???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/524
Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA): ESTUDO DE CASO DO PROJETO TECENDO REDES DE SABERES AMBIENTAIS DA UNICENTRO
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Santos, Anderson Rogério Miranda dos 
Primeiro orientador: Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
Resumo: A formação de Professores em Educação Ambiental (EA) tem sido um desafio nas licenciaturas e visa garantir o cumprimento dos princípios e objetivos da EA. Para isso, defendem-se a problematização da questão ambiental nas suas dimensões culturais, políticas, sociais, econômicas e ecológicas; A produção de conhecimento no, sobre e para o meio ambiente, e a ação-reflexão-ação como princípio da prática educativa. Nesta perspectiva, nesta pesquisa problematiza-se o projeto de formação de professores em EA "Tecendo Redes de Saberes Ambientais", desenvolvido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no município de Guarapuava-PR, no período de 2014. A pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições e os desafios da formação inicial e continuada de professores em EA, articulando a pesquisa com a interação universidade/escola. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, integrando três modalidades, observação participante, entrevista e analise documental. Os resultados apontaram as seguintes contribuições: EA contextualizada, ação processual, educação pela pesquisa, autonomia, materiais didáticos sobre a realidade local e retroalimentação entre universidade e escola. Entre os desafios: a interdisciplinaridade, o currículo fragmentado e as particularidades de cada instituição que precisam ser respeitadas em atividades conjuntas de EA.
Abstract: The Teacher Training in Environmental Education (EE) has been a challenge in undergraduate and aims to ensure compliance with principles and objectives of the EE. To do this, stand up to questioning the environmental issue in its cultural, political, social, economic and ecological; The production of knowledge On, in and about and for the environment, and the action-reflection-action as the main of educational practice. In this perspective, in this investigation problematiza-if project in EE "Weaving Networks Knowledge Environment", developed by the Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), in Guarapuava-PR, period of 2014. The research aimed to understand the contributions and challenges of initial and continuing training of teachers in environmental education, linking the research with interaction at university / school. Therefore, we adopted the qualitative research, integrating three modes, participant observation, interviews and documentary analysis. The results indicated the following contributions: EE contextualized, procedural action, education for research, autonomy, educational materials on the site and feedback reality between university and school. Among the challenges: interdisciplinarity, fragmented curriculum and the particularities of each institution must be respected in joint activities of EE.
Palavras-chave: Formação de professores em EA
Educação pela Pesquisa
Integração Universidade e Escola
Teacher training in EA
Education through research
Integration University and School
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado)
Citação: SANTOS, Anderson Rogério Miranda dos. não consta. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica da Paisagem e dos Espaços Rurais e Urbanos) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/524
Data de defesa: 7-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PR ANDERSON ROGERIO MIRANDA DOS SANTOS.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.