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Tipo do documento: Dissertação
Título: CONCEPÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA AGRINHO: DO CAMPO À CIDADE
Título(s) alternativo(s): Pedagogical political conception for teacher training Agrinho Program : From farm to city
Autor: Pereira, Veninha Bortoluzzi 
Primeiro orientador: Hidalgo, Angela Maria
Resumo: O objetivo deste trabalho é explicitar a concepção político-pedagógica do Programa Agrinho para a formação de professores, gestada pelo empresariado e ajustada ao processo educativo das Escolas Públicas do Estado do Paraná. A problemática centra-se no discurso da "responsabilidade social", que carrega em seu bojo o ideário da educação empresarial em ações pautadas nas "parcerias públicoprivado", amparadas no discurso da educação ambiental. Indicamos que a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP/PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR/PR), em parceria com o Governo do Estado do Paraná deste 1995, desenvolvem o Programa Agrinho junto as escolas públicas, utilizando-se das estratégias de distribuição de recursos materiais, econômicos e sociais. Implementa a formação de professores na concepção político pedagógica baseada nos PCNs, na interdisciplinaridade, nos temas transversais e na Pedagogia da Pesquisa. A metodologia adotada nesta pesquisa compreende análise documental e bibliográfica para evidenciar os aspectos históricos e as contradições através do Método Histórico Crítico Dialético. A análise dos documentos do Programa Agrinho nos remete a vislumbrar as categorias predominantes, das quais elegemos para este estudo: a formação humana, a empregabilidade, as habilidades e competências, o empreendedorismo, a sustentabilidade e a cidadania. As críticas levantadas procuram elucidar os determinantes sócio históricos da formação de professores que seguem o modelo formador neoliberal visando a adaptação do indivíduo às novas tecnologias e à flexibilidade do mundo globalizado. Na medida em que o Programa Agrinho adentra e interfere nas práticas e no currículo da escola pública, evidenciam-se as contradições que permeiam a relação público/privado. Demonstramos que o empresariado persegue seus objetivos no intuito de promover um projeto hegemônico de manutenção das estruturas exploratórias existentes. Ao contar com o consentimento do Estado, da Escola e dos Educadores, estes se constituem agentes disseminadores, enfraquecendo assim a perspectiva de uma educação voltada para a formação humana, crítica e emancipatória.
Abstract: The objective of this work is to explicit the political and pedagogical design of Agrinho Program for teacher training, fomented by the business and adjusted to the educational process of the Paraná State Public Schools. The issue focuses in the speech of "social responsibility", which carries within it the ideas of business education in actions based on "public-private partnerships", based on the perspective of education for environmental preservation. We note that the Federation of Agriculture of Paraná (FAEP/PR) and the National Training Service of Paraná State (SENAR/PR), in partnership with the Government of Paraná State, have been developing Agrinho Program at the public schools, since 1995, making use of strategies like distribution of materials, economic and social resources. Implements teacher training in political and pedagogical design based on PCNs interdisciplinary, the cross-cutting approach on themes and Research Pedagogy. The methodology adopted in this research consists of documentary and bibliographic analysis to point the historical aspects and contradictions through the Dialectical Historic Critical Method.The analysis of the Agrinho Program documents induce us glimpsing the predominant categories that were elected for this study: human development, employability, skills and competences, entrepreneurship, sustainability and citizenship. The criticisms raised attempt to clarify the determinants historical partner of teacher education following the training neoliberal model the individual`s adaptation to new technologies and flexibility of the globalized world.To the extent that the Agrinho Program enters and interferes in the practices and in the public school curriculum show up the contradictions that permeate the public / private relationship. We demonstrate that the business pursues its objectives in order to promote a hegemonic project of maintenance of existing exploratory structures. By relying on the State`s consent, and the School of Educators, these constitute disseminating agents, thus weakening the prospect of an education focused on human development, critical and emancipatory.
Palavras-chave: Programa Agrinho
Formação de Professores
Educação no Contexto Neoliberal
Agrinho Program
Teacher Education
Education on Neoliberal context
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: PEREIRA, Veninha Bortoluzzi. Pedagogical political conception for teacher training Agrinho Program : From farm to city. 2015. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/376
Data de defesa: 18-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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