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dc.creatorFrança, Elizabete-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4658357547510387por
dc.contributor.advisor1Kataoka, Adriana Massâe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6163079816594256por
dc.contributor.advisor-co1Affonso, Ana Lucia Suriani-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2830201419839855por
dc.date.accessioned2017-03-08T13:04:18Z-
dc.date.issued2016-04-28-
dc.identifier.citationFrança, Elizabete. EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O TRABALHO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2016. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR .por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/547-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver um material paradidático sobre a elaboração de materiais educomunicativos socioambiental como alternativa metodológica para professores (as) a luz dos princípios da educação ambiental crítica, visando atender as especificidades da escola do campo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e professoras do Colégio Estadual do Campo da Palmeirinha localizado no município de Guarapuava-Paraná. A pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia utilizada para a intervenção pedagógica foi a pesquisa participante. Para a análise dos resultados dos instrumentos aplicados aos professores (as) (questionário e entrevista) foi utilizado a metodologia de Bardin (1977). De caráter investigativo e de intervenção a pesquisa procurou-se responder ao seguinte questionamento: É possível contemplar ao mesmo tempo as fragilidades encontradas na educação do campo e aos objetivos de uma educação ambiental crítica por meio da alternativa metodológica " educomunicação socioambiental”? Para tanto a condução metodológica aconteceu por meio de etapas, a saber: (i) levantamento prévio das concepções de meio ambiente e da situação pedagógica do colégio, por meio de análise documental do Projeto Político Pedagógico e também levantamento do perfil e das concepções dos professores na prática docente na educação do campo por meio de um questionário semiestruturado; (ii) elaboração do material paradidático sobre educomunicação socioambiental como proposta metodológica para os professores e professoras do referido colégio e; (iii) aplicação e avaliação do material paradidático por meio de oficinas e entrevistas respectivamente. Foi constatado que o colégio apresenta lacunas no que diz respeito à adequação da legislação pertinente às escolas do campo e, ainda o PPP não apresenta concepções de meio ambiente e educação ambiental. Além disso os professores apresentaram dificuldades em adequar o plano de trabalho docente e atribuem essa dificuldade à falta de material didático que aborde as questões do campo, bem como, à falta de estrutura física e tecnológica (computadores, internet). Foi possível aproximar a EA crítica ao à área da educação do campo pois ambas as áreas apresentam semelhanças em seus referenciais teóricos possibilitando assim um diálogo entre elas para o enfretamento de problemas socioambientais. A educomunicação também se aproxima da EA crítica e da educação do campo dessa forma o material paradidático sobre educomunicação socioambiental surge como um estratégia metodológica para os professores que atuam nas escolas do campo, uma vez, seus princípios dialogam como os princípios da EA crítica e da educação do campo e podem buscar entre outros objetivos, amenizar as fragilidades que a escola do campo encontra por se apresentar como um processo aberto para inserção de temas correlatos com a escola. Os professores, por meio das oficinas, produziram três peças educomunicativas impressas que apresentaram em seu conteúdo temas relacionados ao fazer pedagógico do contexto em que atuam. Ressalta-se aqui que educomunicação visa fortalecer situações de diálogo e que o produto desse diálogo se traduz em peças educomunicativas, sendo essas, partes do processo.por
dc.description.abstractThis research aimed to develop a paradidactic material on the development of environmental educomunicativos materials as alternative methodology for teachers (the) light of the principles of critical environmental education, to meet the specifics of the field school. The research subjects were teachers and teachers of the State College of Palmeirinha field located in Guarapuava-Paraná. The research is a qualitative approach and the methodology used for pedagogical intervention was participatory research. For the analysis of the results of the instruments applied to teachers (the) (questionnaire and interview) was used to Bardin methodology (1977). Investigative character and intervention research we sought to answer the following question: Is it possible to contemplate both the weaknesses found in the education field and the objectives of a critical environmental education through methodological alternative "environmental educommunication" For bothMethodological driving happened through stages, namely: (i) prior survey of environmental concepts and teaching of the school situation, through documentary analysis of the Pedagogical Political Project and also raising the profile and the conceptions of teachers in teaching practice in education field through a semi-structured questionnaire; (Ii) preparation of material on environmental paradidactic educommunication as a methodological proposal for teachers and teachers of that school and; (Iii) implementation and evaluation of paradidactic materials through workshops and interviews respectively. It was noted that the school has gaps regarding the adequacy of the relevant legislation to the schools of the field and also the PPP does not present environmental concepts and environmental education. In addition teachers had difficulties in adapting the teaching work plan and attributed this difficulty to the lack of teaching materials that address the issues of the field as well, the lack of physical and technological infrastructure (computers, internet). It was possible to approach the EA critical to the area of rural education as both areas have similarities in their theoretical references thus enabling a dialogue between them for the coping of social and environmental problems. Educommunication also approaches the critical environmental and education field that way the paradidactic material on environmental educommunication comes as a methodological strategy for teachers who work in schools in the field, once its principles dialogue as the principles of EA criticism and education field and can search among other objectives, to minimize the weaknesses that the field school is to present itself as an open process for inclusion of related issues with the school. Teachers, through workshops, produced three printed educomunicativas pieces presented in its content topics related to pedagogical context in which they operate. It is noteworthy here that educommunication aims to strengthen dialogue and situations that the product of this dialogue translates into educomunicativas parts, these being part of the process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-08T13:04:18Z No. of bitstreams: 2 PR ELIZABETE FRANÇA.pdf: 2938474 bytes, checksum: c1078a9171440ad741b3c8e11eba1aba (MD5) PR ELIZABETE FRANÇA - Objeto educacional.pdf: 4526952 bytes, checksum: 81aea02e045ec08bc06f179ca109e6ee (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-08T13:04:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PR ELIZABETE FRANÇA.pdf: 2938474 bytes, checksum: c1078a9171440ad741b3c8e11eba1aba (MD5) PR ELIZABETE FRANÇA - Objeto educacional.pdf: 4526952 bytes, checksum: 81aea02e045ec08bc06f179ca109e6ee (MD5) Previous issue date: 2016-04-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1652/ELIZABETE%20FRAN%c3%87A.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1654/Produto%20educacional_Elizabete.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação ambiental críticapor
dc.subjecteducação do campopor
dc.subjecteducomunicaçãopor
dc.subjectmaterial paradidáticopor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleEDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O TRABALHO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLARpor
dc.title.alternativeEducommunication Environmental: a methodological proposal for the inclusion of critical environmental education in the school contexteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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