Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/549
Tipo do documento: Dissertação
Título: MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Título(s) alternativo(s): Modelling in Mathematics Education in the 9th grade from elementary school: An outlook for teaching and learning
Autor: Huf, Samuel Francisco 
Primeiro orientador: Burak, Dionísio
Resumo: Este trabalho apresenta aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades de modelagem matemática na Educação Matemática, no âmbito do Ensino Fundamental, mais precisamente em uma turma do 9º ano. A questão norteadora da investigação é: o que se mostra em relação ao ensino e à aprendizagem de Matemática, a partir das atividades realizadas com Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, no Ensino Fundamental da Educação Básica? O objetivo geral consiste em apontar as implicações pedagógicas e científicas que decorrem da adoção da Modelagem Matemática na Educação Matemática, em relação ao ensino de Matemática no Ensino Fundamental da Educação Básica. A partir desse objetivo geral, delimitam-se os específicos: examinar e interpretar os dados coletados das produções e entrevistas com os estudantes, sobre aspectos pedagógicos decorrentes da utilização da Modelagem Matemática; desenvolver um Produto Educacional para os professores da Educação Básica, e a elaboração de um vídeo, a partir das atividades desenvolvidas. Em vista da questão e dos objetivos pretendidos optou-se por uma investigação qualitativa com um posicionamento metodológico interpretativo, quanto à natureza e, quanto ao delineamento da investigação, elegeu-se o estudo etnográfico em educação. A concepção de Modelagem Matemática adotada, para o desenvolvimento das atividades, tem seus pressupostos em Burak (1998, 2004). O tratamento dos dados, em relação à análise do conteúdo, foi realizado na perspectiva Bogdan e Biklen (1994). Os resultados, com base nas manifestações, entrevistas e produção dos materiais resultantes das atividades desenvolvidas pelos estudantes participantes, apontam diferença considerável entre a prática educativa utilizando a Modelagem e a prática usual de um ensino centrado em memorização, problemas de livro texto e situações fictícias. Pelos resultados alcançados considera-se que a melhoria da qualidade do ensino, por parte do professor, é possível quando sai da zona de conforto e tem consequências diretas na aprendizagem de matemática e na formação de um estudante mais crítico e mais preparado para os desafios do presente século.
Abstract: This paper shows the aspects relate to the activities of mathematical modelling in mathematics education, in the sphere of elementary school, more precisely in the 9thgrade from elementary school. The leading questions of the search is: What is shown in relation to teaching and learning mathematics, from the activities done in the primal teaching of elementary school? The general aim is: pointing the pedagogical and scientific implications resulting of the application of the mathematical modelling in mathematics education. From this main objective, we define the specific ones, to analyze and interpret data collected from productions and interview with the students, on pedagogical aspects of the use of Mathematical Modeling; developing an Educational Product for Basic Education teachers, and a recording video, from the activities done. In view of the question and the intended goals, we opted for a qualitative research following a methodology and interpretative approach, regarding to the nature and research delineation, we appoint ethnographical study in education. The conception of Mathematical Modelling adopted, for the development activities, based on Burak (1998, 2004). The data processing, relate to the analyses of content, it was performed from the perspective of Bogdan e Biklen (1994). Based on the expressions, interview and production of materials resulting from the activities done by students, point to a considerable difference between training practice using Modelling and a usual practice of a study focusing on memorization, textbook problem, and fictional situations. By means of the results achieved is possible to cogitate the improvement of teaching quality, on the part of the teacher, it becomes possible when leaving the comfort zone and has direct consequences on learning math and an education back grounded of a student more critical and better prepared to the challenges of this century.
Palavras-chave: Modelagem Matemática
Ensino Fundamental
Ensino e aprendizagem
Mathematical Modeling
Elementary School
Teaching and learning
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Huf, Samuel Francisco. MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM. 2016. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/549
Data de defesa: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMUEL FRANCISCO HUF.pdfSamuel Francisco Huf2,71 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional_Samuel.wmvProduto Educacional - Samuel Francisco Huf63,63 MBUnknownBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.