Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBelo, Cibelli Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0328689879678034por
dc.contributor.advisor1Burak, Dionísio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096837034284131por
dc.date.accessioned2017-03-07T19:06:43Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.identifier.citationBelo, Cibelli Batista. MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA. 2016. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/546-
dc.description.resumoEsse trabalho aborda atividades de Modelagem Matemática na Educação Matemática desenvolvidas na Educação Infantil no âmbito da Educação Básica. A questão norteadora da investigação é: Que aprendizagens podem ser evidenciadas a partir de atividades de Modelagem Matemática na Educação Infantil? O objetivo geral é conhecer aspectos da Modelagem Matemática como metodologia de ensino em uma turma de Pré I (crianças de 4 a 5 anos) da Educação Infantil. Através do objetivo geral delimitamos os específicos: Avaliar, a partir das manifestações das crianças, as diferentes atividades com Modelagem Matemática; Examinar se ocorre a aprendizagem por meio da Modelagem Matemática; Investigar, com base nos dados e observações in loco, as contribuições e os desafios encontrados em relação ao desenvolvimento da Modelagem Matemática na turma de Pré I. Nessa investigação optamos por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo como referenciais Bogdan e Biklen (1994), Gil (2002) e delineamento do estudo de caso tendo como referências Lüdke e André (1986). Nos referenciais metodológicos referentes à Modelagem Matemática utilizada na concepção de Burak (1992, 2010, 2014), referente à Matemática na Educação Infantil utilizou-se Smole (2000), Lorenzato (2011), Kamii (2008). O tratamento dos dados segue o método da triangulação, tendo como aporte teórico Denzin e Lincoln (2006). Os resultados foram alcançados por meio da análise e interpretação de filmagens e reações das crianças no desenvolvimento das atividades. Pode-se considerar que a Modelagem Matemática na Educação Infantil possibilita formação de conceitos pelas crianças, para além dos conceitos matemáticos, pois que noções e conceitos sociais, culturais e favorecendo a construção pela criança da inteligência emocional, graças à natureza interdisciplinar dos temas ou brincadeiras, o que atende de forma adequada as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.por
dc.description.abstractThis work deals with activities of Mathematical Modeling in Mathematics Education developed in Early Childhood Education within the Basic Education. The guiding question of the research is: What apprenticeships can be identified from activities of Mathematical Modeling in Early Childhood Education? The general objective is to know aspects of Mathematical Modeling as teaching methodology in a Pre-I class (children from 4 to 5 years) of Early Childhood Education. Through the general objective, we delimited the specific ones: Evaluating, from the manifestations of the children, the different activities with Mathematical Modeling; Examining whether the learning through Mathematical Modeling occurs; Investigating, on the basis of data and observations in loco, the contributions and the challenges encountered in relation to the development of Mathematical Modeling in the Pre-I class. In this research we opted for a qualitative methodology, using as reference Bogdan and Biklen (1994), Gil (2002) and outlining the case study with Lüdke and André (1986) as references. In the methodological references referring to Mathematical Modeling used in the conception of Burak (1992, 2010, 2014), referring to Mathematics in Early Childhood Education was used Smole (2000), Lorenzato (2011), Kamii (2008). The data treatment follows the triangulation method, with the theoretical contribution Denzin and Lincoln (2006). The results were achieved through the analysis and interpretation of filming and reactions of the children in the development of activities. It can be considered that the Mathematical Modeling in Early Childhood Education makes possible the formation of concepts by the children, besides the mathematical concepts, since it develops notions, social and cultural concepts, favoring the construction of emotional intelligence by the child, thanks to the interdisciplinary nature of the themes or games, which adequately meets the Curricular Guidelines for Early Childhood Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-07T19:06:43Z No. of bitstreams: 1 PR CIBELLI BATISTA BELO.pdf: 1624680 bytes, checksum: de7c1b3852de0574a6a36cdd6053c090 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-07T19:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR CIBELLI BATISTA BELO.pdf: 1624680 bytes, checksum: de7c1b3852de0574a6a36cdd6053c090 (MD5) Previous issue date: 2016-12-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1661/Cibelli%20Batista%20Belo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagenspor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectapprenticeshipseng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectMathematical Modelingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇApor
dc.title.alternativeMathematical Modeling in Early Childhood Education: Contributions to the formation of the child.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cibelli Batista Belo.pdfCibelli Batista Belo2,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Cibelli Batista Belo.aviProduto Educacional - Cibelli Batista Belo86,16 MBUnknownBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.