la 2e année de l`école secondaire pour l`enseignement de la langue portugaise et de la littérature, utilisé par le Elzira Ceinture State School Sa, situé dans la ville de Ponta Grossa, Paraná, dans lequel nous voyons la didactique et la méthodologie employée par les auteurs Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadette M. Abaurre et Marcela Pontara, en se concentrant spécifiquement travail suggéré pour l`utilisation de la littérature. Ce est une enquête de nature qualitative-interprétative, qui est la méthodologie d`examiner les activités proposées par la LD, et nous oblige à utiliser les références bibliographiques et l`analyse de documents, sur la base des lignes directrices du programme de l`Etat du Paraná (DCLPL ) et les lignes directrices du programme national (OCN) afin de porter le chiffre de lecteur de la littérature avec les références fournies par l`enseignement présenté par le livre dans sa composition. Parmi les aspects observés constaté que la LD suit une convention connue traditionnellement de la connaissance "institutionnalisée", qui est, comprennent une programmation de consensus disciplinaire où il n`y a pas l`enseignement de la littérature concernée avec la pratique sociale. Il est un positiviste simpliste et, et les chapitres ne apportent pas tout ouvrage fini, seuls des fragments d`oeuvres qui entravent le contexte de l`époque et de la compréhension du sens. Il est évident qu`il ya un grand écart entre la théorie et la pratique, parce que dans le livre dans son ensemble, sont des activités actuelles avec la fonction d`une connaissance de la littérature même surface. On remarque que les lignes directrices de LD se écarter de ce qui est prévu par les lignes directrices d`une éducation comme une pratique sociale, car ils ont une compréhension limitée de la complexité de l`enseignement de la lecture littéraire. Il n`y a pas d`identification à l`appréciation de la formation du lecteur littéraire ou développer le plaisir de la lecture. Ce travail est justifiée en raison de leur pertinence pour les études littéraires de contribuer à la compréhension des matériaux d`enseignement dans la formation des lecteurs, la lecture critique, capacité à promouvoir la littérature comme pratique sociale et la formation d`un sujet actif dans le processus d`enseignement -Learning, ouvert aux rénovations et prêt à marcher l`expérience esthétique, accompagné par la littérature dans leur vie sociale quotidienne.
Palavras-chave: Leitura literária
Livro didático
Práticas de ensino
Lecture de textes littéraires
manuels
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: FRACARO, Karina de Fátima Larocca. não consta. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/70
Data de defesa: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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