Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/552
Tipo do documento: Dissertação
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUIMICA ORGÂNICA UTILIZANDO O TEMA PLANTAS
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence for the Organic Chemistry Teaching using Theme Plants
Autor: Lima, Andréia Boeno de 
Primeiro orientador: Rosa, Elisa Aguayo da
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e aplicar uma Sequência Didática para o Ensino de Química Orgânica utilizando o tema Plantas e Grupos Colaborativos, que foi baseada na Teoria de Aprendizagem de Vygostky que propõe que o aluno aprende através de sua interação com o meio social e com sua cultura (e para que a aprendizagem ocorra seguindo esta teoria). Neste trabalho se fez o uso da metodologia do Educar pela Pesquisa e de Grupos Colaborativos, que visam a interação dos alunos entre si e que construam seu próprio conhecimento tendo o professor neste processo um mediador do conhecimento. A Sequência Didática envolve 6 Unidades de Ensino, sendo que nestas unidades estão atividades de pesquisa de princípios ativos de algumas plantas conhecidas pelos alunos, montagem de moléculas orgânicas com materiais alternativos, apresentação de seminários de temas atuais como biopirataria, produtos transgênicos e uso de recursos naturais, sendo estas atividades desenvolvidas com alunos do 3º ano do Ensino Médio. A aplicação da Sequência Didática permitiu que os alunos aprendessem funções orgânicas sem precisar decorá-las, conheceram plantas do seu dia a dia, sua importância, aplicações e implicações, sendo que a metodologia focada na pesquisa e em grupos colaborativos permitiu verificar que a aprendizagem foi alcançada de uma forma mais dinâmica, contínua, voltada para o aluno e abrangendo os vários aspectos como a fala, a escrita, o trabalho em equipe.
Abstract: This research aimed to develop and implement a Didactic Sequence for Organic Chemistry Teaching using the theme Plants and Collaborative Groups, which was based on Vygotsky Learning Theory proposes that the student learns through its interaction with the social environment and with their culture, and learning to occur following this theory in this work was done using the methodology of Education by Research and Collaborative Groups, aimed at interaction among students and build their own knowledge with the teacher in this process one mediator of knowledge. Sequence Didactic has 6 teaching units, and these units are active principles of research activities of some plants known by students, assembly of organic molecules with alternative materials, presentation of current issues seminars as biopiracy, GM products and use of resources natural, and these activities with students of the 3rd year of high school. Application of Sequence Didactic allowed students learn organic functions without decorate them, known plants of your day to day, its importance, applications and implications, and the methodology focused on research and collaborative groups has shown that learning was achieved a more dynamic, continuous, focused on the student and covering various aspects such as speech, writing, teamwork.
Palavras-chave: Sequência Didática
Ensino de Química
Química Orgânica
Plantas
Didactic Sequence
Teaching of Chemistry
Organic Chemistry
Plant
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Lima, Andréia Boeno de. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUIMICA ORGÂNICA UTILIZANDO O TEMA PLANTAS. 2016. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/552
Data de defesa: 14-Abr-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR Andreia Boeno de Lima.pdfAndréia Boeno de Lima3,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional_Andréia.pdfSequência didática para o ensino de química orgânica utilizando o tema plantas4,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.