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Tipo do documento: Dissertação
Título: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Título(s) alternativo(s): LITERARY READING`S CONCEPTIONS AND PRACTICES IN THE RURAL SCHOOL CONTEXT
Autor: Jagher, Cleide Maria 
Primeiro orientador: Mello, Claudio de Almeida
Primeiro coorientador: Hidalgo, Angela Maria
Resumo: Esta pesquisa analisa quais são as concepções e práticas de leitura literária, vinculadas ao ensino de literatura no contexto da escola do campo, tendo em vista que as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Paraná preveem uma metodologia diferenciada em relação aos conteúdos a serem trabalhados nesse contexto. Nesse sentido, buscamos identificar qual é a especificidade do ensino da literatura na escola do campo, refletir se a literatura como valor cultural, pode ser tratada como conteúdo imediatista, identificar que práticas de leitura literária são pertinentes para esse contexto, como também verificar como os documentos pedagógicos da escola normatizam o ensino. Para isso, analisamos a abordagem do ensino de literatura e da leitura literária nas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa da Educação Básica e nas Diretrizes da Educação do Campo, a relevância que esses documentos têm para as práticas de leitura literária em sala de aula. Também buscamos analisar como o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Trabalho Docente da escola do campo pesquisada abordam a questão epistemológica do ensino da literatura e quais são os encaminhamentos metodológicos que propõem para a prática da leitura literária em sala de aula e se estes estão articulados com os documentos oficiais. Assim como, procuramos, com os dados coletados da pesquisa de campo, cruzar essa análise com as práticas em sala de aula. Do ponto de vista teórico, tomamos como referência os estudos de Bakhtin, os conceitos da teoria literária da Estética da Recepção, de Jauss e Iser, apresentados por Zilberman e Bordini e Aguiar, como também autores como Candido, Barthes e Todorov sobre leitura literária e o prazer estético. Com relação ao currículo escolar e à cultura, trouxemos autores, como Furquin, Heller, e autores como Caldart, Arroyo, Molina, Leite que apresentam estudos sobre a especificidade da Educação do Campo. Acerca de pesquisas que tomam como objeto o sujeito leitor, foram analisados trabalhos desenvolvidos como o de Colomer, de Annie Rouxel, Dalvi e Rezende, além de outros pesquisadores.
Abstract: This research analyses what the literary reading`s conceptions and practices are, as linked at literature teaching in the context of the rural school, in view of the Paraná`s Rural Education Curricular Guidelines had been providing a different methodology related to the contents that will be worked in this context. That way, we had look for identifying what the specificity of the literature teaching at the rural school is, reflecting if the literature, as cultural value, could be treated as an immediate content; identifying what reading`s practice are pertinent to this context and also checking how the pedagogic documents standardize the teachings. For this, we analyze the literature teachings and the literary reading according to the Curricular Guidelines to Portuguese Language in the Basic Education and Rural School`s Guidelines have showed the relevance that those documents have to the daily literature`s practices inside classes. We also aimed to analyze how the Politic Pedagogic Project and Teaching Plan from the rural school researched approach the epistemological question about the literature teaching and what the methodologist forwarding proposed to the literary reading practice at class are, and if they are articulated to the official documents. We also aimed, whit the data collected from the field research, crossing this analyze with the classes` practices. From the theoretical point of view, we were referenced at Bakhtin`s studies, the Aesthetics of Reception Literary Theory from Jauss and Iser, presented by Zilberman, Bordini and Aguiar, beside authors like Candido, Barthes and Todorov about literary reading and the aesthetics pleasure. About the school curriculum and culture we had brought authors like Furquin and Heller, in addition to Caldart, Arroyo, Molina and Leite which present studies about Rural Education`s specificities. About the researches taking the reader subject as targe, it was analyzed the developed works like Colomer, Annie Rouxel, Dalvi and Rezend, beyond others researchers.
Palavras-chave: Escola do campo
leitura literária
análise documental
concepções e práticas de leitura
Rural school
literary reading
documental analyses
reading`s conceptions and practices
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: JAGHER, Cleide Maria. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/64
Data de defesa: 19-Fev-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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