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Tipo do documento: Dissertação
Título: Extensão, pesquisa, universidade e comunidade: um diálogo (im) possível?
Título(s) alternativo(s): Extension, research, university and community: a dialogue impossible?
Autor: Colesel, Alessandra 
Primeiro orientador: Cruz, Gilmar de Carvalho
Resumo: O estudo pretendeu analisar a relação entre uma universidade e parcela de seu entorno social com base na ação extensionista assentada no protagonismo e na participação social de jovens, por meio de suas expressões e manifestações culturais com base nos princípios da educação popular. O Projeto de Extensão Jovens de periferia urbana em cena - inclusão social via cinema popular, foi formulado a partir da parceria entre a Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO, campus Irati) e a Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica Missionária (CORAJEM), ambas do Estado do Paraná. Realizou-se nesse cenário, pesquisa qualitativa com a utilização de observação participante e caderno de registros. As informações produzidas ao longo do estudo indicam que as instituições envolvidas na ação extensionista evidenciaram compreensões estereotipadas de jovens de periferia. Princípios da Educação Popular podem contribuir para ressignificar e aprimorar a relação entre a universidade e comunidade, tendo em vista o protagonismo social.
Abstract: The study aimed to analyze the relationship between a university and part of its social environment founded on extension action, based on the role and social participation of young people, through their expressions and cultural activities supported by the principles of popular education. The Outreach Project The urban fringe Youth in the scene - social inclusion via popular cinema, was created through a partnership between the State University of West Center (UNICENTRO) and the Organizing Committee of Adolescence and Youth Ecumenical Mission (CORAJEM). Qualitative research was developed in this scenario, with the use of participant observation and rounds of conversation. The information produced throughout the study indicates that the institutions involved in extension action showed stereotypical understandings of the youth from the outskirts of the city. Popular Education principles can help to reframe and improve the relationship between the university and urban periphery youngsters, with a view to increasing their social involvement.
Palavras-chave: Extensão Universitária
Periferia
Juventude
Educação Popular
University Extension
Periphery
Youth
Popular Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: Colesel, Alessandra. Extensão, pesquisa, universidade e comunidade: um diálogo (im) possível?. 2016. 70 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/579
Data de defesa: 29-Ago-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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