Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/457
Tipo do documento: Dissertação
Título: MAPEAMENTO DE ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA UTILIZANDO DGPS E IMAGEM DE SATÉLITE QUICKBIRD-2
Autor: Venancio, Diego Luis 
Primeiro orientador: Disperati, Attilio Antonio
Primeiro coorientador: Figueiredo Filho, Afonso
Resumo: O presente trabalho faz uso da tecnologia GPS nos modos diferencial (posicionamento relativo) e absoluto em uma área de Floresta Ombrófila Mista, visando o mapeamento das Araucárias (Araucaria angustifolia) que existem na área de estudos (Campus Universitário de Irati - UNICENTRO) no Estado do Paraná, Brasil. Complementarmente três interpretes delinearam visualmente as copas de araucária em uma imagem satelitária Quickbird colorido normal, fusionada e com resolução espacial de 61 cm, da área de estudos; os seus resultados são comparados com o mapa inicialmente elaborado. O trabalho apontou a presença de 264 Araucárias na área de estudos, sendo possível o posicionamento relativo em 141 casos com precisão variando de 6 a 84 cm, e o posicionamento absoluto, possível em todos os casos, apresentou variação de 5 a 14 m. O posicionamento relativo foi possível em 30% das Araucárias onde a declividade foi > 30% e em 57% dos casos em que a área basal foi > 16 m²/ha. As avaliações das interpretações evidenciaram a delimitação, em média, de 50% da área total de copas e foram identificadas, em média, 40% das Araucárias existentes na área de estudo. Pode-se concluir que o posicionamento relativo possui precisão suficiente para a localização das Araucárias, enquanto o posicionamento absoluto pode causar confusão devido ao baixo grau de precisão quanto ao posicionamento planimétrico. O posicionamento relativo foi influenciado pela declividade e área basal, principalmente em condições de elevada declividade e elevada área basal.
Palavras-chave: Interpretação visual
Floresta Ombrófila Mista
Quickbird
posicionamento geográfico
GNSS
Área(s) do CNPq: SILVICULTURA::FLORESTAMENTO E REFLORESTAMENTO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Florestais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (Mestrado)
Citação: VENANCIO, Diego Luis. MAPEAMENTO DE ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA UTILIZANDO DGPS E IMAGEM DE SATÉLITE QUICKBIRD-2. 2009. 80 f. Dissertação (Mestrado em Manejo Florestal) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/457
Data de defesa: 3-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Luis Venancio.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.