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Tipo do documento: Dissertação
Título: ANÁLISE DA DINÂMICA DE AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NUM SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
Análise da dinâmica de avaliação e encaminhamentos de crianças com necessidades educacionais especiais num sistema municipal de ensino.
Autor: Semkiv, Silvia Iris Afonso Lopes 
Primeiro orientador: Oliveira, Jáima Pinheiro de
Resumo: O âmbito educacional sempre se embasou em procedimentos avaliativos em todas as modalidades e etapas de ensino. Esta pesquisa problematiza essa temática e reforça a necessidade de práticas de avaliação no contexto escolar, enquanto suporte para os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem, com um olhar voltado para a educação inclusiva. O presente trabalho teve por objetivo analisar a dinâmica de avaliação, diagnóstico e encaminhamento de crianças com necessidades educacionais especiais na rede municipal de ensino de uma cidade do interior do Estado do Paraná, sob a ótica dos profissionais envolvidos nesse processo. Os profissionais integrantes da equipe responsável pela referida avaliação, são: psicopedagoga, psicóloga, fonoaudióloga e pedagoga. Embasados numa abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com essa equipe e, posteriormente, trouxemos as falas transcritas em três categorias temáticas de análise, quais sejam: a) Critérios de avaliação das crianças; b) Concepções e instrumentos para o processo avaliativo; c) Implicações do processo de avaliação, além disso, realizamos uma coleta documental por meio de levantamentos sobre a implantação da modalidade de educação especial nesse município, buscando dados estatísticos de atendimento e avaliações realizadas nos últimos dez anos. Para essas análises, tivemos por base a pesquisa descritiva exploratória e os pressupostos da análise de conteúdo. Diante da metodologia proposta, os resultados mostraram que a implementação da educação especial neste cenário, teve início na década de oitenta, e, a partir de então foi se instaurando fortemente até abarcar todas as escolas do município. Com isso, as matrículas na modalidade de educação especial tiveram um significativo crescimento. Observou-se que o papel da avaliação psicoeducacional e os seus encaminhamentos são centrados no aluno avaliado e definidos pela equipe. Tal avaliação carrega consigo características clínicas, demonstrando concepções de categorização das deficiências e avaliação com fins de classificação e encaminhamento do aluno avaliado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). A falta de articulação da equipe durante o processo avaliativo foi um dos principais problemas expostos nos relatos dos profissionais. Notamos, também, a ausência de um plano educacional individualizado ao término das avaliações, o que reforça a ideia de inserção do aluno no AEE sem a proposição de uma intervenção pedagógica, diante dos resultados da avaliação. Concluímos que, todos os esforços são válidos diante da preocupação com a educação especial e com a inclusão. E, portanto, com a avaliação não é diferente, desde que ela possibilite condições de ensino e de aprendizagem que respeitem as necessidades de cada aluno, com ou sem deficiência. Para que mudanças significativas aconteçam nesse processo, é urgente uma mudança de conceitos diante da inclusão e da educação especial. Além disso, é urgente a ampliação das dimensões da avaliação e da ação pedagógica para as esferas envolvidas nos processos de ensino, desenvolvimento e aprendizagem dos sujeitos.
The educational context has supported itself on evaluation procedures from several types in all the stages of formal education. This research discusses this theme and reinforces the need for assessment practices in the school context, as a support for the processes of development, learning and teaching, approaching inclusive education as well. This study aimed to analyze the dynamics of assessment, diagnosis and guidance provided to children with special educational needs in municipal schools in a city in the state of Paraná, through the point of view of professionals involved in this process. The professional group of professionals responsible for this evaluation includ: psychopedagogist, psychologist, speech therapist and educator. Based on a qualitative approach, interviews were conducted with this team, and subsequently, transcribed and organized in three thematic categories of analysis, as the following: a) Criteria for assessment of children; b) Concepts and tools for the evaluation process; c) Implications of the evaluation process. In addition, we conducted a documentary collection through surveys on the implanting process of special education in this city, looking for statistics of attendance and evaluations conducted over the past ten years. For these analyzes, we relied upon the descriptive exploratory survey and assumptions of content analysis. Given the proposed methodology, the results showed that the implementation of special education in this scenario began in the eighties, and since then has been systematically applied to reach all the local schools. As a result, enrollment in special education increased significantly. It was observed that the role of psychoeducational assessment and their referrals are centered on student assessed and defined by team. Such evaluation carries clinical characteristics, demonstrating concepts of categorization and assessment of disabilities for purposes of classification and prescription of students to the Educational Service Specialist (ESA). The lack of articulation of the staff during the evaluation process was a major problem exposed the report of these professionals. It was also observed the absence of an individualized educational plan at the end of the evaluations, which reinforces the idea of inclusion of students in (ESA) without proposing an educational intervention on the evaluation results. We conclude that all efforts are worthwhile towards the concerns about special education and inclusion. And, therefore, the assessment is not different, since it enables conditions of teaching and learning that meet the needs of each student, with or without disabilities. In order to significant changes happen in this process significant changes in this process, it is essential that there be a change of concepts on inclusion and special education. In addition, there must be an expansion of the dimensions of assessment and pedagogical action on the spheres involved in teaching, learning and development of individuals.
Palavras-chave: Avaliação Psicopedagógica
Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Educação Inclusiva
Psychopedagogist
Special education
Educational Specialized care
Educational Service Specialist (ESA)
Inclusive Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: SEMKIV, Silvia Iris Afonso Lopes. Análise da dinâmica de avaliação e encaminhamentos de crianças com necessidades educacionais especiais num sistema municipal de ensino.. 2014. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/374
Data de defesa: 21-Nov-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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