Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBATISTA, DANIELLE SOUZA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6500364198216306por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Níncia Cecília Ribas Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934531868783088por
dc.date.accessioned2017-03-16T13:40:53Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.citationBATISTA, DANIELLE SOUZA. ENTRE O SER E O QUERER: O PROTAGONISMO FEMININO EM JEANNE D’ARPPO. 2014. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/592-
dc.description.resumoA luta das mulheres para serem reconhecidas como agentes da História vem de longa data. Desde o nascimento, é atribuído à mulher o papel de esposa e mãe. No entanto, a partir da modernidade, surge um novo papel social, adquirido por sua inserção no mercado de trabalho. Isso vai acarretar mudanças na constituição da identidade feminina gerada a partir das novas práticas discursivas. Esse novo papel vai influenciar nas relações sociais, alterando a construção identitária feminina. O corpus do trabalho é a peça teatral Jeanne D´arppo, escrita por Gardi Hutter em 1981. Jeanne D´Arppo é uma peça teatral cômica, em que a protagonista apresenta um comportamento característico dos clowns. Uma figura deformada, com aspecto físico desleixado e que traz certa ingenuidade nas ações. Mas, ao mesmo tempo, aproveita-se dessa suposta ingenuidade para criticar e falar indiretamente de questões sociais. Gardi Hutter propõe, por meio do riso, uma reflexão sobre os lugares sociais que a mulher ocupa e quais tarefas lhes são atribuídas. Nesse caso, mais especificamente, trata-se de um lugar que historicamente é considerado parte do universo feminino: a lavanderia. Na leitura das representações femininas na peça teatral, percorremos os caminhos teóricos do conceito de representação desenvolvido por Roger Chartier, bem como, as teorias dos Estudos de Gênero, utilizando teóricas como: Joan Scott, Teresa de Lauretis, Michelle Perrot. A pesquisa busca analisar a construção social da identidade da mulher e os agentes fragmentadores dessa nova identidade. Conclui-se, com essa pesquisa que, Jeanne D’arppo contribui para restaurar a autoridade das ações das mulheres, e também pode contribuir para a reconstrução do papel feminino timidamente representado e ocultado na cultura ocidental hegemônica.por
dc.description.abstractThe struggle of women to be recognized as agents of history is long-standing. From birth, the woman is assigned the role of wife and mother. However, from modernity, emerges a new social role, acquired by their insertion in the labor market. This will entail changes in the constitution of female identity generated from the new discursive practices. This new role will influence the social relationships, changing the female identity construction. The corpus of this work is the play Jeanne D'arppo written by Gardi Hutter in 1981. Jeanne D'Arppo is a comic play in which the protagonist has a characteristic behavior of clowns. A deformed figure with unkempt physical appearance and that brings certain naivety in her actions. But at the same time takes advantage of this supposed naivete to criticize and speak indirectly to social issues. Gardi Hutter proposes, through laughter, a reflection on the social position that women occupy and which tasks they are assigned. In this case, more specifically, it is a place that is historically considered part of the feminine universe: the laundry. With the reading of the inserted female representations in the play, we traverse the paths theoretical concept of representation developed by Roger Chartier, as well as theories of Gender Studies using researchers as Joan Scott, Teresa de Lauretis, Michelle Perrot. The research seeks to analyze the social construction of women's identity and fragmenting agents of this new identity. It is concluded from this research, Jeanne D'arppo helps to restore the authority of women's action, and can also contribute to the reconstruction of the female role and hidden shyly represented in the hegemonic Western culture.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-16T13:40:53Z No. of bitstreams: 1 DANIELLE SOUZA BATISTA.pdf: 2051333 bytes, checksum: 01cdb4bd63a92dcf4d534f6b4aee2d43 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-16T13:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIELLE SOUZA BATISTA.pdf: 2051333 bytes, checksum: 01cdb4bd63a92dcf4d534f6b4aee2d43 (MD5) Previous issue date: 2014-12-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1710/DANIELLE%20SOUZA%20BATISTA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectEstudos de Gêneropor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectGender Studieseng
dc.subjectTheatereng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleENTRE O SER E O QUERER: O PROTAGONISMO FEMININO EM JEANNE D’ARPPOpor
dc.title.alternativeBETWEEN BEING AND THE WANT TO BE: THE FEMININE PROTAGONISM IN JEANNE D’ARPPOeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELLE SOUZA BATISTA.pdfDANIELLE SOUZA BATISTA2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.