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Tipo do documento: Dissertação
Título: BÁRBARA LIA E A AUTORIA FEMININA PARANAENSE: REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NA LITERATURA
Título(s) alternativo(s): BÁRBARA LIA AND THE PARANA`S FEMALE AUTHORSHIP: THE FENDER REPRESENTATION IN THE LITERATURE
Autor: Esser, Débora Cristina 
Primeiro orientador: Teixeira, Níncia Cecília Ribas Borges
Resumo: Este trabalho analisa as obras Solidão Calcinada (2007) e Constelação de Ossos (2010), ambas da escritora paranaense Bárbara Lia, buscando compreender como as questões de gênero são engendradas nessas narrativas ficcionais. Para tanto, faz-se necessário retornar ao percurso histórico que revelou momentos de conflito entre os sexos masculino e o feminino, fazendo surgir, no século XX, movimentos feministas dos mais variados interesses, impulsionados pelo descontentamento ao sistema masculino opressor e ao patriarcalismo exacerbado que ecoava na sociedade da época. A ruptura com o modelo literário hegemônico, pautado no cânone intrinsecamente masculino e a reformulação do pensamento teórico tradicional por meio de teorias como a dos Estudos Culturais propostas por Stuart Hall, Terry Eagleton e Raymond Williams, são evidenciados neste trabalho com a finalidade de historicizar o envolvimento da literatura e outras artes no processo que conferiu liberdade de expressão aos grupos sociais compostos por minorias desfavorecidas. Peggy Sharpe, Judith Butler, Margareth Rago e Joan Scott são algumas das teóricas escolhidas para o referencial sobre gênero e que, de modo bastante particular, norteiam este estudo a fim de se compreender como a literatura de autoria feminina ganhou espaço e contribuiu para a construção do legado literário contemporâneo. Outra importante questão a ser evidenciada diz respeito à inserção de Bárbara Lia nesses processos dinâmicos que conferem à literatura de autoria feminina lugar de prestígio após duras lutas de classes para a libertação da mulher, principalmente a brasileira.
Abstract: This paper analyzes the present works Solidão Calcinada (2007) and Constelação de ossos (2010), both from the Paraná`s writer Bárbara Lia, seeking to understand how the gender issues are discussed in these fictional narratives. Therefore, it is necessary to return to the historical trajectory that has revealed moments of conflict between the male and female genders, rising the feminist movements , in the twentieth century , with a variety of interests, driven by the oppressive male patriarchy system displeasure, and that echoed in society at the time. The break with the hegemonic literary model, based on the male patern and the reformulation of the traditional theoretical thinking through theories such as the Cultural Studies proposed by Stuart Hall, Raymond Williams and Terry Eagleton, will be highlighted in this paper in order to historicize the involvement of literature and other arts in the process which gave the free expression to social groups composed of disadvantaged minorities. Peggy Sharpe, Judith Butler, Joan Scott and Margareth Rago are some of the theorists chosen to the gender referential and, in a very particular way is going to guide this study in order to understand how the authored literature gained ground and contributed to the construction of the contemporary literary legacy. Another important issue to be highlighted about this, concerns to the insertion of Barbara Lia into these dynamic processes that give the female authors prestigious place after the hard class struggles for the liberation of women, mainly the Brazilian ones.
Palavras-chave: Estudos Culturais
Estudos de Gênero
Literatura de autoria feminina
Literatura paranaense
Bárbara Lia
Cultural Studies
Gender Studies
Female authors literature
Literature from Paraná
Bárbara Lia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: ESSER, Débora Cristina. BÁRBARA LIA AND THE PARANA`S FEMALE AUTHORSHIP: THE FENDER REPRESENTATION IN THE LITERATURE. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/58
Data de defesa: 16-Dez-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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