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dc.creatorTORQUATO, ROSANE ANDRADE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3441521775094123por
dc.contributor.advisor1Magni, Cristiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944677204229584por
dc.date.accessioned2017-03-13T17:11:24Z-
dc.date.issued2016-12-11-
dc.identifier.citationTORQUATO, ROSANE ANDRADE. UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO. 2016. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/575-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a relação das políticas públicas educacionais, dos pressupostos teóricos necessários à formação continuada dos docentes do Ensino Médio na sua atividade pedagógica no uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC). O problema enfatiza a importância da coerência entre políticas educacionais, espaços de formação continuada e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); assim se apresenta a questão: as políticas educacionais de formação continuada estão sendo suficientes para garantir a formação de docentes numa perspectiva de apropriação não apenas técnica, mas, também conceitual, cultural e pedagógica na utilização de tecnologias de informação e comunicação? A base metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa conduzida por revisão bibliográfica acerca da historicidade do Ensino Médio, da elaboração de recentes políticas educacionais de formação continuada de professores e uso de tecnologias. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2015, numa escola pública da rede estadual de ensino, situada no município de Curitiba (PR). Os sujeitos investigados foram docentes do Ensino Médio. O estudo abrangeu duas etapas. A primeira caracterizou-se pela observação participante da prática docente em sala de aula em que se fez uso do Diário de Campo como instrumento de pesquisa, a fim de registrar as ações pedagógicas do docente em sua compreensão e uso de tecnologias. A segunda etapa especificou-se por entrevistas semidirigidas aplicada aos docentes em caráter individual. A análise dos resultados utilizou a técnica de Análise de Conteúdo que encontra referencias em Laurence Bardin. Os resultados obtidos evidenciaram que políticas educacionais referentes as tecnologias na escola estão sendo implementadas por meio de envio de equipamentos, dispositivos e realização de cursos de formação continuada para docentes. Entretanto, ainda permanecem contradições como o descompasso entre o envio de materiais e a viabilidade pedagógica refletida na ausência de manutenção periódica dos equipamentos e mínimas ações docentes no uso das tecnologias (TIC). Indica-se a necessidade constante de processos reflexivos e a promoção de ações que melhor articulem as políticas públicas educacionais, as TIC e formação continuada de professores do ensino médio atentando para cuidados específicos que daí decorrem ante realidades comunitárias e sociais emergentes das quais a escola faz parte.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the relationship between public educational policies and the theoretical assumptions required for continuing education of Secondary teachers in their educational activity using of Information and Communication Technology (ICT). The problem emphasizes the importance of coherence between educational policy, continuing education areas and the use of Information and Communication Technology (ICT); thus raises the question: educational policies of continuing education are sufficient to ensure the training of teachers in ownership perspective not only technical but also conceptual, cultural and pedagogical in using Information and Communication Technology? The methodological base used was qualitative research conducted by literature review about the historicity of high school, the development of recent continuing teacher training educational policy and use of technology. The field search occurred between the months of July and August 2015, in a public state school, located in Curitiba (PR). The investigated subjects were high school teachers. The study covered two stages. The first one was characterized by participant observation of teaching practice in the classroom using Field Journal as a research tool in order to register the teacher´s pedagogical activities in their understanding and use of technology. The second step was specified by semi-structured interviews applied to teachers in individual basis. The results analysis used the Content Analysis technique based in Laurence Bardin. The obtained result highlighted that educational policies regarding the technologies in school are being implemented by sending equipment, devices and conducting continued training courses to teachers. However, there are still contradictions as mismatch between the shipping materials and the pedagogical viability due to the absence of equipment periodic maintenance and minimum teachers' actions in the use of technologies (ICT). It indicates the need of constant reflective processes and the actions that best articulate the promotion of actions that best articulate the educational public policies, ICT and continuing education of high school teachers paying attention to specific cares that result from emerging community and social realities of which the school belongs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-13T17:11:23Z No. of bitstreams: 1 PR 054 Rosane Andrade Torquato.pdf: 1044624 bytes, checksum: de1351335fa43d04d2ddd5d465fefed9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-13T17:11:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR 054 Rosane Andrade Torquato.pdf: 1044624 bytes, checksum: de1351335fa43d04d2ddd5d465fefed9 (MD5) Previous issue date: 2016-12-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1592/PR%20054%20Rosane%20Andrade%20Torquato.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Saúde de Iratipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectInformation and Communication Technologieseng
dc.subjectContinuing Education for teacherseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleUM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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