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Tipo do documento: Dissertação
Título: HORROR SHORT STORIES NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ANÁLISE
Título(s) alternativo(s): Horror short stories in English classes: didactic transposition under review
Autor: Souza, Everton Gelinski Gomes de 
Primeiro orientador: Stutz, Lidia
Resumo: Com o presente estudo preconizamos o ensino de horror short stories nas aulas de língua inglesa, motivados pela necessidade de modificar o contexto do ensino de língua e de literatura de forma dicotômica, e ainda, despertar em alunos de um 9° ano o gosto pela leitura literária, da escrita pelo viés do deleite. Assim, nosso alvo principal é a análise da transposição didática (BRONCKART; PLAZAOLA, 1998), realizada mediante o estudo do gênero em tela. Os objetivos específicos são: (a) constuir um modelo didático a partir de quatro obras de Poe e quatro do mundo acanônico; (b) analisar as capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011) dos alunos por meio de suas produções iniciais, além da configuração da sequência didática a partir das fragilidades demonstradas nessas capacidades; (c) analisar os resultados da prática com a sequência didática, com base em um panorama comparativo entre produções iniciais (PI) e finais (PF) dos alunos. Buscamos subsídio nos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2008), na abordagem de gêneros textuais, voltando nosso olhar para a didática das línguas e para o ensino como trabalho (AMIGUES, 2004), subsidiados pela construção de modelo e de sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004; CRISTOVÃO, 2007), e nos estudos literários sobre a emergência de short stories (GOTLIB, 2006; MARLER, 2010). Os resultados demonstram que há um "efeito de realocação" em nosso modelo didático, quando comparamos saberes teóricos das obras de Poe com as acanônicas. Nossos alunos apresentaram dificuldades nas capacidades discursivas, com relação à construção de sequências narrativas e, nas capacidades linguístico-discursivas, com emprego de verbos no passado, concordâncias nominais e anáforas. A partir desses resultados, a sequência didática obteve 6 módulos contendo 21 atividades trabalhadas interdependentemente. A prática com a sequência didática nos revelou que as ativididades previstas foram pertinentes, visto que além das duas capacidades mencionadas, as operações referentes às capacidades de significação e de ação também foram aprimoradas, conforme demonstramos em panoramas comparativos entre PI e PF dos alunos. Portanto, a abordagem da sequência didática para o ensino de horror short stories foi pertinente para o desenvolvimento de capacidades de linguagem, responsáveis pela compreensão e produção desse gênero. A sequência didática apresentou-se como um instrumento imprescindível para o desenvolvimento político e social de formar escritores literários que o fazem por gosto e pelo prazer da literatura.
Abstract: This study focuses on the teaching of horror short stories in English classes, motivated by the need of changing the dichotomization of language and literature as well as awaken the interest in reading literary texts, and developing writing skills of nineth year pupils. Therefore, the main aim is to analyse a didactic transposition through the horror short story study. The specific aims are: (a) to build up a didactic model based on Poe`s literature and non-canonical authors; (b) to analyse language capacities of pupils by means of their first horror short story productions, and the configuration of the didactic sequence; (c) to analyse the results of teaching through the didactic sequence based on a comparative framework, which approaches first and final pupils` written productions of horror short stories. This investigation is based on sociodiscursive interactionism (BRONCKART, 1999), on textual genre approach which is anchored in the language didactics (BRONCKART; PLAZAOLA, 1998; DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993) and teaching work perspective (AMIGUES, 2004). In the same way, conceptions like didactic model and didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004; CRISTOVÃO, 2007), besides the study of short story emergence (GOTLIB, 2006; MARLER, 2010) substantiate our research. The results of the didactic model show that there is an effect of reallocation between Poe`s short stories and non-canonical authors. Concerning language capacities, pupils` writings indicated difficulties with discursive capacities in terms of narrative sequence and, with linguistic-discursive capacities in past tense, noun phrases, anaphoras and horror short story vocabulary. These results guided the construction of the didactic sequence that was divided in six modules and twenty one linked up activities. According to our comparative framework, the practice with the didactic sequence showed that pupils improved in the referred capacities, as well as in significance and action capacties. Therefore, the teaching through the didactic sequence provided language capacities development, which are indispensable in order to read and write horror short stories. Furthermore, the didactic sequence was an essential tool for political and social development and to refine and cultivate pupils` literary taste.
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo
Gênero textual
Horror short story
Capacidades de linguagem
Sequência didática
Sociodiscursive interactionism
Text genre
Horror short story
Language capacities
Didactic sequence
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: SOUZA, Everton Gelinski Gomes de. HORROR SHORT STORIES NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ANÁLISE. 2015. 279 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/67
Data de defesa: 1-Jan-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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