Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/559
Tipo do documento: Dissertação
Título: O USO DE SIMULAÇÕES INTERATIVAS PHET NO ENSINO DE FRAÇÕES
Título(s) alternativo(s): The use of interactive simulations PhET Simulations in teaching fractions
Autor: Makuch, Franciele do Belém 
Primeiro orientador: Martins, Márcio André
Resumo: Procurou-se realizar uma ação para contribuir com a solução de um dos problemas educacionais comumente identificado no cenário escolar do segundo ciclo do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, que é o Ensino de Frações. Assim sendo, realizou-se o presente trabalho, a partir da seguinte questão: Que contribuições a utilização de simulações interativas, PhET, pode trazer ao ensino de Frações? Situado no âmbito da Pesquisa Qualitativa, o presente estudo consistiu em uma Pesquisa-Ação prática, ou seja, uma pesquisa realizada concomitantemente a uma ação visando à solução de um problema de aprendizagem. Seu objetivo consistiu em explorar as potencialidades de simulações interativas do PhET no desenvolvimento de atividades inerentes ao Ensino de Frações. A investigação foi desenvolvida por meio de observação participante e intervenção pedagógica, em duas salas de apoio à aprendizagem matemática, no município de Guarapuava. Com a necessidade de metodologias de ensino alternativas, optou-se pela abordagem da Resolução de Problemas e Mídias Tecnológicas – tendências metodológicas atuais em Educação Matemática. Como ferramenta tecnológica, considerou-se o uso do PhET Simulations – caracterizado pelo desenvolvimento de simulações mediadas por situações problema. A presente proposta atingiu seus objetivos, pois, foi bem recebida pelos docentes e discentes envolvidos, vindo ao encontro da necessidade de metodologias alternativas nas salas de apoio ao se abordar o conteúdo de frações. Aproximou-se da realidade dos alunos, na medida em que as tecnologias estão presentes em seu dia a dia, e contemplou aspectos multi representacionais, recursos gráficos dinâmicos, simulações, e contextos interdisciplinares nas situações de aprendizagem.
Abstract: He tried to take action to contribute to the solution of one of the commonly identified educational problems in the school setting of the second primary education cycle in Mathematics, which is the fractions of Education. So, there was this work, from the following question: What contributions using interactive simulations PhET can bring to teaching fractions? Situated within the qualitative research, this study consisted of a practical action-research, ie, research conducted concurrently to an action aimed at solving a problem learning. Their goal was to explore the potential of interactive simulations PhET Simulations in the development of activities related to fractions of Education. The research was developed through participant observation and pedagogical intervention in two rooms of support for learning mathematics, in Guarapuava. With the need for alternative teaching methodologies, we opted for the approach to Problem Solving and Technology Media - current methodological trends in mathematics education. As a technological tool, it was considered the use of PhET - characterized by the development of simulations mediated problem situations. This proposal achieved its objectives, therefore, was well received by teachers and students involved, agreeing with the need for alternative methodologies in support rooms in the content of fractions. He approached the reality of the students, to the extent that the technologies are present in their daily lives, and contemplated multi representational aspects, dynamic graphics, simulations, and interdisciplinary contexts in learning situations. It was concluded that most students could develop, building knowledge related to fractions.
Palavras-chave: Salas de Apoio à Aprendizagem de Matemática
PhET Simulations
Ensino de Frações
Rooms Support Maths
PhET Simulations
Fractions of education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Makuch, Franciele do Belém. O USO DE SIMULAÇÕES INTERATIVAS PHET NO ENSINO DE FRAÇÕES. 2016. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/559
Data de defesa: 22-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR Franciele do Belém Makuch.pdfFranciele do Belém Makuch3,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional_Franciele.pdfPHET SIMULATIONS NO ENSINO DE FRAÇÕES1,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.