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dc.creatorOliveira, Eva Cristiana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6156167491251561por
dc.contributor.advisor1Bagarollo, Maria Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2388739018067840por
dc.date.accessioned2017-03-14T13:10:11Z-
dc.date.issued2016-06-02-
dc.identifier.citationOliveira, Eva Cristiana de. As percepções de professores, familiares, alunos e especialistas sobre o contexto da educação de alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem: desafios para a escola. 2016. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/583-
dc.description.resumoA aprendizagem de educandos agrega contextos importantes relacionados à família, escola e equipe interdisciplinar. Sabe-se que a queixa da não aprendizagem tem se tornado comum nos espaços escolares e que a busca de respostas aos determinantes do encaminhamento destas crianças para avaliação com profissionais da área da educação e da saúde é frequente nos dias atuais. O referido estudo discute e analisa dos processos de encaminhamento de crianças em idade escolar para avaliação do contexto educacional sob o viés da família, da escola e da equipe interdisciplinar – contexto este embasado na queixa compreendida desde o processo inicial de avaliação até o atendimento pelos profissionais da equipe interdisciplinar da área da saúde. Neste intuito, a pesquisa faz referência ao processo de identificação, na família e no ambiente escolar, dos principais fatores que colaboram para o processo de avaliação das crianças. Primeiramente, abordaram-se questões do desenvolvimento humano na perspectiva históricocultural de Vygotsky, somadas a orientações do atendimento educacional especializado (AEE) e suas implicações no ensino regular. Para obtenção dos resultados que configuram a percepção dos atores envolvidos, de forma direta (professores) e indireta (pais e equipe interdisciplinar), acerca do processo avaliativo das crianças, foram realizadas entrevistas, subdivididas em: responsáveis pelos alunos (cinco), professores (cinco) e profissionais da equipe interdisciplinar (quatro). A análise dos dados obtidos permitiu refletir sobre importantes aspectos que podem influenciar diretamente a motivação e, consequentemente, a aprendizagem destas crianças. Quais sejam: os professores relataram que estão sozinhos na missão de ensinar; já quando solicitada a presença dos pais no ambiente escolar, verificou-se que estes acreditam que estão participando e respondendo prontamente às demandas da escola. Em relação à equipe interdisciplinar, predomina o posicionamento de que a família participa do processo avaliativo, mas aborta o processo de atendimento clínico pela não adesão. O que fica latente ao término do estudo é a falta de diálogo entre todos os atores do processo – os que atuam direta ou indiretamente com as crianças –, pois quando se trata de incapazes, deve-se ter zelo e comprometimento com seu bem-estar em detrimento de quaisquer outras atividades. Para tanto, cabe pensar em um modelo educacional que possibilite visualizar a criança dentro de suas especificidades e habilidades, não a remetendo a avaliações a partir de uma padronização ou de uma área distinta.por
dc.description.abstractThe students’ learning adds important contexts related to family, school, and the interdisciplinary team. It is known that the “not learning” complaint has become common in school spaces and the search for answers to what determines the referral of these children to an assessment by education and health professionals is common nowadays. The study discusses and analyzes the processes used for referring schoolchildren to the assessment of the educational context according to the view of the family, the school, and the interdisciplinary team – a context that is grounded on the complaint since the initial assessment process to the service rendered by professionals of the health interdisciplinary team. To that end, the survey refers to the procedure of identification, both in the family and the school environment, of the main factors that contribute to the process of children assessment. First, human development issues were addressed through Vygotsky’s cultural-historical perspective, together with the guidance of specialized educational services (SES) and their implications in mainstream education. To find out the perception of the actors involved in the process of children assessment, interviews were conducted with five parents, five teachers and four professionals of the interdisciplinary team. The data analysis enabled the researcher to reflect on important aspects that can directly influence the motivation and therefore the children’s learning. Teachers reported that they are alone in the mission of teaching; when parents were asked to go to the school environment, it was found that they believe they are participating and responding promptly to school demands. Regarding the interdisciplinary team, their predominant view is that the family participates in the assessment process, but aborts the process of clinical care for non-compliance. At the end of the study it became clear that there is a lack of dialogue between all actors involved in the process – those who work directly or indirectly with the children – because when it comes to disabled children, the zeal and commitment to their welfare must precede any other activities. Therefore, one needs to think of an educational model that views children in their specific characteristics and skills, not referring them to assessments based on a standard or a distinct area.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-14T13:10:11Z No. of bitstreams: 1 PR 062 Eva Cristiana.pdf: 866091 bytes, checksum: f815fde287953d470b7998f232a45c68 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-14T13:10:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR 062 Eva Cristiana.pdf: 866091 bytes, checksum: f815fde287953d470b7998f232a45c68 (MD5) Previous issue date: 2016-06-02eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1666/PR%20062%20Eva%20Cristiana.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Saúde de Iratipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectEquipe interdisciplinarpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectNo learningeng
dc.subjectFamily and schooleng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleAs percepções de professores, familiares, alunos e especialistas sobre o contexto da educação de alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem: desafios para a escolapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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