Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/53
Tipo do documento: Dissertação
Título: OS FORMADORES DE OPINIÃO E O DISCURSO SOBRE A MANUALIZAÇÃO DA LÍNGUA
Título(s) alternativo(s): THE OPINION MAKERS AND THE DISURSE AOUT THE LANGUAGE MNUALIZAÇÃO
Autor: Salache, Loide Andréa 
Primeiro orientador: Venturini, Maria Cleci
Resumo: Os fundamentos teóricos que ancoram/sustentam esta investigação são os da Análise de Discurso, tal como foi introduzida por Michel Pêcheux, na década de 60, do século XX e estruturada no Brasil, por Eni Orlandi e pesquisadores que com ela trabalham. Nesse campo disciplinar, o discurso é o centro e só se torna material a partir de sujeitos interpelados pela ideologia e atravessados pelo inconsciente. Metodologicamente, não busca por conteúdos, mas pelo modo como determinados efeitos de sentidos se constituem. O objeto discursivo e os recortes realizados no corpus são determinantes para o direcionamento metodológico. Nessa investigação, o objeto de pesquisa é o discurso sobre a língua manualizada no/do politicamente correto, significada como mais uma ação coercitiva que busca o gerenciamento da língua. Três artigos "formadores de opinião", pertencentes a formações discursivas que se imbricam e ao mesmo tempo se diferenciam, pelas distintas posições-sujeito, estruturam o corpus. Os chamados, pelos autores do manual, de "formadores de opinião", respondem pela autoria das três materialidades recortadas e, a partir dessas materialidades, recortamos sequências discursivas (SD`s) a serem analisadas, com o objetivo de responder a seguinte questão de pesquisa: Como nos discursos sobre o manual constroem-se efeitos de evidências de que a língua é sempre heterogênea, apesar das práticas coercitivas? O objetivo geral em torno dessa questão é compreender o funcionamento discursivo da língua no manual, destacando os efeitos de sentidos que escapam ao seu gerenciamento e a sua uniformização, buscando identificar os discursos que sustentam essa prática. Esse objetivo geral desdobra-se nos objetivos específicos a seguir: 1) mapear ações governamentais que dão visibilidade ao Estado como Aparelho Repressivo (ARE) em relação às práticas linguajeiras; 2) identificar os procedimentos discursivos instauradores de evidências em torno do funcionamento da língua em sua heterogeneidade e as dificuldades de sua manualização; 3) destacar a concepção de língua em funcionamento nas materialidades recortadas a partir das posições-sujeito ocupadas pelos responsáveis pelos discursos sobre a língua manualizada, enfatizando as regularidades, as rupturas, as contradições e os discursos que sustentam/ancoram esse funcionamento. O trabalho estrutura-se em três capítulos que se articulam de modo a responder à questão proposta e atender aos objetivos deste trabalho. No primeiro capítulo, priorizamos aspectos de cunho histórico, buscando mapear práticas governamentais que tratam a língua coercitivamente e tentam gerenciá-la. Enfocamos o funcionamento do manual por meio de noções que o significam "como uniformização da língua". No segundo capítulo, empreendemos teorizações em torno do funcionamento da língua, a partir da concepção teórica da Análise de Discurso. O terceiro capítulo abarca as análises em torno das sequências discursivas recortadas das materialidades que estruturam o corpus. Enfatizamos a necessidade da retomada da questão central e do mapeamento das ações coercitivas em torno da língua, porque só assim é possível identificar os discursos que sustentam a atualidade deste discurso e o legitimam. A partir das questões de pesquisa e dos objetivos propostos pode-se concluir que, nesse manual, especificamente, o gerenciamento da língua instaurou, entre outros efeitos de sentidos, o de que, a uniformização da língua inscreve-se na ordem do impossível e a heterogeneidade constituise como um modo de resistir à coerção, à dominação. Os discursos que sustentam a tentativa de "gerenciamento" da língua advêm da história das civilizações, de lugares e tempos em que a língua funcionou como instrumento político de dominação, tornando visível e legítimo o poder institucionalizado.
Abstract: The theoretical foundations that anchor/support this research are those of discourse analysis, introduced by Michel Pecheux, in the 60s of XX century and structured in Brazil by Eni Orlandi and researchers who work with her. In this disciplinary field , the discourse is the center and only became the material of subjects interpellated by ideology and crossed by the unconscious. Methodologically, not searching for content, but for the way how certain effects are constituted. The discursive object and the cutouts made in the corpus are crucial for the methodological guidance. In this research, the research object is the discourse on language manualized in/of politically correct, meant as one more coercive action that seeks to manage the language. Three articles "opinion makers", belonging to discursive formations that overlap while they differ by the different subject-positions, structure the corpus. Those called by the manual authors of "opinion makers" respond by authory of the three materialities cut, and from those, we cut discursive sequences (SD) to be analyzed in order to answer the following research question: How in discourses about, the manual build up evidences that the language is always heterogeneous, despite the coercive practices? The overall goal around this issue is to understand the discursive function of language in manuals, highlighting the effects of senses beyond its management and its uniformity, seeking to identify the discourses that support this practice. This will encompass the following specific objectives: 1) mapping out government actions, which give visibility to the State Repressive Apparatus (SRA) in relation to language practices, 2) identify the discursive procedures, stablisher of evidence around the imposibility of the language functioning in its heterogeneity and its difficulties in manualisation, 3) highlight the conception of language functioning in materiality cut from the subject-positions occupied by those responsible for discourses about, on manualized language, emphasizing the regularities, the disruptions, the contradictions and discourses that support/anchor this operation. The work is divided into three chapters that are articulated in order to answer the proposed question and meet the objectives of this work. In the first chapter, we prioritized natural historical aspects, seeking to map out government practices that treat coercively the language, and try to manage it. We focus on the operation of the manual through notions that mean "how standardizing the language". In the second chapter, we undertook theories about the language functioning, from the theoretical conception of Discourse Analysis. The third chapter covers the analysis around the discursive sequences cut from the materiality that structure the corpus. We emphasize the need to reclaim the central issue and the mapping of enforcement actions around the language, because only then is it possible identify the discourses that sustain and legitimize this discourse today. Based on the research questions and the proposed objectives it can be concluded that, in this manual, specifically, the management of language introduced among other effects of senses, that the standardization of the language falls in the order of the impossible, and if it is persecuted, precludes the exercise of speech. This impossibility is constituted as a way to resist coercion, domination. The discourses that underpin the attempt to "manage" the language come from the civilizations history, places and times in which language functioned as a political instrument of coercion, making it visible and legitimate institutionalized power.
Palavras-chave: sujeito
língua
ideologia
cultura
determinação histórica
subject
language
ideology
culture
historical determination
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: SALACHE, Loide Andréa. OS FORMADORES DE OPINIÃO E O DISCURSO SOBRE A MANUALIZAÇÃO DA LÍNGUA. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/53
Data de defesa: 21-Mar-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR LOIDE ANDREA SALACHE.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.