Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/572
Tipo do documento: Dissertação
Título: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO TRABALHO PARA A VIVÊNCIA DA INFÂNCIA NOS ASSENTAMENTOS
Autor: DORIGONI, DAIANE CRISTINE 
Primeiro orientador: Matos, Raquel Dorigan de
Resumo: Este estudo aborda a relação entre o desenvolvimento da infância e as relações de poder e de trabalho em famílias assentadas. A problemática que dirige este estudo é como as relações instituídas na comunidade pelas famílias assentadas, estabelecem o significado do trabalho na infância. A fundamentação foi realizada com ênfase na pesquisa qualitativa, que são representações dos atos e das expressões humanas, buscando interpretar os significados e as intenções dos atores sociais. A técnica de análise de dados utilizada foi a da análise do discurso de Fairclough, que objetiva debater teórica e metodologicamente a linguagem como prática social. Foi realizada uma pesquisa com famílias residentes nos assentamentos Marcos Freire e Ireno Alves dos Santos, na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, Brasil. A partir dos dados coletados pode-se observar que as crianças possuem atividades a serem desenvolvidas no ambiente familiar, e que, as mediações realizadas conduzem para uma formação individual para o mundo do trabalho. No entanto, constatou-se que ainda não ocorre entendimento por parte dos pesquisados sobre o trabalho não produtivo, aquele que gera sentido na vida dos sujeitos, mas apenas uma compreensão que estabelece o trabalho enquanto modo de vida, de mais-valia e de produção de capital. Pois, o trabalho precisa ser visto além do sistema de capital, ou seja, como constituinte subjetivo de cada sujeito, enquanto atividade desenvolvida e não apenas como modo de reprodução sem autocrítica. Evidenciou-se também que a infância é vista como uma forma de preparação para o mundo adulto, e não de desenvolvimento integral, no qual a execução de atividades laborativas, faz parte da rotina e da emancipação dos envolvidos no processo. Com relação à significação, estes executam as atividades pautadas na organização familiar, na qual o sentido é individual e o significado das atividades executadas é compreendido no coletivo. O presente trabalho remete a compreensão de que a infância ainda precisa ser compreendida como fase significativa no desenvolvimento dos sujeitos.
Abstract: This study addresses the relationship between the childhood´s development and the relationship between the works of settler families. The issue that drives this study is the relationship established in the community of the settled families, and establishes the meaning of work in the childhood. The substantiation was performed with an emphasis in the qualitative research, which is the representations of the acts and human expressions, seeking to interpret the meanings and intentions of social actors. The analysis data technique used was the Fairclough’s speech analysis, which aims to discuss theoretical and methodological language in the social practice. A survey was conducted with families that live in the settlements of Marcos Freire and Ireno Alves dos Santos, in the city of Rio Bonito do Iguaçu, Paraná, Brazil. From the collected data we can be observed that children have activities to be developed in the family’s environment, and that the performed mediations lead to an individual training for the job’s world. However, it was found that there isn’t an understanding by the researchers about the non-productive work yet, the one that generates meaning in the lives of individuals, but only an understanding that establishes the work as a way of life of surplus value and capital production. Because this work is need to be seen besides the capital’s system, that is, as a subjective constituent of each individual, while developed activity and not only as a reproduction mode without self-criticism. It was also evident that the childhood is seen as a form of preparation for the adult world, and not as a complete development, in which the execution of work activities is part of the routine and the emancipation of the involved ones in this process. Regarding the significance, they perform activities guided by the family organization, in which the meaning is individual and the meaning of the performed activities is understood collectively. This work refers to the understanding that the childhood still needs to be understood as a significant stage in the development of the individuals.
Palavras-chave: Infância
MST
Poder
Trabalho
Childhood
MST (Landless Movement)
Power
Job
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: DORIGONI, DAIANE CRISTINE. A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO TRABALHO PARA A VIVÊNCIA DA INFÂNCIA NOS ASSENTAMENTOS. 2016. 188 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/572
Data de defesa: 25-Ago-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR 052 Daiane Cristine Dorigoni.pdfDaiane Cristine Dorigoni953,28 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.