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dc.creatorEgiert, Suéllen de Fátima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1831144409737736por
dc.contributor.advisor1Mello, Cláudio José de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4508680567169966por
dc.contributor.advisor-co1Baretta, Luciane-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952747443477278por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:12:11Z-
dc.date.available2014-07-08-
dc.date.issued2013-08-20-
dc.identifier.citationEGIERT, Suéllen de Fátima. Contos fantásticos brasileiros: interrelações entre a leitura e as características e convenções genológicas. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/56-
dc.description.resumoConsiderando a ênfase que a recepção assume nos estudos modernos sobre os gêneros literários, esta dissertação apresenta um estudo de interface entre a leitura e a genologia, com o objetivo principal de refletir sobre a possibilidade de a constituição do gênero literário fantástico, em suas características e convenções estético-literárias, relacionar-se com uma determinada concepção de leitura, isto é, em que medida a recepção faz parte da concepção do gênero literário e como as questões de gênero interferem ou demandam uma forma de leitura da narrativa. A metodologia adotada contempla uma revisão bibliográfica acerca das concepções de leitura e leitor nas teorias do Estruturalismo, Estética da Recepção e Semiótica; especificação de conceitos referentes à arquitextualidade e à genologia; estudos sobre denominações e definições do fantástico na literatura, de teóricos como Todorov, Roas, Fernández, Alazraki e Volobuef, nos quais foram reconhecidas as peculiaridades do discurso literário do gênero fantástico, em que a leitura e o leitor são considerados. O corpus literário contempla os contos fantásticos brasileiros "O pirotécnico Zacarias", de Murilo Rubião, e "Sala de armas", de Nélida Piñon, em cujas análises destacou-se as características e convenções estéticas recorrentes em contos de literatura fantástica, identificandose as marcas de uma recepção implícita na narrativa, isto é, uma projeção virtual de um leitor (narratário, leitor implícito ou leitor modelo) que coopera ou reforça as características da estrutura de apelo dos contos. Os resultados apontam que o gênero fantástico configurou-se historicamente como dotado de procedimentos estético-literários orientados pela concepção da leitura como um processo comunicativo e cooperante, o que pôde ser comprovado nas análises dos contos brasileiros fantásticos selecionados.por
dc.description.abstractRegarding the emphasis that the reception takes in modern studies on literary genres, this dissertation presents an interface study between reading and genology, with the main goal to reflect about the formation possibility of the fantastic literary genre in its features and aesthetic-literaries conventions, relate to a particular conception of reading, that means, the extent to which the reception is part of the conception of literary genre and how gender issues affect or require a way of reading the narrative. The methodology contemplates a literature review about the conceptions of reading and reader in theories of structuralism, the Reception Aesthetics and Semiotics; specification concepts regarding archtextuality and genology; studies on descriptions and definitions of the fantastic in literature of theorists like Todorov, Roas, Fernández, Alazraki and Volobuef, in whose were recognized the peculiarities of literary discourse of the fantastic genre which reading and the reader are considered. The literary corpus includes the Brazilians fantastic tales "O pirotécnico Zacarias" by Murilo Rubião, and "Sala de Armas" by Nelida Piñon, whose analysys emphasized the characteristics and aesthetic conventions recurring in texts of fantastic literature, identifying it the marks of an implicit reception in the narrative, that means, a projection of a virtual reader (narratee, implied reader or reader model) that cooperates or enhances the characteristics of the appealing structure of stories The results indicate that the fantastic gender set up historically as having literary-aesthetic procedures guided by the reading concept as a communicative and cooperative process, which can be seen in the analysis of Brazilian fantastic tales selected.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:12:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR Dissertacao_Suellen Egiert.pdf: 898872 bytes, checksum: f0b184f39742448aca01da5b6ff7c886 (MD5) Previous issue date: 2013-08-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/519/PR%20Dissertacao_Suellen%20Egiert.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectleitorpor
dc.subjectgênero fantásticopor
dc.subjectconvenções estético-literáriaspor
dc.subjectconto fantásticopor
dc.subjectreadingeng
dc.subjectreadereng
dc.subjectfantastic genreeng
dc.subjectliterary-aesthetic conventionseng
dc.subjectfantastic taleeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleContos fantásticos brasileiros: interrelações entre a leitura e as características e convenções genológicaspor
dc.title.alternativenão constaeng
dc.typeDissertaçãopor
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