Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/554
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ALUNO COMO SUJEITO CENTRAL NO ENSINO: ELABORAÇÃO DE UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE BIOTECNOLOGIA NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ
Título(s) alternativo(s): The student as a central subject in the biotechnology teaching: development of a didactic guide for contextualized Biotechnology teaching in South-Central region of Paraná
Autor: Wiggers, Cleuni Fretta 
Primeiro orientador: Silva, Paulo Roberto da
Resumo: O objetivo deste estudo foi relatar a elaboração e aplicação de um guia didático contendo exemplos da região para o ensino da Biotecnologia na região Centro-Sul do Paraná. Para este trabalho buscou-se referenciar o conhecimento científico, o ensino de Biologia, o ensino de Biotecnologia e a Aprendizagem Significativa Crítica. A linha metodológica desse trabalho foi a quantitativa e qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. Na intenção de atender os objetivos propostos as etapas do trabalho foram as seguintes: análise dos livros didáticos de Biologia recomendado pelo PNLEM/2015, levantamento das pesquisas biotecnológicas realizadas em Universidades da região Centro-Sul do Paraná, elaboração do guia didático complementar ao livro didático e implementação do referido guia didático. As técnicas de coleta de dados foram a observação com anotação em fichas de observação, questionário e atividades do guia didático. O universo da pesquisa foi constituído por 101 alunos oriundos de três colégios públicos da rede estadual de ensino do município de Laranjeiras do Sul- Paraná, obtendo uma porcentagem real da amostragem dos dados qualitativos. Os resultados demonstraram que foi possível favorecer aos alunos do Ensino Médio, por meio da utilização do guia didático de forma complementar ao livro didático, uma aprendizagem significativa dos conteúdos de Biotecnologia, proporcionando a formação de um sujeito crítico e atuante, capaz de posicionar-se perante as discussões dos temas pertinentes a temática da Biotecnologia.
Abstract: The objective of this study was to provide a teaching guide containing examples of the region for the teaching of biotechnology in the Center-South of Paraná. For this work we attempted to reference the scientific knowledge, biology education, the teaching of biotechnology and the significant critical learning. The methodological approach of this study was quantitative and qualitative interpretative nature with participant observation. In an attempt to meet the goals the study steps are as follows: analysis of biology textbooks recommended by PNLEM / 2015; survey of biotechnological research in universities in the center-south region of the Paraná; preparation of supplementary brochure to textbook and implementation of this brochure. The data collection techniques were observation to note in observation forms, questionnaires and activities of the brochure. The research sample consisted of 101 students from three public school of the city of Laranjeiras do Sul. The results showed that it was possible to promote to high school students through the use of the brochure used to complement the textbook a significant learning of Biotechnology content, thereby providing the formation of a critical and active student, capable of positioning in face the discussions of the relevant topics the theme of Biotechnology.
Palavras-chave: Ensino de Biotecnologia
Aprendizagem Significativa
contextualização
Biotechnology teaching
significant learning
contextualisation
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Wiggers, Cleuni Fretta. O ALUNO COMO SUJEITO CENTRAL NO ENSINO: ELABORAÇÃO DE UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE BIOTECNOLOGIA NA REGIÃO CENTRO- SUL DO PARANÁ. 2016. 35 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/554
Data de defesa: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR Cleuni Fretta.pdfCLEUNI FRETTA WIGGERS4,1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.