Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIngles, Maria Amelia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796283487766112por
dc.contributor.advisor1Schneckenberg, Marisa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5981450525733302por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:28:06Z-
dc.date.available2016-06-03-
dc.date.issued2015-08-07-
dc.identifier.citationINGLES, Maria Amelia. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/ PORTUGUÊS DA UNICENTRO/IRATI. 2015. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/370-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve o objetivo de investigar a formação de professores do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati, com relação à inclusão em educação, tendo como referencial de análise e discussão a legislação oficial sobre inclusão, compreendida através do desenvolvimento dessas políticas e a orquestração da aplicabilidade dessas teorias inclusivas no projeto do referido curso. Baseada na perspectiva teórica das políticas públicas com perspectivas inclusivas que trata dentre outras, acerca da educação inclusiva, como sendo um direito humano inalienável, que proporciona aos cidadãos o conhecimento necessário para viver com dignidade, buscou-se um olhar por dentro da estrutura curricular do referido curso a fim de expor o processo de busca pela formação inclusiva desses futuros profissionais. Para nos guiarmos nesse objetivo, buscamos identificar as características do processo de implementação da legislação que preconiza a inclusão educacional no curso de formação de professores de Licenciatura em Letras/Português/UNICENTRO/Irati, bem como descrever o processo por meio da análise dos ementários das disciplinas e do projeto de curso, além de investigar a concepção dos acadêmicos e professores acerca da inclusão. A investigação fundamentou-se em SANTOS, 2003b; SANTOS & PAULINO, 2008; GLAT et al, 2006; MATTOS, 2006; SPALA, 2005; VIANNA, 2005; OGURA, 2002; PIETRO,2006; MANTOAN, 2006; BRASIL, 1998; GLAT, PLETSCH e FONTES, 2007, e na aplicação de técnicas e instrumentos de coleta de dados: análise documental, para a qual me propus analisar as ementas das disciplinas obrigatórias e optativas do curso. Na análise buscou-se observar se e como a inclusão, tal como definimos, é tratada durante a formação do licenciando; entrevista semiestruturada com os docentes e os acadêmicos do quarto ano, devidamente transcritas, onde buscamos analisar as possíveis implicações dessas concepções da inclusão em educação sobre a formação, tendo como referencial as políticas públicas inclusivas. Recorremos à Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) para tratamento dos dados, utilizou-se técnicas e instrumentos para a análise dos dados. Os resultados mostraram que, no que tange à inclusão em educação, a formação dos acadêmicos em Letras/Português apresenta-se em construção. A pesquisa mostra ainda que professores e acadêmicos reconhecem a falta de envolvimento dos sujeitos que habitam a instituição, mas apontam também para um desejo de maior comprometimento, de parte a parte. Considerar essas pessoas que constroem e reconstroem a cada dia a história e trajetória dessa instituição para que possam ser respeitados e valorizados, parece ser um passo importante a ser dado.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the formation of Portuguese Language Course teachers of the State University of the Midwest, Campus de Irati, with respect to the inclusion in education, and as a benchmark for analyzing and discussing the official legislation on inclusion, understood through the development of these policies and the orchestration of the applicability of these theories inclusive in that course design. Based on the theoretical perspective of public policies dealing with inclusive perspectives among others, about inclusive education, as an inalienable human right, which gives citizens the knowledge to live with dignity, he sought a look inside the curricular structure that course in order to expose the search process for inclusive education of future professionals. For we guide us in this goal, we seek to identify the characteristics of the process of implementing the legislation calls for the inclusion in educational training course for teachers of Arts Degree / Portuguese / UNICENTRO / Irati and describe the process by analyzing the menu of disciplines and course design, and to investigate the design of academics and teachers about inclusion. The research was based on SANTOS, 2003b; SANTOS & PAULINE, 2008; GLAT et al, 2006; Mattos, 2006; Spala, 2005; VIANNA, 2005; OGURA, 2002; PIETRO, 2006; MANTOAN, 2006; BRAZIL, 1998; GLAT, Pletsch and Sources, 2007 and the application of techniques and data collection instruments: document analysis, for which I set out to analyze the menus of compulsory and optional subjects of the course. The analysis sought to observe whether and how to include, as defined, is treated during the formation of licensing; semi-structured interviews with teachers and students of the fourth year, duly transcribed, where we analyze the possible implications of these conceptions of inclusion in education training, having as reference the inclusive public policies. We use the Content Analysis (Bardin, 1977) for processing the data, we used techniques and instruments for data analysis. The results showed that, with respect to the inclusion in education, training of academics in Letters / Portuguese presents under construction. Research also shows that teachers and academics recognize the lack of involvement of the subjects who inhabit the institution, but also point to a desire for greater commitment, from both sides. Consider these people who construct and reconstruct every day the history and trajectory of this institution in order to be respected and valued, it seems to be an important step to be taken.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR MARIA AMELIA INGLES.pdf: 2078385 bytes, checksum: 38a7f67d6a074f009fe6459a2548e140 (MD5) Previous issue date: 2015-08-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1183/PR%20MARIA%20AMELIA%20INGLES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão em educaçãopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPolíticas e práticas inclusivaspor
dc.subjectInclusion in Educationeng
dc.subjectteacher trainingeng
dc.subjectinclusive policies and practiceseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/ PORTUGUÊS DA UNICENTRO/IRATIpor
dc.title.alternativeInclusive education policies and teacher education for inclusion in the degree course in Letters / Portuguese / UNICENTRO.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR MARIA AMELIA INGLES.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.