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Tipo do documento: Dissertação
Título: O GÊNERO DE HISTÓRIAS E ATIVIDADES METATEXTUAIS COMO RECURSOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS ESCRITAS
Título(s) alternativo(s): The gender of stories and meta-textual activities as means for pedagogic practice on written narrative production.
Autor: Oleinik, Ana Paula Zaboroski 
Primeiro orientador: Oliveira, Jáima Pinheiro de
Resumo: A pesquisa verificou os efeitos de um programa de intervenção, com foco para a prática pedagógica, voltado para a exploração da consciência metatextual e a utilização do apoio pictográfico na produção de narrativas escritas dos alunos. Participaram duas professoras e 27 alunos do 4° ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas rurais municipais de uma cidade do interior do Estado do Paraná. A pesquisa colaborativa e propositiva foi composta por quatro etapas: investigação da prática pedagógica com o uso do gênero textual história e do esquema de narrativa escrita dos alunos; realização de encontros com as professoras para estudo do programa de intervenção; intervenção na prática pedagógica referente ao uso deste gênero textual e, investigação do esquema de narrativa escrita dos alunos e avaliação da prática proposta por meio do programa de intervenção. O programa foi conduzido pelas professoras e a sequência didática foi composta por cinco módulos, envolvendo duas atividades que foram desenvolvidas com toda a turma, semanalmente, na disciplina de Língua Portuguesa. Na atividade 1, foram utilizadas histórias tradicionais (contos) para identificação dos elementos da narrativa escrita em relação à estrutura e à organização do texto (consciência metatextual). Na atividade 2, foram utilizadas gravuras (apoio pictográfico) para a produção de narrativas escritas. Cada módulo englobou ambas as atividades. A análise de dados foi baseada na classificação das produções dos alunos, de acordo com os diferentes níveis de domínio da estrutura narrativa e dos elementos que compõem a história e, também, das entrevistas com as professoras que envolveram a análise de conteúdo por meio de categorias temáticas. O desempenho dos alunos nas narrativas escritas indicou que eles passaram de esquemas elementares 48%, nos quais havia predomínio de descrições de ações e eram classificados nas categorias I ou II, para um esquema completo e mais elaborado 77,77%, pertencente às categorias V ou VI, apresentando sequência adequada de todos os elementos constituintes do gênero história: cenário, tema, enredo e resolução. A prática pedagógica era voltada ao primeiro eixo do ensino da língua: o uso da linguagem. Após o desenvolvimento do programa, essa prática direcionou seu foco para o segundo eixo: reflexão sobre a língua e a linguagem. Concluímos que o programa de intervenção foi efetivo tanto para o desempenho dos alunos nas produções das narrativas escritas acerca dos aspectos macro e microlinguísticos do gênero textual história, quanto para a reflexão das professoras acerca de suas concepções e ações pedagógicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem do referido gênero textual. A instrução explícita demonstrou ser um dos fatores importantes para o desenvolvimento da consciência metatextual dos alunos e do domínio de seus esquemas narrativos. Chamamos a atenção para a necessidade de reflexão e mudança nas políticas públicas tanto da formação inicial quanto da formação continuada em serviço dos professores, especificamente dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sugerimos que pesquisas futuras desenvolvam programas de intervenção focando o processo de ensino dos demais gêneros textuais e, também, outros níveis da Educação Básica e, principalmente, da educação especial, realizando as adaptações de acordo com as especificidades da população e do gênero textual a ser trabalhado.
Abstract: The research verified the effects of an intervention program concentrated in the pedagogic practice regarding the meta-textual conscience study and the use of pictographic support on students` written narrative production. Two teachers and 27 students on fourth year in Elementary School in two country public schools from a countryside city in Paraná State took part of the research. The collaborative and propositional research was built by four steps: investigation of the pedagogical practice with the use of the story textual gender and of the students` written narrative schema; achievement of meetings with teachers to study the program of the intervention; intervention in pedagogic practice regarding the use of this textual gender and, investigation of the students` written narrative schema and evaluation of the practice proposal through the program of the intervention. The program was developed by both teachers and the didactic sequence was composed by five modules, surrounding weekly two activities were achieved by all students during Portuguese classes. Traditional stories (tales) on activities 1 were used to identify elements of the written narrative regarding structure and organization of the text (meta-textual conscience). Pictures (pictographic support) on activities 2 were used to the production of written narratives. Each module included both activities. Analysis of data was based on the students` production classification, according the different levels of the hold of narrative structure and some elements that composed the story and, also, of interview with teachers that included analysis of content through thematic categories. The students` performance on written narratives pointed that they changed the elemental schema 48%, where there was a preponderance in descriptions of actions classified into categories I and II, to a complete and more elaborated schema 77,77% belonging categories V or VI and presenting adequate sequence of all constituent elements of story gender: scenario, theme, storyline and resolution. The pedagogic practice was addressed to the first central point of the language teaching: its use. After the developing of the program this practice changed its focus to the second point: reflection about the language. We conclude that the intervention program was successful about the students` performance on written narrative productions concerning macro and micro-linguistic aspects and also was to the teachers` reflection about their conceptions and pedagogic actions used on the process of teaching and learning regarding the textual gender. The explicit education was one of the important elements to the students` meta-textual conscience development and the hold of their narrative schemas. We call attention to the necessity of reflection and change on public policies concerning initial and continued formation to teachers especially for first years of the Elementary School. We also call attention to the necessity to consider other levels on Basic Education mainly special one concreting to this special population the necessary adaptations of the resources used for us in this intervention program.
Palavras-chave: aprendizagem da escrita
meios de ensino
prática pedagógica
narração de histórias
Ensino Fundamental
assessoria às escolas
writing apprenticeship
methods of teaching
pedagogic practice
narration of stories
Elementary School
scholar advisory
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: OLEINIK, Ana Paula Zaboroski. O GÊNERO DE HISTÓRIAS E ATIVIDADES METATEXTUAIS COMO RECURSOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS ESCRITAS. 2014. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/365
Data de defesa: 21-Nov-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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